Quando sua empresa adota a gestão de leads, não é apenas o processo comercial que se torna mais produtivo e simples: os seus resultados também crescem! E no post de hoje separamos algumas dessas vantagens para empresas de telecom.
A evolução tecnológica e a automatização de processos fazem parte da rotina de qualquer empresa e disso não há dúvidas. Para uma empresa que atua no setor de telecomunicações e call center, essa máxima pode ser ainda mais importante. Afinal, sabemos que a demanda não é pequena e que nem todas as empresas têm uma boa credibilidade no mercado, o que pode trazer alguma vantagem natural para sua companhia diante da concorrência.
Mas com todas as organizações buscando se adequar ao melhor atendimento, contar com estratégias que te ajudem a estar sempre à frente das oportunidades é fundamental para ter sucesso. E a automação das vendas é um dos caminhos para incrementar seus resultados nessa direção.
Quando falamos em automação de vendas, é importante explicar que não se trata de ter uma venda sendo realizada sem a interação humana. Ao contrário! Na era atual, é justamente a humanização que consegue trazer mais resultados e fechamentos. A automação, neste caso, diz respeito ao fluxo do processo comercial em si, tornando cada etapa dinâmica, simples e eficiente, de forma que o seu time de vendas possa permanecer focada nas ações que realmente importam enquanto a máquina de vendas cumpre o papel de guiá-los para as melhores oportunidades.
Confira a seguir as principais vantagem de automatizar seu processo comercial e trabalhar estrategicamente com a gestão de leads:
Automação do processo comercial
Se a sua empresa realiza um bom trabalho de inbound marketing (e caso ainda não faça, não deixe de conferir este post aqui), certamente você já tem leads interessantes sendo atraídos para o seu funil de vendas e avançando através de cada etapa. Mas quando saber qual é o momento de interagir com o lead e fomentar a venda?
É nisso que a automação do processo comercial vai te ajudar. A partir de parâmetros básicos, você define quando é o momento de um vendedor entrar em contato com o lead e ativar uma negociação, começando pela própria distribuição de leads entre a equipe comercial. Até porque não há nada mais negativo do que deixar um lead sem resposta (você sabia que o tempo de atendimento pode ser um fator de sucesso para suas conversões?).
Além disso, ao contatar um Lead que ainda não está na fase de concretizar a compra, o vendedor pode estar perdendo um tempo precioso que poderia ser investido em um lead pronto para a decisão de compra. Logo, por meio da automação comercial e todas as informações sobre cada lead reunidas em um só lugar, eleva-se os níveis de escala e eficiência em cada contato e, consequentemente, a equipe precisa de menos esforço para fechar cada venda.
E ao longo de todo esse processo, a automação emite alertas que deixar o seu vendedor sempre atento às etapas seguintes, evitando atrasos no follow up e riscos de perder uma oportunidade por falta de retorno.
Isso sem contar que o processo comercial se torna mais claro, simples e de fácil compreensão para toda sua equipe.
Gestão de Leads
A automação comercial não se restringe apenas à atuação do seu time no processo comercial, não. A condução do lead e a gestão de todos os detalhes também é um dos pontos de vantagem de um processo comercial bem organizado e automatizado.
Aquele milhão de planilhas que você tinha antes para controlar cada informação da área comercial simplesmente desaparece e dá lugar à um sistema centralizado e integrado com todas as informações que você e sua equipe precisam ter em mãos. Desde a origem do lead até todos os detalhes em que ele interagiu ao longo da vivência comercial.
Com todas as informações centralizadas, sua equipe tem um poder de argumentação muito maior para enfrentar as objeções no momento da negociação, elevando o potencial de fechamento e o sucesso das conversões.
Aumento da conversão em vendas
E falando em conversões… Nada mais lindo do que ter mais conversões em menos tempo, não é mesmo? Pois essa é justamente mais uma das vantagens da automação comercial.
Quando o processo é manual, o grande número de atividade no dia a dia sempre pode acarretar atrasos e esquecimentos, é uma causa natural do que chamamos de “rotina”. Mas se você tem um processo automatizado de vendas, cada fase será encaminhada de forma mais natural e dinâmica, evitando os atrasos, ampliando seu poder de argumentação e, como resultado, aumentado a conversão em um ciclo de vendas reduzido.
Além disso, lembra que dissemos no primeiro item que a automação comercial torna a compreensão de todo processo mais fácil, simples e claro para toda equipe? Pois é, sabe qual a consequência direta disso? Aumento na produtividade! E esse aumento na produtividade impacta diretamente no volume de vendas, que pode aumentar quando seu time tem mais tempo para focar no fechamento das vendas do que em organizar as informações dos leads em controles paralelos.
Aumento de ROI e da lucratividade
Finalmente chegamos ao ponto que mais interessa a qualquer gestor: resultado financeiro. Afinal de contas, como todo o processo de automação comercial pode gerar impacto no caixa da empresa?
Simples. Se você tem seu time focado por mais tempo em fechamentos, elevando o volume de negociações, você tem uma margem de crescimento muito maior, o que já garante o aumento direto da receita. No entanto, a coisa fica mais interessante por outro motivo: a partir do momento em que você automatiza seu processo comercial e tem em mãos as informações sobre as origens dos seus melhores fechamentos, pode direcionar suas ações de marketing para as estratégias com melhor resultado, aumentando muito o ROI de suas campanhas e, como consequência, a lucratividade do seu negócio.
Aí ficou interessante, não é?
E como começar?
Contar com apoio da tecnologia é o primeiro passo para iniciar sua aventura pelo mundo da automação comercial. Um sistema de gestão de leads pode te ajudar a transformar a rotina comercial em uma dinâmica mais eficiente e completa, desde a recepção e distribuição dos leads até o fechamento das vendas.
Neste post separamos algumas dicas que podem te ajudar a transformar a gestão de leads no melhor aliado do seu call center. Vale a pena conferir também.