Adiantamos a nossa Black Friday 2020 para que você possa aproveitar melhor a sua! Preparamos algumas dicas eficientes para melhorar os seus resultados de vendas e kits de materiais especialmente criados para te ajudar. Confira!
A pandemia pegou muitos setores desprevenidos. Com o comércio fechando, além da crise econômica, muitas empresas se viram em situações delicadas no primeiro semestre de 2020. E, apesar de várias iniciativas, o prejuízo em vendas foi grande para algumas organizações.
Agora, com um cenário mais estável da doença e o reaquecimento da economia, é hora de preparar o time de vendas para a retomada. Com as vendas online em alta, é preciso preparar a equipe, fortalecer o mindset e fazer os resultados decolarem.
Assim, preparamos um conteúdo especial com dicas para arrasar nessa Black Friday 2020. Com boas práticas para a data, é hora da sua empresa planejar a data para reverter todo o prejuízo gerado nos primeiros meses do ano.
Estoque de produtos
Independente do ramo de atuação da sua empresa, seja vendendo produtos ou fornecendo serviços, é essencial estar preparado para atender a demanda que vai surgir na Black Friday 2020.
Assim, empresas focadas na venda de produtos precisam estar com o estoque adequado à data, visto que perder vendas por falta de itens não é uma boa ideia para esse ano. Mesmo que calcular a demanda não seja algo simples, é importante preparar a empresa para essa data especial.
E os fornecedores de serviço precisam tomar o mesmo cuidado, pois qualquer problema durante e após a venda pode colocar a reputação da empresa em jogo. Apesar da venda ser importante, é crucial lembrar que o cliente precisa ficar satisfeito após o fechamento do contrato.
Apesar de características diferentes entre a venda de produtos e serviços, os processos de ambos são iguais: anunciar com qualidade, fechar a venda e entregar o que o cliente realmente espera.
Negociação com fornecedores
Esse tópico diz mais respeito aos vendedores de produtos, que precisam de uma antecipação maior para a Black Friday 2020. Nesse ponto, a negociação com fornecedores é essencial para manter os estoques preparados para as demandas das vendas online.
Então, a integração do time de compras com o resto da empresa se faz obrigatória nessa hora. Para que os outros setores atinjam os objetivos estipulados para a Black Friday, o que inclui a área de vendas, é preciso ter produtos disponíveis para a data.
Desse modo, como a ideia é oferecer descontos atraentes para gerar novos negócios na Black Friday 2020, a área de compras precisa negociar preços mais acessíveis com fornecedores, o que é possível se a quantidade de produtos adquiridos for grande.
Preparação do site
A experiência de compra online também precisa receber bastante atenção durante a Black Friday 2020 — além dos dias normais, claro. De nada adianta fazer uma comunicação eficiente, dar descontos interessantes e impossibilitar que os negócios aconteçam.
Além de personalizar as páginas com o clima da Black Friday, é essencial pensar na estrutura e na usabilidade do processo de compra. Ajudar os prospects nessa hora vai facilitar bastante o trabalho dos vendedores e fazer os resultados decolarem.
Então, prepare seu site para a alta demanda da Black Friday 2020, tanto visualmente e em questões técnicas — como servidores, carrinho e listagem de produtos —, para fazer dessa data um momento de virada no ano difícil que a pandemia criou.
Investimento em marketing
Mais uma dica valiosa para otimizar os resultados na Black Friday 2020 é o investimento em marketing, que é um passo obrigatório para empresas que desejam extrair o máximo de uma das datas mais valiosas para gerar resultados.
E aqui temos um ponto importante: o trabalho da equipe de vendas e marketing precisa acontecer com harmonia, já que as duas equipes precisam trabalhar juntas para atingir as metas estabelecidas e responder toda a demanda da Black Friday.
Então, a integração dos departamentos é um excelente movimento para essa data. Na verdade, essa integração precisa acontecer em todos os momentos, mas se isso ainda não é realidade na sua organização, use a Black Friday 2020 para unir as equipes.
Feito isso, invista pesado em marketing, sempre passando a mensagem verdadeira sobre seus descontos, para atrair mais prospects e fechar muitos negócios.
Leia também: Vendas eficientes: como fazer mais com menos em tempos de recessão
Atendimento ao cliente
Como falamos anteriormente, a venda não se encerra na assinatura de contrato ou no pagamento de um produto/serviço. Vender algo é uma construção de relacionamento, o que envolve dar o devido atendimento no futuro para os clientes.
Assim, sua equipe de customer success precisa estar preparada para ajudar o time de vendas a fornecer o melhor atendimento para os possíveis casos que surgirão. Com uma demanda maior e mais vendas acontecendo, é normal que mais clientes precisem de orientação.
E esse também pode ser um bom movimento para melhorar a imagem da organização e fortalecer a marca. Apesar do atendimento, normalmente, partir de uma situação ruim, o modo que sua equipe de sucesso do cliente conduz uma conversa pode transformar um cliente insatisfeito em um verdadeiro fã da empresa.
Portanto, os atendentes precisam dar suporte para a equipe de vendas garantindo que qualquer chamado será atendido com qualidade e agilidade. Esse movimento pode fazer a diferença para o futuro da companhia, pode acreditar.
Gestão de leads
A última dica para melhorar as vendas na pandemia envolve uma gestão de leads eficiente e cirúrgica. Aqui, a dica é otimizar os resultados conduzindo um lead que se mostrou interessado até o fechamento do negócio de forma sutil e natural.
Assim, é preciso montar corretamente seu funil de vendas, identificando claramente quais são os estágios e os requisitos para um lead estar em determinada etapa. Fazendo isso, os vendedores terão mais condições de avançar um negócio para leads que estão mais próximos da compra, reduzindo esforços com contatos que se demonstraram mais frios.
E é exatamente esse ponto que vai fazer a diferença na Black Friday 2020: abrir caminho para os vendedores usarem sua técnica e talento para conquistar mais clientes e atender a demanda da data.
Leia também: 5 razões para continuar investindo em gestão de leads durante a crise
Adiantamos a nossa Black Friday 2020 para que a sua seja ainda mais lucrativa!
Para te ajudar na gestão de leads que, muitas vezes, não é uma tarefa tão simples, adiantamos a nossa Black Friday 2020 para que você possa se preparar corretamente para essa data tão especial — e tornar seu fim de ano mais lucrativo, claro.
São quatro materiais simples e práticos de verdade, pensados para que você possa tornar a ocasião mais produtiva e trazer resultados práticos para o seu negócio:
- Planejamento: nada de perder oportunidades por falta de organização! Neste material você encontra o apoio necessário para se planejar e saber exatamente como conduzir sua campanha;
- Cronograma de postagens: com o planejamento em mãos, saiba exatamente quando você deve agir na divulgação de sua campanha para que a estratégia não se perca;
- Pack de Imagens: mesmo que você não tenha um ponto de apoio interno para dar “cara” à sua campanha, a gente ajuda! Preparamos um pack de imagens focados na Black Friday para que você possa ter peças criativas na divulgação de sua campanha;
- e-Book de Atendimento: com tudo alinhadinho e pronto para a ação, seu atendimento online precisa estar impecável para que nenhuma oportunidade se perca. E neste ebook separamos tudo que você precisa saber para não perder nenhum lead.
Além disso, preparamos uma demonstração especial do Followize, para que você possa ver na prática como a gestão de leads é fácil e eficiente no sistema. Além de altamente especializado, o Followize conta com uma série de recursos para sua equipe de vendas ter o máximo desempenho na Black Friday 2020:
- Automação e distribuição de leads;
- Padronização do processo de gestão de contatos;
- Organização dos processos de follow-up;
- Emissão de relatórios, com dados gerados em tempo real;
- Análise do desempenho de mídia e ações de marketing digital;
- Acesso fácil e simplificado por meio da web.