Que tal conhecer 5 dicas para melhorar o faturamento no setor automotivo com a Black Friday 2020 e, assim, começar 2021 com o pé direito? Vem com a gente!
Quem disse que o setor automotivo não pode aproveitar a Black Friday 2020? Mesmo com bens de maior valor para o cliente final, as concessionárias podem e devem aproveitar a data para faturar mais.
No entanto, é imprescindível se preparar corretamente, visto que a Black Friday brasileira ainda é olhada com desconfiança, graças às más práticas de algumas empresas ano após ano. Mas isso não significa que você deve deixar a oportunidade passar.
Por isso, separamos 5 estratégias para a Black Friday 2020 ser um sucesso imenso. Confira as dicas, logo abaixo, e prepare sua equipe para essa data tão importante do calendário brasileiro. Boa leitura e boas vendas!
1. Aproveite a data para renovar o estoque
A Black Friday 2020 pode ser uma ótima oportunidade para renovar seu estoque de veículos, o que se alinha com a proposta original da data — renovar os produtos para as vendas de natal, seguindo a tradição americana.
Com isso, você pode aproveitar para girar o estoque rapidamente, fazer um bom caixa no processo e, de quebra, fidelizar novos clientes na sua empresa. Se agarrar a chance do modo correto, sua concessionária tem muita probabilidade de crescer com as promoções.
Então, prepare os veículos que estão parados, crie ofertas generosas — você vai precisar reduzir sua margem de lucro pra isso — e faça o estoque girar. Com a grande quantidade de vendas, 2021 já poderá começar com boas energias para o negócio.
2. Prepare o time de vendedores
Apesar de não ser a única equipe que precisa de preparo, as vendas de automóveis colocam os vendedores em muita evidência. Então, eles precisam estar alinhados com o propósito da Black Friday 2020 para vender acima da média tradicional.
Além de incentivá-los financeiramente, você precisa deixar claro que um atendimento diferenciado é essencial para aumentar as conversões. Na Black Friday as pessoas vão chegar mais preparadas para comprar, então é preciso atender a demanda corretamente.
Além dos atendimentos pré-vendas, as solicitações pós-vendas também devem ser excepcionalmente atendidas. Afinal, a recomendação de apenas um cliente satisfeito pode gerar alguns negócios extras no futuro.
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3. Aproveite novos meios para vender
Sua concessionária só vende no formato presencial? Então é hora de se modernizar e pensar em outras formas de negociar os automóveis. Atualmente, concessionárias online fazem bastante sucesso por oferecer mais praticidade no atendimento dos leads.
Outra vantagem da venda online é conseguir impactar os leads com um estoque muito maior do que o espaço físico da loja. Assim, com mais alternativas de escolha, as chances de um prospect realmente evoluir para uma compra aumentam bastante.
Por último, as estratégias de marketing digital também possibilitam que a persona ideal seja impactada com anúncios — por meio de um custo baixíssimo —, o que permite a maior otimização dos investimentos realizados.
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4. Ofereça benefícios irrecusáveis
IPVA pago, tanque cheio, documentação gratuita e pagamento flexível podem ser gatilhos importantes para fazer as conversões acontecerem, desde que sejam utilizadas corretamente e com total transparência.
E é justamente na Black Friday 2020 que você precisa de criatividade para montar pacotes de benefícios irrecusáveis para o lead. Mas, para isso, é preciso vontade e muito planejamento, visto que as vendas precisam beneficiar — e não atrapalhar — a empresa.
Então, pense nas possibilidades, faça contas e se permita ganhar menos em uma venda para ter mais negócios acontecendo com novas chances de fidelizar clientes. O futuro da sua empresa vai se beneficiar bastante disso.
5. Aposte na gestão de leads para vendas mais “fáceis”
Se a sua concessionária é realmente organizada, ela deve ter uma boa gestão de leads, certo? Atualmente, você deve ser capaz de identificar quais são os leads mais próximos de uma compra, bastando que o incentivo correto seja oferecido, correto?
Caso você tenha ficado ansioso com as questões acima, então é hora de fazer uma força tarefa para organizar seus leads. É por meio dessa organização que os negócios com mais potencial são identificados, o que vai direcionar os esforços de marketing e vendas.
Assim, após identificar as oportunidades, você vai precisar criar as estratégias de incentivo para um contato concretizar uma compra. Por mais que isso não seja fácil, é altamente viável — e lucrativo — apostar no gerenciamento de leads para a Black Friday 2020 — e depois dela, claro.
No entanto, se você já aposta em um software de gestão de leads para “organizar a casa”, então a sua concessionária já está em vantagem. A partir disso é planejar bem e executar com excelência para fazer os resultados decolarem.
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Aposte na Black Friday 2020 para faturar
A Black Friday 2020 está chegando e é hora de usar todas as estratégias para gerar novos negócios e aumentar a base de clientes. Para isso, as 5 sugestões que trouxemos ao longo do conteúdo são essenciais para bater metas e fechar o ano com chave de ouro.
Mas lembre-se que a base do seu planejamento deve ser a transparência. Faça promoções realmente vantajosas, que chamem a atenção, gerem leads e, da mesma maneira, que reforcem a sua marca.
São essas premissas que tornarão a Black Friday 2020 o ponto inicial para um 2021 com muito sucesso, metas atingidas e faturamento alto. Aproveite!
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