Muito antes de chegar à etapa de controle de um CRM, a gestão de lead depende de um elemento fundamental do marketing estratégico: o briefing. Entenda como esse material pode ajudar a ampliar seus negócios.
Se você tem uma empresa ou qualquer tipo de negócio, sabe melhor do que ninguém que seu principal objetivo será sempre um: vendas. Por mais que você tenha valores diferenciados e uma postura de atuação dinâmica e preocupada com o cliente, sabe que a sobrevivência do seu empreendimento depende essencialmente de um fluxo de caixa ativo, que mantenha o lucro entrando para que novos investimentos sejam realizados e, assim, o ciclo do crescimento siga seu caminho.
Por isso, quando muitas empresas contratam um serviço de marketing digital ou um profissional para executá-lo, colocam à mesa metas ousadas e desafiadoras que levam ao crescimento. Mas é neste momento que deve entrar em ação um documento essencial – e muitas vezes menosprezado – para o sucesso da operação como um todo: o briefing.
Conceituado como um roteiro para direcionar as ações de marketing e vendas da empresa, o objetivo do briefing é pontuar o escopo do projeto (objetivos, metas, investimento, cronograma) para que as iniciativas não se percam ao longo da jornada. E é aí que normalmente começa o problema. Se durante a fase de criação de uma campanha de marketing o briefing é o primeiro item trabalhado, quando é chegado o momento da gestão de leads, muitas vezes se torna um documento-guia esquecido ou, pior ainda, ganha uma nova versão de briefing totalmente desconectada ao documento original. E neste processo os objetivos e valores da empresa como um todo se perdem, criando um complexo labirinto de ações desconexas e confusas.
No fim das contas, o fluxo de toda sua campanha deve ser essencialmente um só e levar seu lead para um ponto de conversão determinante: a venda realizada.
É claro que ajustes e mudanças de escopo ao longo do projeto podem – e muitas vezes devem! – acontecer. Mas tudo deve ser registado no briefing para que seja possível realizar um acompanhamento efetivo das ações e para que as próximas fases ou etapas de campanhas e até mesmo dos processos de gestão de leads estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Além disso, outro ponto fundamental atribuído ao briefing é o alinhamento da equipe. Seja com um time interno ou com a contratação de agências, o briefing será o guia de apoio para que todos compreendam quais são os pontos que devem conquistar em qualquer ação de marketing. Do contrário, se cada um caminhar para um lado, seu investimento se tornará um custo e suas metas não serão atingidas.
O reflexo do briefing “meia boca”
Outra falha grave que muitas empresas enfrentam durante o processo de criação do briefing é a descrição “meia boca”. Um briefing incompleto pode abrir margem para uma série de complicações e dificuldades que certamente vão atrapalhar os resultados do projeto.
E é neste momento que normalmente acontece o erro mais grave quando o assunto é gestão de leads: as falhas na determinação do público alvo. Você precisa conhecer bem seu público, compreender seus hábitos,interesses e desejos para, então, saber como se conectar à ele.
Se você tiver em mente que suas ações de marketing digital são voltadas à conversão de leads em clientes desde o desenho inicial de seu briefing, fica muito mais simples elaborar as métricas e indicadores que permitirão acompanhar o sucesso efetivo de suas ações e gerar impactos mais relevantes e assertivos para o seu negócio, já que você não corre o risco de prospectar leads frios ou não aderentes ao seu perfil de atuação.
Mas por onde eu começo a montar meu briefing?
Nós vamos te ajudar!
Sabendo da importância do briefing para que todos os envolvidos com as campanhas e ações de marketing estratégico possam estar alinhados e em sintonia, preparamos um modelo que vai auxiliar a sua empresa a elaborar um documento simples, prático e eficiente com todas as informações necessárias.
Além de ser uma maneira de documentar o norte de suas iniciativas, de forma que os objetivos estejam sempre acessíveis e claros, organizar essa etapa fundamental de planejamento ainda vai ajudar no seu controle de resultados para saber se a gestão de leads está sendo impactada por um escopo assertivo ou se ajustes e mudanças poderão ampliar ainda mais suas conquistas.
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