Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Descubra como agendar uma visita comercial de maneira eficiente

como agendar uma visita comercial

Realize contatos de qualidade a partir de 9 dicas matadoras de como agendar uma visita comercial, que vão te aproximar do seu cliente e te deixar mais perto da venda.

O tempo está cada vez mais escasso para todo mundo.

Quem trabalha com vendas sabe como o dia passa rápido: a agenda de follow-ups, as tarefas rotineiras, as negociações difíceis, a necessidade de se manter atualizado às tendências do mercado e até as preocupações com o resultado fazem o expediente passar em um piscar de olhos.

Sabendo disso, é papel do vendedor espelhar essa realidade para os seus potenciais clientes, de modo a entender como respeitar o tempo que é tão precioso para o lead. O agendamento da visita comercial é, nesse contexto, um dos melhores momentos para se fazer uso dessa empatia.

Um bom vendedor precisa ser capaz de mostrar para o lead que aqueles minutos dedicados a conhecer o seu produto e ouvir sua proposta não serão em vão. Mas, mais do que isso, precisa conseguir entregar tudo aquilo que gerou de expectativa neste momento.

Afinal, a garantia da visita não significa que a venda está ganha. Nesse sentido, alguns passos também podem te deixar mais perto da conversão, tendo em vista que essa oportunidade pode ser a única para convencer o seu cliente em potencial.

Como agendar uma visita comercial em 9 passos

Seguindo algumas etapas você conseguirá agendar suas visitas com facilidade e quebrando as objeções do seu lead.

Confira 9 dicas para um agendamento de sucesso e como finalizar a venda de maneira eficiente:

1.   Separe o seu melhor tempo para realizar as abordagens

Sabe aquele horário em que você se sente mais produtivo e com mais energia? Separe esse momento para realizar as abordagens, principalmente quando elas são feitas por telefone.

O vendedor deve passar otimismo e entusiasmo. Quando estamos desanimados e cansados, fica mais difícil convencer alguém de que estamos apresentando a proposta ideal para ele.

2.   Se prepare da melhor maneira possível

Assim como os estágios de um funil de vendas requerem conhecimento sobre quem são os seus leads, na hora de entender como agendar uma visita comercial esse passo também é muito importante.

Obtenha o máximo de informações possíveis sobre o lead. Isso gerará conexão e transmitirá segurança ao cliente, pois você demonstrará que entende da necessidade específica dele.

3.   Realize um contato focado e sucinto

Como já falamos, o tempo é precioso. Realize um contato focado na sua proposta e em como ela pode ajudar o cliente.

Se a conversa estiver sendo realizada por telefone, seja o mais sucinto possível. No caso de um e-mail não se alongue, ninguém parará o seu trabalho para ler um textão.

4.   Apresente opções fechadas

Use a escassez ao seu favor, demonstre que você possui apenas alguns horários disponíveis.

Confira um exemplo de apresentação de uma opção de horários já fechados:

“Posso conversar com o senhor na terça-feira e possuo dois horários, às 10:40 e às 15:35, qual você prefere?”

5.   Proponha horários com minutos quebrados

Além de salientar que a sua visita será o mais breve possível, evitando tomar tempo desnecessário do cliente, outra estratégia pode garantir a interpretação de que você está realmente interessado em realizar uma conversa rápida.

Quando marcamos algo em um horário fechado, como 10:00 ou 10:30, a tendência é pensarmos que o compromisso se prolongará até um horário fechado também.

Dê preferência para horários que ocupem a segunda metade de uma hora e que sejam quebrados, como 10:35 e 10:40. A partir deles, o cliente irá imaginar que a visita irá durar até o próximo horário cheio, nesses casos às 11.

6.   Ofereça uma prova social

Para entender como agendar uma visita comercial, é necessário perceber que o processo de um venda tem ligação com a necessidade, ou seja, algo que você possui a solução e sabe que pode resolver um problema do cliente.

Além de saber disso, é importante apresentar uma prova social de que a sua solução potencializou e cumpriu sua promessa com outras pessoas.

Dados de satisfação ou alguma reportagem que mostra uma empresa grande do mercado utilizando o seu produto vão fazer a diferença no momento da decisão do agendamento.

7.   Coloque-se no lugar do cliente na hora da abordagem

Mesmo que você possua um script para as abordagens que visam um agendamento, lembre-se de que ele não precisa ser seguido à risca.

Conduza a conversa conforme as necessidades do cliente e para onde ele a está levando. Por exemplo, se o prospect possuir muitas objeções, dedique um tempo a respondê-las, não tente pular diretamente para o agendamento.

8.   Conte com um software de gestão de leads

Além de ter o conhecimento de como agendar uma visita comercial, se organizar também é fundamental na hora de definir quais são os clientes mais importantes, possuir todas as informações sobre ele de maneira acessível e saber qual o conhecimento ele já possui sobre o seu produto.

Para isso, contar com um software de gestão de leads é fundamental, a partir dele você terá seu tempo otimizado e poderá focar no seu trabalho de entrar em contato com clientes.

Depois do agendamento: se prepare para converter

Com a visita agendada, o seu foco deve ser em converter o cliente. Lembre-se de que essa pode ser uma chance única de oferecer e vender o seu produto para a empresa visitada.

Confira algumas dicas para confirmar a venda no dia agendado:

  • Cuide da sua apresentação:invista na sua imagem pessoal e na sua habilidade de comunicação, deixando o cliente a vontade;
  • Aplique os seus estudos sobre a empresa: demonstra novamente o seu conhecimento sobre a empresa visitada, a pessoa com quem você está conversando e as suas necessidades;
  • Seja realmente sucinto: não engane o seu cliente, cumpra a sua promessa e demonstre que a conversa será breve, a não ser que ele queira a estender.

Continue aprimorando o seu processo de vendas

Compreender como agendar uma visita comercial passa por qualidades pessoais que dependem da sua autonomia, para conseguir comprovar ao cliente que você possui a solução ideal para ele.

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