Não são apenas as vendas de novembro que podem gerar conversões com os leads captados durante a Black Friday. Utilizando a estratégia correta, os resultados podem se estender por muitos meses. E nós vamos te dar algumas dicas!
Chegou o mês mais esperado pelas equipes de vendas. Desde 2010 a Black Friday vem conquistando um índice de interesse a cada ano maior no Brasil. Como resultado, as ações em 2017 registraram um incremento de 14% nas vendas em relação a 2016, mesmo com todo cenário de instabilidade financeira do país. Isso representa uma movimentação de R$2,1 bilhão em vendas. Em 2015 esse valor foi de R$ 1,6 bilhão.
Motivos não faltam para aproveitar a oportunidade. Neste post trouxemos para você algumas importantes dicas para aproveitar a Black Friday como estratégia de aumento das vendas, e sempre vale relembrar o que deu certo.
Mas com a Black Friday, não são apenas as vendas de novembro que podem ampliar as oportunidades para as empresas. Você pode utilizar essa data estratégica do calendário para captar leads que geram conversão em vendas também no futuro!
Claro que somar esforços e aproveitar a técnica de escassez e imediatismo podem ser alternativas fundamentais para dar aquele up nas metas anuais de vendas. Mas não é preciso se limitar ao dia D para conquistar bons resultados.
A seguir vamos mostrar algumas estratégias e alternativas para estender sua conversão de leads captados durante a Black Friday por ainda mais tempo. Fique ligado!
Estimule o fechamento baseado na data
Os dias que antecedem e se seguem após a sexta-feira emblemática para o varejo são sempre propícios para bons negócios. E a regra básico começa com transparência: nada de tudo pela metade do dobro. Seja realista e ofereça vantagens verdadeiras que façam sentido para o seu público consumidor (e veja essas dicas aqui!).
Então você pode começar até mesmo alguns dias antes a aproveitar a oportunidade com práticas de persuasão ativas, um bom atendimento e ofertas convidativas.
O dia D deve ser promissor e é preciso estar preparado! Quando se trata de vendas online, garanta que seu servidor vai dar conta da demanda e evite caos ou oportunidades perdidas com sites e lojas fora do ar. E não se esqueça de desenhar um processo de compras simples e efetivo para facilitar a conversão.
Nos dias seguintes à Black Friday você ainda pode aproveitar o caldinho final de novembro para continuar operando com base na mesma estratégia, abusando da escassez como fator de atração. É o momento de ganhar o coração dos consumidores atrasadinhos que perderam as promoções, se arrependeram e só precisam de uma única chance de fazer negócios para recuperar sua oportunidade de uma boa compra. Então por que lhes negar isso se você também só tem a ganhar? Aproveite!
Valorize as festividades de final de ano
A Black Friday passou e você ficou com um banco valioso de contatos em mãos. No entanto, Dezembro está aí e vem acompanhado de natal, réveillon, confraternizações, amigos-secretos, 13º salário, férias e diversas modalidades comemorativas para você abocanhar o público e continuar elevando suas conversões.
Então não perca tempo! Assim que a Black Friday passar, continue estimulando os leads que você registrou e ainda não converteram em vendas para que continuem sua jornada pelo pipeline, amadureçam e gerem conversões antes da virada do ano para superar as metas previstas.
Trace argumentos que tenham afinidade com seu tipo de negócio e crie apelos de atração e conversão infalíveis com base nas comemorações de fim de ano.
Renove as oportunidades com a virada do ano
Outra estratégia que pode ajudar é aproveitar a mudança de ano para criar novos argumentos de venda com o público. Enquanto algumas empresas têm perfil para usar e abusar das liquidações de Janeiro, outras podem usar como abordagem a estratégia de renovação e início de novos ciclos.
O fato é que a simples mudança de ano cria um estímulo natural de renovação no público consumidor, e com a estratégia correta de acordo com o perfil de cada negócio ele pode facilmente ser encantado para gerar uma nova conversão em sua base.
Além de ser uma maneira positiva de aproveitar a base de leads coletada durante a Black Friday, essa ação ainda gera uma alavanca de início de ano para começar o novo ciclo com as vendas em alta, funcionando como um impulsionador de negócios em um período que normalmente tem como característica as baixas nas vendas.
Mantenha seus leads ativos e bem nutridos
Depois de captar os leads durante a Black Friday, independente das ações que sua equipe realizar para estimular novas conversões, é sempre importante continuar nutrindo sua base e manter os contatos ativos para proporcionar outras conversões no longo prazo, de acordo com o processo de amadurecimento de cada lead até a decisão de compra.
Por essa razão é essencial manter o controle de seus leads e um histórico de acompanhamento e atendimento de cada um deles. Uma ferramenta de gestão de leads pode ser o melhor caminho de sustentação nessa estratégia, promovendo a automatização dos processos comerciais e um atendimento sempre ágil e eficiente ao público. Isso porque um sistema de gestão de leads permite a distribuição automática dos leads entre seus vendedores e ainda facilita o envio de alertas sempre que for necessária a ação de algum vendedor para continuidade do processo de vendas.
Com uma estratégia completa e bem definida, a sua Black Friday pode ter um raio de resultados ainda mais significativo, por maior tempo e garantia de conversões duradouras a partir da base conquistada com a ação sazonal. O que você está esperando para começar?
Se quiser entender melhor como um sistema de gestão de leads pode te ajudar a potencializar esses resultados, veja uma demonstração:
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