Reunimos uma coleção de dados do mercado de saúde e beleza que mostram por que investir em gestão de leads pode ser o motor que falta para sua empresa aproveitar todas as boas oportunidades do setor e ainda como fazer sua estratégia funcionar.
A busca por um estilo de vida mais saudável e os já conhecidos problemas do Brasil com os serviços de saúde pública vem transformando os hábitos de consumo dos brasileiros neste setor.
Por isso não é nenhum contrassenso dizer que a cada dia aumenta mais o número de pessoas em busca de academias, clínicas e planos de saúde com atendimento eficiente e de qualidade.
O primeiro ponto em questão dispensa muitas explicações: a saúde pública está longe de entregar o básico para o brasileiro. Não à toa, em dez anos o número de usuários com planos de saúde no modelo de coparticipação triplicou, passando de 8,3 milhões em 2007 para 24,7 milhões neste ano.
Paralelamente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, os dados mostram que o número de pessoas que praticam atividade física aumentou e a quantidade de fumantes caiu.
O cenário mudou para melhor, em especial para aqueles que têm plano de saúde. A pesquisa revela que, entre 2008 e 2016, o número de pessoas sedentárias caiu de 19% para 14%. Nesses oito anos, a quantidade de fumantes também foi reduzida, de 12% para 7%. Já o número de pessoas que comem frutas e verduras aumentou de 27% para 30%. Porém, mesmo com esse cenário positivo, a obesidade ainda cresce no país (foi de 12% para 17%) e pode levar a outras doenças, como diabetes e hipertensão.
Embora a maioria dos brasileiros se esforce para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricialmente ricos, boa parte dessa mudança está diretamente relacionada a outro fator de impacto na mudança de comportamento da população: a busca por maiores cuidados com o corpo e a aparência.
O Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking dos países que investem em academias, e é o maior no setor na América Latina. Está entre os 18 países com maior número de academias por habitante, de acordo com a pesquisa Global Report 2015, realizada pelo IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association).
De acordo com a divulgação da Associação Brasileira de Academias (Acad), são 33.157 academias em todo o Brasil, com cerca de 8 milhões de alunos. Esse volume movimenta aproximadamente US$ 2,5 bilhões.
Combinado com a prática de exercícios está o crescimento constante por busca de estéticas. De acordo com o Sebrae, o setor de salões de beleza e clínicas de estética atingiu o número recorde de meio milhão de estabelecimentos e estima-se uma alta de 10% no faturamento até o final de 2019, com cifras ultrapassando R$ 107 bilhões.
Um estudo realizado pelo SPC Brasil mostra ainda que, mesmo em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e bem-estar.
A parte mais interessante em todo esse contexto, no entanto, está em como os brasileiros buscam as informações para adotar novos hábitos.
De acordo com um levantamento inédito realizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) revelou que em 2010, a maior parte dos entrevistados (40%) se informava pela televisão sobre melhores hábitos alimentares, 19% buscavam a internet e 20% consultavam médicos ou nutricionistas.
No ano passado, a internet se tornou a principal fonte de informações, com 40% da participação, a televisão caiu para 24% e médicos e nutricionistas responderam por 18%.
Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, voltado à pesquisa e estratégia, a influência das informações obtidas na internet e redes sociais é uma tendência clara. “Em ambiente de mensagens, as receitas só perdem para correntes religiosas”, disse ele.
Some-se a isso o gigantesco ganho de espaço dos influenciadores digitais e o impacto das redes sociais no dia a dia do público e pronto: aí está a nova receita de sucesso para empresas do setor de saúde e bem-estar que desejam se destacar no mercado.
Com tantas buscas acontecendo, só não conquista novos clientes quem ainda não estiver preparado para aproveitar as tendências. A sua empresa está preparada?
A seguir listamos cinco dicas essenciais que podem ajudar sua clínica, academia, hospital ou qualquer negócio que você tenha no setor de saúde a gerar mais leads e convertê-los em oportunidades de vendas. Espia!
Marque presença na web
Estar presente na internet não é só ter um site e pronto. É importante entender que no atual modelo de consumo do público, levar informações e conhecimento relevantes é o primeiro passo para criar conexão e despertar a atração de leads até o seu negócio.
Agregando conteúdos leves, porém relevantes para os pacientes, você fortalece a sua marca e mantém a imagem da sua clínica viva na lembrança das pessoas.
Você deve buscar gerar autoridade e confiança para que o público coloque sua clínica como prioridade entre suas opções de escolha.
E estar onde o seu lead está é o primeiro passo para isso. Seja em redes sociais ou sites e blogs nos quais o seu público-alvo dedica mais atenção, usar esses canais para criar uma rede de comunicação eficiente o fará sempre ter sua empresa como referência de informações para o setor.
Tenha um bom processo de nutrição de leads
Você fez um bom trabalho, conseguiu impactar seu lead pela primeira vez e isso é excelente! Mas acaba aí?
Como você pretende se tornar uma autoridade no assunto ou setor se não gerar uma continuidade nesse relacionamento?
Busque promover em seus leads o desejo de continuar sendo munido de informações por você. Para isso você pode usar a seu favor as estratégias de inbound marketing como uma estratégia relevante e eficiente de atuação.
Crie uma sistemática eficiente de atendimento
Agora que você conseguiu criar conexão e frequência em seu relacionamento com o lead, em algum momento você vai chegar naquele ponto mais desejado no seu negócio: gerar uma oportunidade. E não dá para marcar bobeira quando isso acontece!
Por isso, o primeiro passo para tornar o seu atendimento eficiente e gerar resultados positivos é ter um processo comercial muito bem definido e automatizado para que a distribuição de leads seja o primeiro ponto favorável ao seu motor de vendas. Com uma distribuição ágil e atendimento eficiente, só perde negócio quem der muita mancada.
Controle todos os leads para não perder oportunidades
Nesse processo de atração e geração de leads que abordamos até agora, você certamente começará a colecionar informações sobre seus contatos. E cada uma delas é extremamente valiosa para o seu time comercial, que pode transformar os menores detalhes em argumentos de venda matadores para combater as objeções.
Por isso, ter todas as informações sobre os contatos, históricos, interesses e qualquer dado sobre seu lead reunidos em um mesmo lugar é um dos grandes segredos para potencializar suas conversões. Se você trabalha com planilhas e tem um time comercial com mais de uma pessoa, isso já pode ser um fator de risco negativo para centralizar os dados e fazer um bom atendimento.
Mas a boa notícia é que existe um jeito muito fácil, simples e econômico de resolver isso, evitando que a sua equipe dispenda um enorme tempo (e dinheiro) com retrabalhos, falta de dados ou informações cruzadas que podem atrapalhar a negociação. Quer saber qual é esse jeito? Então se liga no próximo tópico…
Use a tecnologia a seu favor
Não foi só a busca por soluções e serviços de saúde e bem-estar através da internet que a tecnologia ajudou a promover.
As técnicas e metodologias de vendas também evoluíram e trouxeram para os empreendedores uma das ferramentas mais valiosas para a geração de novos negócios nos tempos atuais: a gestão de leads.
Um bom sistema de gestão de leads não apenas permite que você automatize todo seu processo comercial e aumente a produtividade de sua equipe quanto ainda possibilita reunir todos os dados e históricos dos seus leads em um só lugar. Assim, sempre que um novo lead cai em sua teia, o software faz uma distribuição imediata entre sua equipe para que o atendimento aconteça o mais rápido possível.
E o responsável comercial ainda pode acompanhar cada etapa do processo e registrar o detalhamento de toda a negociação, enquanto você acompanha em um dashboard online (em qualquer lugar e a qualquer momento, sempre em tempo real), todos os dados do seu negócio, sabendo exatamente quais foram as vendas realizadas até o momento e as previsões de fechamento que já estão na base.