Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Descubra como aumentar a satisfação do cliente e ganhe consumidores fiéis

como-aumentar-a-satisfação-do-cliente

Você se importa com o que o consumidor pensa sobre a sua empresa ou produto? Esse é um dado muito importante que pode representar o sucesso do seu negócio. Conheça 9 dicas práticas que vão tornar consumidores fãs da sua solução.

O cliente tem sempre a razão. Você com certeza já ouviu essa frase, porém, para entender como aumentar a satisfação do cliente não é necessário somente dar a ele o que ele quer, mas também criar uma base para que ele se sinta satisfeito, ao se comunicar com a sua empresa e utilizar o seu produto.

Uma pesquisa recente mostrou que 54,5% dos lojistas nunca realizaram um teste de usabilidade em seu e-commerce. Ou seja, não sabem se o desempenho do site na tela do computador ou no celular é realmente satisfatório e agradável para o consumidor.

Além de desenvolver um produto que solucione uma dor do cliente, é necessário também administrar esses consumidores, fazendo com que eles lembrem da sua empresa como um negócio que os valoriza e oferece uma boa experiência. Confira como aumentar a satisfação do cliente a partir de 9 dicas práticas. Boa leitura!

Como aumentar a satisfação do cliente em 9 passos

1.   Conheça o seu cliente

O primeiro passo para compreender como aumentar a satisfação do cliente e colocar metodologias em prática é conhecer muito bem o seu consumidor.

Pesquisas que definem a persona do seu negócio e as principais dores do seu cliente ideal facilitam a comunicação. É através do conhecimento sobre a clientela que você definirá o tom de voz utilizado em sua primeira comunicação, tanto em uma ligação ou um e-mail quanto em uma peça publicitária.

As informações sobre o consumidor também podem ser administradas de forma individualizada, definindo quais são as prioridades do cliente, com qual recorrência ele realiza compras, sua data de aniversário e demais dados pessoais que possam ser utilizados em comunicações futuras.

2.   Foque em um bom atendimento

Parece simples, mas muitas empresas acabam não dando atenção para esse ponto. O atendimento é a primeira impressão que um consumidor tem do seu negócio. Ele deve estar focado na escuta e na quebra de objeções que possam aparecer.

A linguagem utilizada pelo profissional responsável pelo atendimento também é um diferencial, assim como sua apresentação em caso de encontros presenciais.

3.   Entre em contato por canais onde ele se sente à vontade

O conhecimento sobre o cliente aliado ao bom entendimento é responsável por realizar uma abordagem respeitosa e que deixa o cliente à vontade. Diferentes meios podem ser utilizados no momento da comunicação, esteja preparado para falar com o cliente onde ele preferir.

Algumas pessoas acabam não abrindo tanto seus e-mails, outras não veem problema em serem contatadas em seu WhatsApp. A função do vendedor nessa etapa é tornar a venda um processo natural e satisfazer o cliente conforme sua vontade.

É importante evitar contatos que fujam do horário comercial e insistir em tentativas de comunicações repetitivas quando não há resposta.

4.   Valorize o tempo do cliente

Demonstre que você se preocupa com o tempo do cliente e valorize a atenção que eles disponibilizam para você. Passe a sua mensagem da forma mais eficaz possível, sem tentar esconder a proposta ou contar longas histórias.

Saber como aumentar a satisfação do cliente passa por entender que a valorização do consumidor é maior que o seu produto, afinal se ele decidir não comprar a sua solução não servirá de muita coisa.

5.   Ofereça soluções

Quebre objeções, além de estudar sobre o cliente, estude muito bem sobre sua empresa e seus produtos. Além de apresentar soluções condizentes com as necessidades do cliente, esteja pronto para negociar e moldar sua oferta conforme a realidade do consumidor.

6.   Solicite feedbacks

Solicite feedbacks para os clientes que já firmaram negócio ou até mesmo para os que declinaram suas propostas. A partir dessas respostas você terá maior clareza sobre como aumentar a satisfação do cliente a partir de suas próprias experiências.

7.   Possua estratégias de pós-vendas

Não abandone o seu cliente depois da venda. Além de solicitar o feedback continue a comunicação apresentando novidades que possam interessá-lo. Uma excelente forma de manter um contato esporádico e através do envio de e-mails semanais.

Você pode incluir em alguns desses e-mails descontos exclusivos para o cliente, que conversem com suas necessidades e mantenham sua satisfação em alta.

8.   Foque na experiência do usuário

No começo do artigo falamos sobre o teste de usabilidade. Essa prática tem relação com a experiência do usuário, que faz parte do entendimento de como aumentar a satisfação do cliente.

Se você possui um site, aplicativo ou um sistema onde os clientes realizam compras e usam a sua solução, é fundamental facilitar a vida deles através de interfaces amigáveis e intuitivas.

9.   Invista em tecnologia

Por fim, invista em tecnologia para gerenciar os seus clientes da melhor forma. Manter os dados dos consumidores atualizados em simples planilhas pode ser uma tarefa difícil e que vai custar o seu tempo.

Por conta disso, contar com um software de gerenciamento de clientes é fundamental para você organizar os seus clientes, suas informações e saber quando e como realizar uma abordagem, aumentando a taxa de conversão dos seus contatos.

Continue aprimorando sua relação com os clientes

Entender como aumentar a satisfação do cliente e aplicar as técnicas listadas é um trabalho contínuo e de muita escuta ativa da visão dos consumidores sobre a sua empresa. Com o tempo, a satisfação gerada pelo bom atendimento se converterá em clientes fiéis e prontos para espalhar a mensagem da sua marca.

Continue o seu caminho no atendimento e no suporte de qualidade para os clientes, confira outros artigos que vão fazer do seu negócio referência na comunicação com os consumidores:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Siga a Followize