As seguradoras conseguiram vencer a crise e ficaram acima da inflação em 2016. Agora é o ano da retomada e, com muitas oportunidades à vista, as mais preparadas podem sair na frente! Saiba como a gestão de leads pode ajudar sua seguradora a crescer!
Mesmo com a crise que assolou o mercado nacional no último ano e números ainda tímidos quando comparados ao crescimento registrado em 2012, por exemplo (quando registrou uma variação de 18,3%), o setor de seguros conseguiu encerrar 2016 acima do previsto com uma taxa de 11,6% de acordo com o CNseg, encerrando o período com uma arrecadação de R$ 365 bilhões. Apesar do segmento de ramos elementares ter sido especialmente afetado, outros setores como o seguro de pessoas – que envolvem saúde e previdência privada – compensaram o a queda, mantendo os números (e a resiliência) das seguradoras acima da inflação.
Parece positivo para as empresas do setor diante de todo o cenário enfrentado, não é mesmo? E para 2017 as expectativas começam a ficar ainda melhores. A expansão deve ser motivada sobretudo pelo surgimento de novos produtos e a aguardada recuperação da economia brasileira. Dentre as possibilidades de inovação está a criação de seguros de auto popular, voltada ao público que não tem perfil consumir de seguro atualmente. Essa estratégia pode trazer um crescimento de até 30% da frota segurada.
Outras modalidades que podem surgir são os produtos que combinam seguro de vida e acumulação de capital, além ainda do crescimento do seguro patrimonial, residencial e empresarial para pequenas e médias empresas. Sem falar ainda nas privatizações, que podem movimentar o mercado das seguradoras de acordo com as ações que serão tomadas ao longo do ano.
Ou seja, o que não faltam são oportunidades para que as seguradoras aproveitem o momento para crescer! E se considerarmos que a primeira fonte de pesquisa na busca por um plano de seguro é a internet, o universo digital abre uma infinidade de cenários possíveis para que as empresas aproveitem os leads e transformem oportunidades em vendas.
E no post de hoje vamos te mostrar como a gestão de leads pode te ajudar nessa missão!
Saiba vender seu produto
O primeiro passo para conquistar um lead quando o consumidor faz uma busca sobre seguros na internet é ter informação suficiente para que ele não fique confuso, mas nada em excesso ou complicado para que ele não desista da leitura. Então invista em um site visualmente atrativo e que tenha conteúdo para apoiar seu público.
Uma boa dica é trabalhar, por exemplos, landing pages para os produtos que você deseja alavancar. Além de conseguir trazer mais foco ao tipo de seguro oferecido, você ainda consegue ter um conteúdo mais direcionado e encadeado para o que o público, evitando que ele se perca no meio das informações.
CTAs devem ser seu novo melhor amigo
E se você já tem uma landing page caprichada, não pode esquecer do principal: espalhar CTAs matadores de vendas! Mostre quais são os diferenciais do seu produto e ofereça uma forma de contato ou mais informações para que o público deixe um contato e você possa acioná-lo, dando continuidade ao interesse por meio de ações mais consultivas do que incisivas.
Mas não esqueça nunca, amais, em tempo algum, do poderoso CTA.
Faça quantos follow ups forem necessários
Sabe quando você entra em contato com um lead e ele responde que já contratou um seguro? Está aí uma boa oportunidade para saber quando esse seguro vence para que você possa agendar um novo contato em breve e, quem sabe, conquista-lo no ato da renovação. Com o follow up essa manobra fica muito mais simples e você ainda consegue monitorar se o lead está ou não satisfeito com o seguro atual para saber que diferenciais do seu produto podem te ajudar a ter um argumento de venda mais enfático e forte.
Além disso, é preciso sempre lembrar que 80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato com o lead. Então a persistência é fundamental!
Controle o histórico de seus leads
Controlar o histórico do seu contato com o lead é uma ação importante para criar um rico banco de dados a seu favor. Assim como no caso do segurado que já tem um contrato ativo e você pode retomar no futuro, saber quais são as necessidades e expectativas do público, bem como seu perfil, são pontos que podem apoiar seu discurso e ajudar na condução da venda consultiva.
Então não tenha pressa em vender seu produto no primeiro contato. Aproveite essa ponte para entender quem é seu lead, estuda-lo e traçar a estratégia certa para uma venda assertiva. E conte com o histórico para construir esse cenário ao longo da jornada.
Conte com um software de gestão de leads
A principal missão de uma equipe de vendas é simples: vender! Se o seu time tiver que se preocupar em controlar cada novo lead que entra em planilhas ou controles paralelos, é bem possível que passem mais tempo organizando informações do que realizando vendas.
Por isso, contar com um software de gestão de leads para apoiá-los nessa missão é um investimento que rapidamente se converterá em resultado. Além de auxiliar no cadastro e controle das informações, um sistema de gestão de leads pode ainda ajudar sua seguradora com alertas para novos leads, ações, follow ups e relatórios de vendas que tornarão sua gestão muito mais simples e eficiente.
Conheça a Followize e saiba como um software de gestão de leads pode ajudar sua seguradora na prática: