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Como criar um planejamento de marketing digital: 7 etapas para o sucesso

Saber como criar um planejamento de marketing digital é essencial para o sucesso da empresa em curto, médio e longo prazo. Seja durante um período de crise ou onde os negócios vão bem, é essencial manter o marketing ativo e otimizado.

E sem estratégia as coisas não acontecem. Mesmo que seja só sobre marketing digital, tudo está envolvido: financeiro, comercial, RH. Todas as ações impactam a empresa inteira. Portanto, é preciso olhar com carinho para essa importante área.

Quer conhecer como criar um planejamento de marketing digital em 7 etapas? Então continue lendo para conhecer as dicas e aplicá-las na sua empresa. Boa leitura!

 

Por que investir em marketing digital?

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet, o ano de 2016 apresentou que 54% dos domicílios do País (36,7 milhões de lares) tinham alguma conexão à Internet. Outro estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses. 

 As empresas que querem conquistar mais clientes e fãs, a presença online é praticamente obrigatória. Tudo precisa começar com um bom planejamento e com estratégias que realmente façam a diferença nos negócios.

 Portanto, veja abaixo alguns pilares para que você aprenda como criar um planejamento de marketing digital que realmente funciona:

 

1- Traçar um objetivo

Qual é a meta da empresa? Vender mais? Ter clientes fiéis? Construir branding e obter prestígio na mídia? Para cada objetivo, existe um processo e várias etapas a serem cumpridas. Inicialmente dê foco em apenas uma meta, para depois ir estruturando a empresa e fazendo o mesmo com cada variável.

Essa é a primeira e importante regra do processo de como criar um planejamento de marketing digital eficaz.

 

2- Entender onde a empresa está 

Saber exatamente em qual cenário a empresa está inserida é primordial. Analise o mercado, a  economia, as tendências de consumo, o comportamento e universo da marca. Essa ação vai te ajudar no processo de como criar um planejamento de marketing digital, conforme estamos vendo aqui.

E isso é importante para saber em qual direção sua empresa poderá ir. O marketing digital é uma ferramenta muito poderosa, desde que utilizada com sabedoria e inteligência. Portanto, prepare sua área antes de investir pra valer.

 

3- Saber quem é a concorrência

Fazer um benchmarking de produtos, serviços e presença digital de seus concorrentes é o terceiro passo neste planejamento. Aqui é a hora de estudar muito bem quem é o seu oponente nos negócios, principalmente o que ele tem de pontos fortes e fracos.

Para isso, existem várias ferramentas gratuitas e pagas que podem te ajudar a “espiar” a concorrência.

O SEMRush, por exemplo, vai permitir que você entenda a maturidade da otimização SEO dos concorrentes. Já o SimilarWeb vai dar uma visão sobre tráfego, canais e dados mais genéricos dos concorrentes.

Assim, procure saber onde está sua concorrência para aproveitar as brechas e se posicionar corretamente no mercado.

 

4- Compreender o público

Este é um dos pilares mais importantes. É preciso compreender quem são os consumidores, como eles interagem com a marca e quais são os canais utilizados por eles. 

Quanto eles consomem? Uma vez por semana? Por mês? Que tipo de pessoa é? O que gosta de fazer? Quais são as características principais do produto ou serviço que a fazem comprar? Faça uma lista de perguntas e responda com base em pesquisas, não em achismos.

 

5- Definir a estratégia

Na etapa da estratégia é a hora de definir qual o rumo que o planejamento irá tomar: que tipo de conteúdo será realizado? Quais plataformas serão usadas para interagir com os clientes? Facebook? Blog? Terá anúncios no site? É neste momento de escolher como tudo ganhará forma e de pesquisar o que será mais assertivo em todo o marketing.

No processo de como criar um planejamento de marketing digital você terá, basicamente, duas fases: a definição do que e de como será feito. No primeiro caso, o planejamento em si, você está aprendendo passo a passo nesse conteúdo. Já o segundo caso, ação que envolve ferramentas, plataformas e até a comunicação, é feita de forma mais profunda durante a criação do plano estratégico de marketing.

 

6- Colocar o plano de ação em prática

Esta é a hora de “arregaçar as mangas” e detalhar as táticas para executar as estratégias. É importante que em cada ação deve constar o que será feito, por quê, onde, quando, por quem, como, quanto custará e o mais importante: os Indicadores de Performance (KPI), para realmente saber se as ações estão dando resultados.

Lembre-se: medir resultados é essencial para entender o que está funcionando — ou não. É com base nessa informação que você poderá iterar sobre seus processos de marketing para evoluir, cada vez mais, a conquista por excelentes resultados.

 

7- Estipular o cronograma

Para ficar mais fácil, definir qual será o cronograma das ações torna o acompanhamento mais assertivo. Antigamente as empresas faziam o cronograma anual, com todos os departamentos. No caso do marketing digital, as coisas mudam muito rápido, por isso é importante mensurar os resultados constantemente para não deixar os investimentos se perderem.

Então, aprenda como criar um planejamento de marketing digital rapidamente, mas também tenha em mente que é preciso evoluí-lo com a mesma velocidade. No mundo digital, quem aprende rápido, normalmente, conquista os melhores resultados.

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