Explore as melhores técnicas de abordagem criativa via WhatsApp e amplie as chances de fechar uma venda
Se você tivesse apenas uma chance para conquistar a atenção do seu cliente via WhatsApp diante de uma infinidade de distrações, excesso de informações, notificações de aplicativos, qual estratégia usaria? Pois é exatamente isso que acontece. Em 99% das vezes, você tem uma única oportunidade para encantar e atrair clientes e iniciar uma conversa.
Esta é uma questão tão determinante para o sucesso ou fracasso no processo de vendas que virou o tema do nosso artigo “Como garantir uma abordagem de sucesso e atrair clientes no WhatsApp”. A seguir, você encontrará tipos de abordagem para fugir dos clichês que espantam qualquer pessoa e como evitar os erros mais comuns.
Comece bem e não faça mais do mesmo!
Lembrete: ao longo do material falaremos sobre o uso do WhatsApp profissional (WhatsApp Business) na abordagem de vendas, ok? Nada de usar o número pessoal para realizar as atividades de negociação, muito menos compartilhar momentos com a família ou em festas particulares no status. Não confunda a informalidade em uma conversa no WhatsApp para negociação com inconveniência, afinal, ele é Business.
Como você já sabe, o WhatsApp Business traz recursos como respostas automáticas que podem ser muito úteis quando bem utilizadas, possibilidade do cadastro de horário de funcionamento e aplicação de etiquetas para organização das conversas, classificando, por exemplo, em qual etapa de venda o lead se encontra.
Outro ponto a ser destacado é o tratamento dos dados deste lead que será abordado. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige muita cautela neste momento para que sua empresa se mantenha em conformidade com as determinações da lei.
Bom, sabemos o poder que o WhatsApp, as redes sociais e o e-mail possuem em uma abordagem de vendas, mas o excesso de informações sem direcionamento que chega através desses meios pode arruinar qualquer script. Ninguém quer ser mais um na multidão.
Antes de ser um vendedor, pense como um cliente e em quantas vezes os chavões de atração foram utilizados e geraram uma conversão. Certamente o índice é baixo ou quase zero. Considere a frase de Bill Gates que destacamos como um direcionamento para toda a equipe de vendas a partir de agora: “Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”.
Concentrar os esforços para criar uma abordagem única ao cliente é necessário, pois o cliente tem em mãos o poder de ignorar por um tempo as mensagens ou mesmo bloquear o contato. Isso é muito comum, por isso o radar da equipe de vendas deve se manter ajustado para perceber os perfis comportamentais, emoções e reações mesmo sem o olho no olho. É um desafio, mas é o que diferencia um atendimento humanizado.
O que não fazer ou dizer ao seu cliente no WhatsApp
Visando otimizar as oportunidades de vendas para os leads que entram na base da empresa ou mesmo para cativar aqueles cuja negociação está em andamento, a criatividade é essencial, mas alguns cuidados precisam de sua atenção.
- Evite escrever muuuito, pois além de causar uma primeira impressão negativa, pode sanar qualquer dúvida do cliente. Ao invés de iniciar uma conversa em que haja sinergia, o texto longo afasta o interesse. A recomendação também serve para áudios muito longos.
- Não dispare muitas mensagens na sequência ao lead. Condense em um bloco de texto o objetivo da abordagem para que ele não receba tantas notificações de uma mesma conversa que acabou de começar.
- Use emojis e figurinhas com moderação. Mesmo que o perfil do seu cliente tenha essa abertura, aprenda a dosar e limite as carinhas que façam sentido à conversa.
- Não insista ao ser ignorado. Levar adiante uma conversa em que apenas você participa gera uma impressão ainda mais negativa da empresa. Bola para frente.
Você tem mais alguma dica sobre qual abordagem via WhatsApp gera um ponto negativo à equipe de vendas? Compartilhe conosco nos comentários e siga para a leitura das formas criativas para atrair clientes via WhatsApp.
Atrair clientes de forma criativa no WhatsApp
Elencamos algumas formas de abordar o lead para iniciar uma conversa ou mesmo para manter o lead aquecido de acordo com a etapa de vendas. Confira ideias e frases que trarão resultado:
Ofereça um conteúdo direcionado ao cliente
Não precisa de bola de cristal, basta configurar uma lista de transmissão com clientes que estejam na mesma etapa de vendas ou possuam o mesmo interesse e oferecer um material de apoio. Mostrar que você está antenado e preocupado com as necessidades do lead costuma tornar a relação mais próxima.
Olá!
Fiquei sabendo recentemente o quanto a notícia XYZ impactou seu segmento. Segundo dados, mais de XX% empresas foram afetadas. Diante deste cenário, pensei como poderia contribuir para reverter a situação indesejada.
Juntos podemos encontrar uma solução. Qual melhor dia e horário para uma ligação?
Ou então a opção de disponibilizar um material rico desenvolvido pelo marketing da empresa, seja ebook, infográfico ou vídeo:
Olá!
Nosso time de marketing não para. Sempre de olho no que impacta o mercado, trouxemos um material exclusivo para os clientes do seu segmento. Nele você encontrará a resposta para (quase) todas as suas perguntas relacionadas ao problema X.
Qual a melhor maneira para que eu te envie este conteúdo em primeira mão?
De olho no calendário com criatividade
Sabemos que o uso de gatilhos de urgência, escassez, prova social, autoridade, entre outros fazem muito sentido, mas que tal sugerir à equipe comercial que alie os gatilhos às datas comemorativas ou dias diferenciados, como, por exemplo, Dia do Café. Pois é, 14 de abril é o Dia do Café e o lead pode ser convidado para um café para iniciar uma conversa ou fechar negócio, quem sabe. Com o retorno das ações presenciais, é uma maneira deliciosa de aproximar o contato.
Olá! Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?
Nosso café foi eleito o melhor da vizinhança. Pois é, pois é, pois é.
Ok, a eleição foi informal, mas podemos afirmar que o time é exigente.
E como 14 de abril é o Dia do Café, queremos convidá-lo para visitar nossa unidade XYZ durante toda a semana, ouvir sua opinião sobre a bebida e conferir de pertinho nossa linha de produtos XYZ que está com valores diferenciados.
Vou confirmar sua presença. Diz que simmm?
Ou ainda brincar com dias recorrentes da semana, como a eterna contagem regressiva até a sexta-feira para apresentar uma novidade:
Calma, já é quase sexta-feira!
Falta pouco para o #sextou tão esperado, mas antes de encerrar a semana preciso te contar que temos novidades vindo por aí. Vamos bater um papo rápido sobre isso?
Bônus: frases criativas para aumentar seu poder de persuasão no WhatsApp!
Sim, deixamos este conteúdo ainda melhor com algumas frases que fazem a diferença em uma negociação:
Mostre sua autoridade:
- Está comprovado: esta é a melhor opção disponível no mercado.
Coloque-se no lugar do cliente:
- Entendemos sua dor e nosso produto ou serviço é ideal para resolver o problema que você acabou de descrever.
Você não precisa saber tudo sempre:
- Vou verificar agora com nossos especialistas esta informação que você solicitou.
Mantenha-se à disposição:
- Posso auxiliar em mais alguma questão além do que conversamos?
Esteja aberto ao aprendizado e transmita segurança:
- Se enfrentar qualquer problema, nos informe para solucionar o mais rápido possível.
Curtiu as ideias as dicas para atrair clientes? Você vai curtir ainda mais a solução da Followize: CRM integrado ao WhatsApp. Através do WhatsToFollow, uma extensão para gestão de leads integrada ao WhatsApp Web, o processo de venda se torna muito mais rápido, simples e ainda mais eficiente. A ferramenta elimina o gerenciamento de leads e atividades comerciais através de planilhas. Agora não tem desculpa para o seu time de vendas perder nenhum lead, pois a tecnologia está a um clique.
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