Mais do que elaborar metas desafiadoras, é preciso garantir que todas elas serão cumpridas. Para isso, tenha em mãos as ferramentas e estratégias que vão auxiliar diretamente na execução de todo o trabalho.
“Adeus metas velhas, feliz metas novas…” Se esse já é o clima na empresa agora no começo de ano, que tal arregaçar as mangas para começar a tirar do papel a estratégia de vendas já traçada para o ano de 2020?
Afinal, quando há muito o que fazer, os dias passam rápido demais e é preciso agir quanto antes. E nesse contexto, para otimizar o tempo, nada como contar com ferramentas capazes de aumentar a eficácia das ações a serem tomadas – algumas delas são mencionadas a seguir.
Feedback, programas de incentivo, Gestão de Leads e atendimento, veja as sugestões que vão ajudar você a cumprir as promessas de ano novo e alcançar grandes resultados em 2020.
Desenvolva a cultura do feedback
Uma das definições de feedback é a seguinte: “O feedback é o retorno construtivo sobre o desempenho”. Ou seja, por meio dessa ferramenta de gestão, os colaboradores têm a chance de saber exatamente como estão se saindo e o que eles devem melhorar.
Mas para isso funcionar de verdade, é preciso que eles recebam pareceres construtivos, detalhados e com sugestões de caminhos para alcançar melhorias – e o gestor precisa se comprometer em fornecer todo o necessário para isso.
O feedback não deve ser uma ferramenta unilateral, ele deve ser trabalhado a quatro mãos.
Para ilustrar melhor, veja o seguinte exemplo:
Pedro trabalha como desenvolvedor de software em uma empresa de tecnologia e foi chamado pelo seu chefe para receber o seu primeiro feedback. Durante a conversa, seu chefe mencionou vários pontos – tanto pontos positivos quanto alguns que precisam de melhoria – sobre o seu desempenho.
Ao final da conversa, o chefe de Pedro disse que o desenvolvedor deveria estar com o nível de inglês suficiente para conversação no próximo semestre. Para que isso fosse possível, a empresa se comprometeu a pagar um curso de idiomas cuja mensalidade seja de até R$500.
Consegue perceber como nesse caso, a empresa está apontando uma melhoria e se comprometendo a ajudar o funcionário a alcançá-la? Esse é um bom exemplo de feedback eficaz. E quando essa ferramenta é bem utilizada, a produtividade, bem como o nível de desempenho do time, aumenta. Com isso, alcançar os resultados passa a ser menos desafiador.
Crie programas de incentivo
Como as pessoas essenciais por trazer os resultados da empresa estão sendo tratadas?
Saiba que não adianta esperar grandes conquistas no final do ano, sem que haja um bom trabalho de motivação de equipes. E uma sugestão é criar programas de incentivo.
É possível trabalhar esses programas de diversas formas, e oferecer prêmios individuais ou para o grupo. Você pode oferecer prêmios em dinheiro, mas também é possível fugir do óbvio e usar a criatividade.
Já imaginou em um ano de olimpíadas oferecer ingressos para que o colaborador vá assistir à abertura dos jogos com um acompanhante? Ou aproveitar o mês de férias escolares para premiar os funcionários que têm filhos com uma viagem aos parques da Disney, em Orlando?
Essas são, certamente, premiações com grande potencial para motivar a equipe a correr atrás dos resultados, além de criar uma competição saudável dentro da empresa.
Vale lembrar que apesar desses exemplos, é possível oferecer prêmios interessantes por menor que seja a sua empresa. Dá uma olhada:
● Folgas;
● Ingressos para parques de diversões próximos;
● Ingressos para o cinema e teatro;
● Vale presente de restaurantes;
● Cestas de chocolate ou outro tipo de presente.
Use a criatividade!
Invista em atendimento
Em um mercado cada vez mais competitivo, saiba que há casos em que o atendimento eficiente é critério de desempate na tomada de decisão do consumidor. Por isso, a próxima sugestão de medida efetiva para colocar a sua estratégia de vendas em prática e tirá-la do papel em 2020 é investir em melhorias no atendimento ao cliente.
Não sabe como fazer isso? Veja:
● Chats de atendimento: em um mundo cada vez mais imediatista, não dá para esperar que o consumidor fique mais de 5 minutos esperando uma resposta da empresa. Para agilizar cada vez mais o atendimento, existem ferramentas conhecidas como chats de atendimento, que servem para fazer uma abordagem inicial do visitante do seu site. Alguns dos softwares mais conhecidos são: Jivochat, Zendesk e Omnize.
● Capacitação dos colaboradores: apostar em capacitação e treinamento constantes, a fim de atualizar as equipes com as melhores práticas de atendimento ao cliente, é essencial.
● Conscientização: todos os colaboradores devem saber o quanto o atendimento é importante para o alcance dos resultados. Portanto, o trabalho de conscientização a respeito disso deve ser constante e fazer parte da cultura da empresa.
Conte com uma ferramenta de gestão de leads
Falando em cumprir as metas da estratégia de vendas e ideias para promover a motivação das equipes, investir em soluções capazes de melhorar a captação de leads e aumentar o número de conversões é o que você precisa para realizar as promessas de ano novo da empresa. Afinal, a tecnologia está aí para ser utilizada a seu favor.
Você sabe para que serve a Gestão de Leads?
Um software de Gestão de Leads (como o Followize) serve para ajudar o time a atrair melhores oportunidades de negócio, além de organizar todas as informações sobre cada um dos leads cadastrados para facilitar e diminuir o intervalo até a conversão.
Veja alguns dos principais benefícios dessa ferramenta para a estratégia de vendas:
Facilita a tomada de decisões: a empresa criou uma ação de marketing digital para dar um gás nas vendas no início do ano? Com a ferramenta de Gestão de Leads é possível analisar e modificar a campanha antes do seu fim, por meio do acompanhamento de desempenho na aquisição de leads. Essa tomada de decisões rápida é interessante sobretudo para empresas que possuem um orçamento de marketing mais enxuto, o que exige otimização de cada centavo gasto.
Possibilita a análise do histórico: para criar uma boa estratégia de vendas é fundamental que a empresa conheça muito bem o seu histórico. Por meio de uma ferramenta de Gestão de Leads, o acesso a esse histórico é fácil e rápido.
Facilita o follow up: um dos segredos das conversões é cultivar o relacionamento com o lead. E para evitar que oportunidades de negócio sejam perdidas pela falta de nutrição dos leads é preciso trabalhar muito bem o follow up. Por isso, a ferramenta de Gestão de Leads permite que a equipe crie alertas e defina todo o planejamento de nutrição em um único lugar.
Possibilita o acesso a informações a qualquer momento: além dessas e outras funções, é possível acompanhar tudo a qualquer momento, de onde você estiver – sem burocracia ou dificuldades
E aí, quais dessas sugestões você vai colocar em prática aí na empresa a partir de hoje para transformar a estratégia de vendas em realidade, em vez de deixar só na promessa? Boas vendas!