Não existe nada pior do que perder um lead quando ele já está na boca do gol. Mas nós vamos te ajudar a não deixar mais isso acontecer! Saiba no post de hoje quais são os fatores fundamentais para não perder o momento certo de uma venda.
Existem dois lances no futebol que são capazes de frustrar profundamente um jogador e a torcida: mandar a bola para fora bem na boca do gol ou tentar fazer aquele gol de meio de campo que não tinha nenhuma chance de dar certo só para tentar antecipar uma vitória forçada.
No mundo das vendas é a mesma coisa. Não existe pior sentimento para um vendedor do que perder um lead que já estava quase fechando bem na etapa final da conversão. E pior, muitas vezes sem entender por que. Ou então afastar um lead potencial por fazer muita pressão no momento errado, quando ele ainda não estava preparado para a decisão de compras.
Quando o assunto é gestão de vendas, saber o momento certo de dar a cartada final é fundamental. E em momento de crise torna-se ainda mais importante trabalhar essa habilidade para não perder boas oportunidades, sobretudo quando o mercado começa seu momento de recuperação.
Então se você busca maneiras de se destacar e não perder mais nenhuma venda, se liga nessas dicas e trabalhe com sua equipe o melhor momento para o fechamento e conversão de suas oportunidades 😉
Estabeleça um relacionamento antes de querer fechar qualquer negócio
Não adianta querer fazer contato e já fechar uma venda. O princípio básico de qualquer acordo comercial começa com relacionamento, confiança e bom atendimento. A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer uma conexão com seu lead, entender suas necessidades e trazer possíveis soluções até que ele reconheça que tem um problema e que você pode ajudá-lo.
Observe os sinais do lead
Já diz o princípio do bom vendedor: ouvir é muito mais importante do que falar. Quando você presta mais atenção no seu lead ao invés de querer apenas chamar a atenção dele é possível notar sinais que podem te ajudar na condução de todo processo comercial. Anseios, medos, vontades, desejos e dicas valiosas surgem quando você simplesmente se dedica a ouvir e entender seu lead.
E se esse contato for virtual, o comportamento dele em cada clique também pode falar muito mais do que você imagina. Essa sensibilidade é vital na gestão de vendas para garantir o sucesso de suas conversões.
Identifique o termômetro do lead
Não tente fechar uma venda se o seu lead não estiver pronto para a decisão de compra. Esse ato pode custar uma conversão a menos em seu portfólio. Trabalhe o lead até que ele esteja pronto e maduro para querer realizar a compra. Mas para isso é importante jamais abandonar o processo comercial ou ignorar seu lead! Lembre-se que a agilidade e atenção são o
mandamento número 01 da gestão de leads!
mandamento número 01 da gestão de leads!
Muitos vendedores só se interessam por leads quentes e ignoram os contatos frios. Esse erro pode ser butral e baixar sua taxa de conversões absurdamente. Você sabia que 48% dos vendedores não fazem follow up? Imagine quantas oportunidades você pode ganhar se agir de modo diferente da concorrência e do padrão de mercado!
Tente praticar a regra do 7 em 7 (seu lead deve ver sua marca sete vezes ao longo de sete dias) e não o deixe sem sinal de vida por mais de 72 horas.
Chame o cliente para o fechamento
Seja o ativador da conversão. Não espere que seu lead te procure para se tornar um cliente. É seu papel ajuda-lo a passar pelo processo de compra e facilitar o máximo possível essa etapa para ele.
Depois de ter prestado atenção aos sinais durante o relacionamento com o lead, você saberá exatamente quais argumentos podem ser vitais para o fechamento. Então é hora de coloca-los em prática! Mostre as vantagens e benefícios que ele terá de modo específico par ao negócio dele, facilite condições de pagamento e crie um cenário de possibilidades para o retorno do investimento.
Automatize o processo comercial
Para garantir que nenhuma oportunidade será perdida, tenha sempre em sua equipe ferramentas que facilitem a gestão de vendas. Contar com um bom CRM para vendas pode ser uma alternativa de apoio para o sucesso.
Além de manter o controle de todas as informações sobre seu lead, você pode programar alertas que serão enviados para a equipe de vendas sempre que for o momento de entrar em contato ou acionar um lead dentro do processo de gestão de vendas. Com isso, seu timing fica perfeito e você aumenta suas conversões com base em ações focadas e diretas.
Além disso, sua equipe ganha mais tempo para focar nos clientes e realizar práticas de inbound sales para aumentar as oportunidades no pipeline e, consequentemente, gerar mais conversões.
Você pode conhecer o Followize e até mesmo realizar um teste gratuito para entender melhor como funciona esse processo e sentir na prática os resultados que a ferramenta pode proporcionar ao seu negócio.
Não espere soluções milagrosas. Busque os seus resultados!
Muitas vezes ao implementar essas práticas algumas equipes acreditam que é a fórmula mágica para o sucesso e esperam que os resultados caiam do céu. Mas nada vai acontecer se você não agir!
Em um ano como 2016, por exemplo, em que as projeções ainda continuam baixas e alguns setores estimam fechar em queda, a Grand Brasil conseguiu reverter as previsões de redução do mercado das concessionárias, que eram de 30 a 40% menores nas vendas, para um crescimento de 55% em vendas
O segredo para enfrentar períodos difíceis nas vendas está na gestão. Com o acompanhamento diário e semanal sobre o desempenho de sua equipe e do mercado o gestor de vendas pode acompanhar tendências e implementar ações rápidas para reverter os resultados de possíveis quedas ou estagnação.
Com Followize você também consegue acompanhar todos os resultados de forma prática, rápida e atualizada, trazendo mais flexibilidade e imediatismo para a tomada de decisões comerciais. Assim você sabe quais ações estão sendo mais eficientes e conhece de perto a performance de sua equipe.