Enquanto as vendas ocupam os holofotes do processo de gestão de leads, nos bastidores existem muitos outros benefícios que essa prática pode proporcionar para sua equipe e para o gestor de vendas. Confira!
Na maioria das vezes, quando se fala em um software de gestão de leads os gestores consideram os resultados que a ferramenta pode agregar às vendas da empresa, mas nem sempre refletem sobre seu impacto positivo na performance da equipe e até mesmo em sua atuação como um gestor melhor.
Contudo, muito mais do que manter as vendas sob controle, a gestão de leads é capaz de trazer mais produtividade, otimizar o relacionamento entre a equipe e mudar a forma de conduzir a operação para um processo muito mais fluído, positivo e lucrativo. Com a redução de retrabalhos e falta de direcionamento, por exemplo, o tempo ganho pode ser convertido em novos negócios que aumentam exponencialmente a lucratividade das vendas.
E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira as muitas vantagens que a gestão de leads promove também nos bastidores de sua operação!
Reduz retrabalhos e facilita a implementação de boas práticas
Com um sistema de gestão de leads toda aquela loucura de controles paralelos de planilhas em diversas versões e máquinas que nunca chegam à uma conclusão termina. Seu time não precisa mais perder tempo integrando dados manualmente e pode focar na estratégia de vendas. Além disso, a automatização trazida pelo apoio tecnológico ajuda a aplicar as melhores práticas de vendas à rotina da equipe, trazendo mais produtividade, eficiência e assertividade às negociações.
Torna sua equipe mais colaborativa
Bons gestores hoje são aqueles que conseguem engajar e, ao mesmo tempo, fazer com que seus liderados colaborem entre si. Com um sistema de gestão de leads apoiando sua rotina comercial, toda equipe fica mais integrada com as informações e a transparência na comunicação e nos processos. Desse modo, se alguém está ausente, outro colaborador pode dar continuidade ao contato de um lead e depois todos continuam na mesma página com o histórico registrado na plataforma. Além disso, até mesmo o controle de agendas se torna mais simples, facilitando a organização de todos.
Sua equipe assume um papel mais analítico
Com indicadores sendo alimentados em tempo real, você consegue extrair da ferramenta os números ideais para mensurar resultados. E a sua equipe também! Ao invés de ficarem concentrados em trabalhos repetitivos e alimentar planilhas de resultados, o time já terá relatórios gerados pelo sistema de gestão de leads e pode utilizar o tempo que consumia reunindo dados fazendo uma análise estratégica dessas informações e gerando novos insights para alavancar os resultados.
Fica mais simples controlar o desempenho de cada um
Mesmo que você acompanhe de perto seu time, os números podem ajudar bastante na hora de fazer gestão de desempenho. E uma boa plataforma de gestão de leads consegue fornecer dados sobre como cada membro de sua equipe está gerando resultados. Isso facilita não apenas o seu controle gerencial das vendas por recurso, mas também a gestão de pessoas, permitindo tomar decisões relacionadas à reposicionamento, treinamento ou mesmo promoções com base em dados reais.
Atualização em tempo real, de qualquer lugar e a qualquer momento
Como gestor de vendas nem sempre você permanece 100% do tempo no escritório, tendo muitas vezes que se ausentar para participar de negociações avançadas ou mesmo buscar novas oportunidades para o crescimento estratégico da empresa. Mas muitas vezes isso significa ter que “perder o controle” da equipe e dos negócios enquanto você não está na empresa. Com um sistema online de gestão de leads esse problema acaba. Você pode acompanhar tudo em tempo real, de qualquer lugar e a qualquer momento.
E para o seu time essa também é uma grande vantagem, pois estando no escritório ou em campo, todos estão sempre a par do que está acontecendo, resultados e próximos passos.
Entenda na prática
Conheça Followize e saiba como um software de gestão de leads pode ajudar sua equipe a ter melhores resultados e sua empresa a vender mais: