Muito mais do que simplesmente captar leads, o grande segredo para converter oportunidades em vendas é ter um bom processo de atendimento comercial. Saiba como dinamizar e automatizar etapas para garantir mais conversões com o apoio da gestão de leads!
O sonho ideal de qualquer equipe comercial é ver muitos leads em seu pipeline. Mas nem mesmo um milhão de leads flutuando pelo funil de vendas representa um sonho transformado em realidade quando não existem conversões.
Claro que existem muitas maneiras de ajudar seus leads a passarem por todas as etapas de pipeline, mas sem um bom processo de atendimento comercial você corre o risco de vê-los saltar para fora do seu funil de vendas e pular direto no colo do concorrente. E não é isso que você quer, não é mesmo?
Então antes que essa se torne a realidade de sua empresa, invista em um bom processo de atendimento comercial e veja no post de hoje algumas dicas simples para torná-lo eficiente e direcionado à geração de resultados.
1. Defina seu fluxo de atendimento
Como bem sabemos, cada negócio tem um perfil diferente e, consequentemente, uma característica de atuação. Então antes mesmo de desejar ter um bom atendimento comercial, você precisa de um planejamento claro e eficiente para entender melhor seus objetivos, público e estratégica.
E é essencial alinhar cada detalhe com toda a equipe. Assim fica muito mais simples desenhar um fluxo de atendimento comercial eficiente e direcionado para conversão.
Ao desenhar o seu fluxo de atendimento, lembre-se de que o follow up é um item essencial durante todo o processo comercial e pode determinar o sucesso do seu fluxo de atendimento comercial. Um contato não realizado ou respondido tardiamente pode significar uma oportunidade perdida. E você não vai querer perder um cliente por falta de atendimento, certo?
Se você não utiliza um software de gestão de leads, precisará fazer esse processo manualmente, gerando uma série de controles paralelos para cada membro do time e um alto risco de informações desconexas que podem prejudicar a venda. Já com o apoio de um sistema focado em gestão de leads, todo seu processo de atendimento comercial pode ser automatizado rapidamente e ainda gerar mais autonomia, agilidade e eficiência para sua frente de vendas, ampliando seu potencial de conversões e fechamentos.
Além disso, seu time fica muito mais ativo, integrado com tudo que acontece em cada conta de lead em atendimento e ainda pode contar com o apoio do sistema de gestão de leads para não se esquecer de nenhuma etapa do fluxo de atendimento comercial.
2. Crie etapas de vendas
Pensar em todo seu ciclo de venda ao padronizar o seu atendimento comercial é uma maneira inteligente e estratégica de conduzir o lead até a conversão. Se você conhece bem os passos que seu público realiza antes de fechar uma venda, suas interações serão mais assertivas e simplificadas.
Uma das possibilidades para otimizar essa condução do lead é criar etapas de vendas para sua equipe atuar. Por exemplo: o lead caiu no seu pipeline. Que tal um primeiro contato em menos de meia hora? Assim ele sentirá que sua empresa está atenta e se sentirá bem atendido, gerando uma primeira impressão positiva que imediatamente pode abrir o canal de comunicação com seu público.
Mesmo que esse contato não seja direto, realize alguma ação que o faça perceber que você está à disposição para ajudá-lo, mesmo que seja apenas um email de contato. Mas o importante é agir!
E o mesmo deve acontecer a cada interação do lead quando ele inicia uma nova etapa do ciclo de vendas. Follow up, envio da proposta, negociação, fechamento. Não importa, sua ação é que vai ditar o ritmo da conversão.
Desse modo, essa sistemática pode ser muito mais simples com o apoio de um sistema de gestão de leads. Além da plataforma te ajudar a seguir o fluxo de atendimento comercial corretamente, a tecnologia ainda permite enviar alertas automáticos para seus vendedores, de modo que nenhum deles se esqueça quando for o momento de agir.
3. Mantenha uma visão completa de seus leads e indicadores
O lead esfriou? Não tem problema. Com o apoio da tecnologia focada na gestão de leads você pode consultar todo o histórico da conta para entender em que momento ou por qual motivo o “gelo” aconteceu e remediar a situação.
Além disso, com tudo centralizado em uma mesma plataforma você não fica na mão se um de seus vendedores precisar se ausentar. A equipe consegue apoiá-lo na continuidade do atendimento comercial até que ele retorne e garantir que o lead não sofra o impacto de qualquer interferência no processo interno.
E para que você possa saber exatamente os resultados e desempenho de suas ações e cada membro do time, contar com indicadores é um fator essencial para o sucesso. São eles que definirão o rumo de suas estratégias e te ajudarão a saber o quanto falta para alcançar as metas estabelecidas. Um software e gestão de leads apoia essa dinâmica sem que você precise sofrer com um milhão de levantamento de dados em planilhas e ainda correr o risco de alguma inconsistência atrapalhar sua tomada de decisões.
É hora de apostar no seu processo de atendimento
Você percebeu que não faltam motivos para aderir à tecnologia de gestão de leads, certo? A Followize tem a solução ideal para que você possa automatizar o seu comercial e colher mais resultados em menos tempo, com a mesma equipe e uma lucratividade muito maior!
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