Muitos ainda tem dúvidas, mas é importante que você entenda como a compra de leads é uma prática ruim para o seu negócio por meio de 6 motivos que mostram as desvantagens claras dessa estratégia.
A compra de leads é sempre um assunto polêmico. Afinal, muitos gestores enxergam essa prática como um atalho para aumentar as chances de gerar novos negócios, já que o processo de aquisição sempre se mostra atraente por esse meio.
Mas essa estratégia precisa ser reconsiderada, pois existem alguns motivos importantes para qualquer empresa evitar essa abordagem e, no sentido oposto, focar em uma gestão de leads eficiente e que impacte positivamente os resultados.
Desse modo, vamos abordar 6 motivos para sua empresa não apostar na compra de leads. Se você é o responsável por essa decisão, confira os argumentos que separamos para te convencer a evitar essa prática. Boa leitura!
Motivo 1: dinheiro jogado fora
As principais empresas de compra de leads cobram bastante pelos dados de contato de pessoas espalhadas pelo Brasil afora. E isso tem um motivo: é realmente desafiador manter dados atualizados, já que é muito simples trocar de e-mail ou telefone nos dias atuais.
Assim, a aquisição de algumas centenas de contatos pode custar um dinheirão para sua empresa. Dependendo do fornecedor, serão alguns milhares de reais que poderiam ser usados em áreas mais importantes e que, em médio prazo já trariam mais resultados.
Portanto, mesmo que sua empresa tenha dinheiro de sobra, é importante apostar em outras estratégias ou em testes que permitirão um aprendizado maior sobre algum canal de marketing e, por consequência, sobre a persona.
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Motivo 2: perda de tempo
A compra de leads também resulta em uma perda de tempo imensa, visto que o time responsável pela compra precisa criar uma segmentação do perfil de contatos que serão comprados — e isso pode gerar muitas reuniões em empresas burocráticas.
O problema é que existem muitas opções para selecionar, então fica bem difícil fazer a escolha do zero. E por mais que você monte um perfil parecido com a sua persona, possivelmente vai ficar encantado com outras características disponíveis, o que resulta em mais tempo sendo gasto na criação do perfil ideal.
E esse efeito acontece por um simples fato: se você tem um dinheiro limitado para investir na compra de leads, vai querer adquirir sempre o melhor perfil possível, certo? É o paradoxo das muitas opções que vai fazer seu tempo ser jogado pelo ralo, pode acreditar.
Motivo 3: baixa qualificação
A compra de leads sempre vai acontecer com baixa qualificação, visto que a maioria das pessoas — possivelmente — não conhece a sua marca e, portanto, não conseguiu se conectar com ela.
É claro que novos negócios podem acontecer, mas não é melhor investir tempo e dinheiro na geração de leads extremamente qualificados? Assim, o time de marketing consegue trabalhar melhor — e mais feliz —, enquanto os vendedores podem apresentar as soluções para pessoas que realmente se interessaram em algum momento.
Desse modo, a compra e leads leva para uma situação onde sua empresa vai pescar no oceano em busca de uma única espécie — rara — de peixe. Ela até pode fisgar o tipo certo, mas as chances disso acontecer são bem remotas.
Motivo 4: dados incorretos
Mais um problema da compra de leads acontece na validação dos dados gerados. Como falamos anteriormente, é muito fácil para um usuário trocar de e-mail ou de telefone, por exemplo. Assim, receber dados incorretos é uma questão recorrente nessa estratégia desesperada.
E mesmo que a empresa vendedora de leads garanta os dados com qualidade, ela nunca terá certeza de que uma informação é a mais atualizada, já que o processo de coleta pode ser impactado em pouquíssimo tempo.
Então, além de perder tempo tentando montar um perfil de compra ideal, além do dinheiro investido, as chances de você receber dados incorretos é bem grande. E aí, a partir disso, todos os passos seguintes serão comprometidos pelas informações desatualizadas.
Motivo 5: risco de ser sinalizado como SPAM
A comunicação via e-mail ainda é muito eficiente hoje em dia. Por mais que neguem a importância disso, o e-mail permite que muitos negócios sejam gerados — e é por isso que você precisa apostar nessa estratégia.
Então, ao enviar e-mails para contatos comprados, você está arriscando uma boa forma de fazer dinheiro, já que os leads podem marcar suas mensagens como spam e prejudicar a reputação do seu domínio. Além de não vender, você ainda arrisca as futuras comunicações.
E quando isso acontece, não adianta chorar: será preciso um bom tempo — e uma limpeza de base — para recuperar a reputação conquistada, o que pode ser um processo bem oneroso, seja em relação ao tempo ou dinheiro.
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Motivo 6: risco de manchar a reputação da empresa
Muitos usuários são conscientes dessa compra e venda de informações e, ao menor sinal de desconfiança, partem para as redes sociais para exigirem mais explicações sobre um SMS ou e-mail recebido de modo não solicitado.
Mesmo que uma única pessoa não consiga fazer barulho, sempre existe o risco dessa questão escalar e virar uma mobilização contra a sua marca. Nesse cenário, manchar a reputação da empresa por uma compra de leads não é nada interessante.
Então, em vez de tentar pegar atalhos para gerar leads — e arriscar a reputação da marca —, procure sempre fazer um bom trabalho ao longo do tempo, fortalecendo a marca, criando conexão, gerando leads e criando um processo de vendas eficiente, além de um atendimento excelente e, também, um produto superior.
Compra de leads: evite esse má prática
Como pudemos ler e comprovar ao longo desse conteúdo, a compra de leads pode causar sérios problemas para os seus resultados, seja pelo desperdício de tempo, dinheiro ou por manchar a reputação da sua empresa — o que é muito grave.
Portanto, não há benefícios vantajosos em apostar nessa estratégia. Para negócios, a consistência na execução e inteligência no planejamento é o que realmente vão fazer a diferença no médio e longo prazo.