Os resultados conquistados com apoio do Followize se tornaram um case de sucesso para a montadora, comprovando que a gestão de leads pode ser um excelente caminho para incremento das vendas.
Se o fechamento de Maio surpreendeu e foi sinônimo de boas novas para muitas empresas que já investem em gestão de leads, o dia 06 de Junho marcou uma celebração ainda mais especial para a equipe da Kurumá Veículos, que faz parte do Grupo Águia Branca. Reunidos com outras concessionárias do país em São Paulo para o Toyota Business Meeting, a concessionária foi destaque pela conquista de 15% de conversão dos leads gerados pela montadora no acumulado anual.
Fundado em 1946 e com sede em Vitória, o Grupo Águia Branca ocupa a segunda posição no ranking dos 10 maiores grupos empresariais do estado, segundo a publicação Maiores Empresas do Espírito Santo, e o 138º lugar no ranking Valor Grandes Grupos, do jornal Valor Econômico, que enumera os 200 maiores grupos do Brasil (ambas na edição 2013). Com nove concessionárias da rede distribuídas em todo estado, registrar um índice de conversão tão impactante transformou a concessionária em uma referência para a bandeira Toyota e o modelo ideal de gestão de leads no setor.
Para Marília Ribeiro, Coordenadora de Marketing Digital da Kurumá, essa conquista só foi possível com a integração de pessoas, processos e tecnologia, que permitiram encontrar o ponto de equilíbrio para um bom funcionamento no modelo de vendas. “O resultado é fruto de um trabalho forte em equipe, com planejamento de uma jornada de compra pautada em atendimento de qualidade, com a agilidade que o meio pede. A ferramenta Followize facilitou todo o processo e contribuiu diretamente para esse resultado”, afirma a executiva.
Superando os desafios do mercado para transformar leads em vendas
Enquanto a taxa média de conversão de leads em vendas no mercado gira em torno de 2%, o que faz com que uma concessionária consiga alcançar índices de 15% em um ano ainda impactado pela recuperação econômica e tantos outros desafios do cenário nacional?
A resposta para essa questão é o que muitos chamariam de “O segredo da Kurumá”. Mas a grande verdade é que por trás desse resultado o que existe é muita dedicação, esforço coletivo e ferramentas estratégicas para fazer acontecer.
Com uma equipe engajada e foco no cliente, a Kurumá tinha em mãos a principal válvula motora para manter as vendas sempre em movimento. Só faltava uma peça para agregar tração a esse motor: uma boa gestão de leads para concessionárias de veículos.
E foi para tornar essa engrenagem mais eficiente que a Kurumá começou a utilizar há um ano o Followize, um software de gestão de leads focado em automatizar todos os processos relacionados à conversão de leads em vendas e aumentar o potencial de fechamento das equipes. “Com o melhor controle da gestão de leads e do histórico de cada um deles, a equipe comercial consegue ter uma visão mais detalhada dos processos e etapas de vendas, etapa de argumentação e jornada de cada lead e total atenção às tarefas que devem ser realizadas em cada fase, ajudando a padronizar todo o processo de gestão de vendas através de um modelo baseado nas melhores práticas para o setor automotivo, entendendo os detalhes e as especificidades do seu negócio”, explica Anderson Gil, fundador da Followize.
E aplicados em transformar as vantagens da ferramenta em resultados, a equipe manteve o foco e conseguiu superar os índices de mercado que a transformaram em um destaque da Toyota e mais um case de sucesso da Followize. Hoje, o time Kurumá conta com um processo de vendas totalmente alinhado e que deve continuar gerando excelentes resultados com base na experiência testada e um modelo que deverá ser utilizado por muitas outras concessionárias na busca pelo crescimento das vendas.
Se você quiser saber mais sobre a Kurumá, acesse https://www.kurumaveiculos.com.br/.
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