Organização e uma agenda de vendas estruturada são pequenos truques que podem ter um valor imensurável para a cadência das conversões em sua estratégia comercial. Vem saber como!
A melhor maneira de organizar compromissos é por meio de uma agenda. Fato! Então porque na área comercial seria diferente?
A questão é que existem ainda muitas outras vantagens e benefícios em se ter uma agenda de vendas estruturada para sua equipe comercial, a começar das maiores oportunidades de fechamento e conversão com o apoio à organização das rotinas e processo comercial entre todos do time.
Logo, podemos dizer que sem nenhuma sombra de dúvida a agenda de vendas é uma peça fundamental na organização comercial. E no post de hoje vamos explicar exatamente como isso pode ser mais simples do que você imagina (e muito mais benéfico!).
1. A agenda de vendas é sua parceira para um processo comercial bem definido
Você certamente já entende a relevância do processo comercial objetivo, claro e simplificado para o sucesso da sua equipe comercial, certo? No entanto, quais gatilhos te ajudam a conseguir alcançar a execução ideal de cada etapa do ciclo de vendas?
Existe algum tipo de controle que te ajude a priorizar as atividades e que mantenha a sua equipe sempre em sintonia com o momento certo de prospecção e follow up?
Pois a resposta para essas perguntas é que existe sim! Ter uma agenda de vendas é como ter uma bússola que ajuda o seu time a navegar pelo mar de oportunidades sem perder o senso de direção ou o timing certo dos negócios.
Consequentemente ela te ajuda a manter o processo comercial dentro do fluxo, sem desvios ou confusões que possam atrapalhar ou minar as oportunidades de fechamento e conversão em vendas.
2. Seu planejamento de atividades fica muito mais claro
Planejar e seguir o planejamento é bastante difícil para muitas pessoas e muuuuito difícil para outras. A verdade é que a era da informação nos transformou em profissionais multitarefas e a cada dia temos mais responsabilidades e detalhes com o que nos preocuparmos. Imagine então o peso disso quando envolve as vendas (e o futuro financeiro) da empresa.
Exatamente por isso não é incomum que existam muitos problemas entre o planejamento e o realizado das atividades da área comercial.
Nessa rotina é preciso reservar um tempo para montar a agenda para cada vendedor, também é necessário definir o que precisa ser feito e com quem falar. E dificilmente são contabilizados atrasos, no-shows, tempo para retornar um prospect que entrou em contato ou levantou a mão naquele mesmo dia.
Sem falar em outras atividades que tomam mais ou menos tempo do que o planejado. O resultado disso é que o planejamento sempre é jogado pela janela e o vendedor precisa se virar nos 30 para dar conta de tudo.
Ter uma agenda de vendas (de preferência controlada tecnologicamente!) ajuda seus vendedores a organizarem todas as atividades e manterem o gerenciamento de cada etapa do processo muito mais claro e simples, eliminando ainda aquele estresse básico da falta de organização e aumentando a produtividade com foco no que realmente importa: vender!
3. Encontrar um horário de atendimento é mais rápido e simples
Tem coisa mais complexa do que encontrar um horário em comum para todos os responsáveis da empresa do lead na hora de agendar uma apresentação de vendas? Provavelmente não. Agora imagine se essa confusão ainda conflitar com a agenda do próprio vendedor! E pode ficar ainda pior quando existe uma equipe de pré-vendas que apoia o vendedor com o agendamento. Aí o caos se instala!
Com uma agenda de vendas todo esse problema tem fim. Você pode pré-determinar espaços reservados para reuniões com leads na agenda do vendedor e manter livre outros momentos para atividades diversas que também compõem a rotina comercial.
Assim, se você tem uma equipe que trabalha de forma integrada, todos terão mais facilidade de formatar agendas e horários sem colidir com outros compromissos. E também fica muito mais simples dar um retorno imediato e positivo para o lead sobre um agendamento.
A tecnologia está aí para ajudar a agenda de vendas!
Ah, como a tecnologia é linda! O que seria de nossas vidas sem a montanha de papéis que a tecnologia ajudou a eliminar… E quando o assunto é organização então, nem se fala! A tecnologia é uma grande aliada para a organização das vendas.
Primeiro, porque o gerente de vendas consegue acompanhar a agenda do vendedor e o seu relacionamento com os clientes, facilmente através de uma ferramenta de gestão de leads. Além disso, é possível gerenciar o desempenho diário dos vendedores, montar um cronograma de vendas, assim como quantidades de ativos, quantidades de propostas emitidas, quantidade de clientes atendidos e etc. E o mais importante: você consegue fazer qualquer coisa de qualquer lugar tendo sempre a sua agenda de vendas em mãos!
Por meio de um sistema de gestão de leads sua empresa consegue acompanhar e programar a agenda do vendedor para que ele não se perca nem deixe de realizar uma tarefa julgada como importante. E o próprio vendedor ganha um auxiliar imediato com alertas e notificações que não o deixarão se esquecer de nenhum compromisso.
Quer ver na prática como isso funciona? Acesse o link, veja a demonstração e transforme a agenda de vendas em uma arma estratégica para elevar o potencial de sua equipe: