Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de análise, tudo pode ser mensurado.
“Metade do meu orçamento de propaganda é desperdiçado. O problema é que eu não sei qual é esta metade”. John Wanamaker, pioneiro em lojas de departamento nos Estados Unidos.
Nos dias de hoje, John certamente não estaria desperdiçando a sua verba de propaganda, ao contrário, saberia exatamente onde estaria investindo e sem dúvidas, que estaria muito bem direcionada.
Assunto que gera desconforto entre agências e clientes, gestores de marketing e diretoria, o relatório de performance de campanha, onde se analisa a eficácia das ações para justificar os investimentos da empresa nem sempre são cem por cento assertivos, isso quando há um relatório.
Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de análise, tudo pode ser mensurado e medido. Quanto foi investido para atrair uma pessoa até o site, quanto custou para gerar um lead e uma venda e o melhor, a análise pode ser feita em tempo real, o que possibilita tomar decisões e direcionar o investimento para a ação com melhor desempenho a qualquer momento.
Audiência
O primeiro passo é saber exatamente quanto estamos investindo para atrair uma pessoa até o site ou landing page.
Exemplo: Com um investimento de R$ 10.000,00, obtivemos 25.000 visitantes únicos, o custo por usuário foi de R$ 0,40 (investimento / visitantes únicos)
Leads
O segundo passo é analisar o valor gasto para atrair um lead.
Exemplo: Já sabemos que investimentos R$ 10.000,00 e foi gerado um volume de 650 leads, o custo de cada lead é de R$ 15,38 (investimento / leads).
Importante: Neste ponto além do investimento em mídia e qualidade do tráfego gerado, é importante analisar o site ou landing page, ajustes de usabilidade podem aumentar o volume de conversão.
Vendas
E por fim, qual o valor gasto para gerar uma venda.
Exemplo: Dos 650 leads que foram gerados, minha equipe comercial converteu 50 em vendas, então meu custo por venda é de R$ 200,00 (investimento / vendas).
Importante: O desempenho da equipe comercial reflete diretamente no resultado das ações de marketing, portanto é importante definir os processos internos e a integração dos departamentos.
Abaixo um modelo de layout para auxiliar na analise geral, individual (por veículo ou ação específica) e apresentação do relatório:
Aplicando as analises acima será possível saber exatamente quanto custa um novo cliente para a empresa, a qualidade do tráfego gerado, a usabilidade do site ou landing page, a capacidade de atendimento da equipe comercial, qual a mídia que gera maior retorno financeiro e planejar as próximas ações de maneira mais assertiva.
Para possibilitar as analises explicadas no post, utilizamos o Followize, uma ferramenta de marketing digital e gestão de leads que permite o acompanhamento dos resultados através de uma plataforma que clareia o caminho que o consumidor faz da mídia à venda.