Finalmente chegamos ao último texto da série “Como gerenciar leads com sucesso”. Desta vez, vamos falar sobre as ações de marketing e como elas impactam no processo de gestão.
Depois de entender todos os pontos importantes para gerenciar leads, chegamos à parte que faz “a roda girar”. As ações de marketing são responsáveis por gerar os leads, ou seja, para captar pessoas interessadas no produto ou serviço e que estejam buscando por eles.
Exemplo: uma campanha no Facebook ou no Google Adwords, se bem planejadas, podem trazer novos leads.
Mas atenção:
Não existem fórmulas mágicas de campanhas em mídias online. O que funciona é testar, acompanhar e otimizar o que está ou não dando certo.
Existem muitas variáveis para que uma campanha de marketing dê certo. Preço, produto, serviço, segmento, região, sazonalidade… Enfim, são muitas as opções que podem mudar totalmente o resultado.
Para que dê certo (e isso não é fórmula mágica) é necessário planejar. Chame o departamento de Marketing e alinhe junto com o Comercial qual é o objetivo de vendas. Se, por exemplo, a ideia é vender novas matrículas para alunos de pós-graduação, o público já está pré-definido. Os responsáveis pelas campanhas saberão que o maior alvo seriam jovens com interesses em estudos – ou algum curso específico. Aí a tarefa é planejar a campanha: se será em Facebook, Twitter, Google Ads, quanto tempo ela vai rodar, qual o budget, quais são os indicadores de conversão, e por aí vai.
Com a campanha rolando, leads aparecerão. Com a ferramenta da Followize, ficará fácil saber quantos leads estão chegando e quais são suas respectivas origens. Isso também dará parâmetro para saber se a equipe está desempenhando bem (se está conseguindo tratar todos os leads), e se a campanha está dando certo (se de fato ocorreram conversões).
Importante: sabendo-se quantos leads foram finalizados (que não compraram) é possível saber quais foram suas origens e motivos. Se, por exemplo, a maioria dos leads gerados por meio do Facebook não gerarem conversões, isso significa que a campanha não está bem segmentada. Também pode acontecer de se ter um grande volume de leads e de a equipe não conseguir tratar todos (isso quer dizer que falta mais gente para atender).
Ou seja: acompanhe. Se a campanha não deu resultado em uma semana, mude a estratégia para a próxima. Faça reuniões. Deixe com que mais pessoas (inclusive os vendedores) consigam ajudar dando novas soluções. Você pode fazer mini-relatórios e estudar o que não foi tão bem assim. Se ocorrer conversão de lead em vendas, também anote: você pode passar para a equipe e tentar replicar o que deu certo. Com certeza destes testes virão resultados incríveis!
E aí, gostou das dicas? Você pode conferir nossa série completa nos links abaixo:
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