No primeiro texto da série “Como gerenciar leads com sucesso” falamos sobre como implementar a cultura digital em uma empresa, ou seja, uma introdução ao tema. Neste post, vamos exemplificar qual é de fato o primeiro passo, que é importantíssimo para “colocar a mão na massa”.
Uma vez definido que haverá uma ferramenta de gestão de leads para dar uma força nas vendas, a primeira ação a ser executada é definir quais são as tarefas que as pessoas ou departamentos vão desempenhar dali em diante.
Veja como isso acontece dentro da empresa e saiba como se preparar:
Defina a equipe
Dependendo da quantidade de leads que uma empresa recebe, o número de vendedores online precisará ser ajustado. Em média, uma pessoa consegue atender 200 leads novos por mês. Se uma empresa recebe 600 leads mensalmente, pelo menos três pessoas deverão ser contratadas. Por isso, o departamento de RH (Recursos Humanos) deve ficar encarregado de recrutar quem tem o perfil para a vaga. Além disso, também será necessário um gerente de vendas online, que ficará responsável por esse novo setor na empresa.
Desenhe as estratégias de vendas
Junto com a equipe, é hora de alinhar com o departamento Comercial como será a abordagem dos leads. Quem é o público que eles querem atingir? Quais são as metas? Normalmente a equipe deste setor da empresa está sempre fazendo reuniões e têm na ponta da língua quais são os objetivos de crescimento para aquele mês, bimestre, semestre ou até mesmo ano.
Ajuste as campanhas
Com a equipe definida e com a estratégia de vendas alinhada, o departamento de Marketing precisa saber exatamente qual o budget (orçamento disponível) e em quais campanhas colocará forças para gerar leads que sejam qualificados. Entendemos por leads qualificados aqueles que são potenciais clientes e que estão dentro do público-alvo desenhado anteriormente.
Além disso, o próprio departamento Financeiro precisa estar a par das novas mudanças: contratação de equipe, provavelmente de materiais de trabalho (novos computadores), o próprio software da Followize que é um plano mensal.
Então, recapitulando:
- A chave de tudo: a comunicação. É importantíssimo que toda a equipe saiba como serão os novos processos de aqui em diante;
- Gerentes, diretores e mesmo presidentes de empresas (no caso de grandes grupos) precisam entender como funciona o gerenciamento de leads. Assim todas as estratégias serão traçadas com o mesmo propósito, que é vender mais e melhor.
- Cada departamento terá sua responsabilidade para fazer o processo andar sustentavelmente. É ideal que pelo menos uma reunião seja com todos – para que entendam como acontecerá o trabalho dali em diante – e depois que sejam feitas reservadamente com cada departamento, para traçar o objetivo específico.
Se você está gostando da nossa série, continue aqui. No próximo texto falaremos sobre as plataformas de negócios e tudo o que você precisa saber sobre sites, landing pages, mobile, campanhas, entre outros.