Descubra a importância de gerenciar o time de vendas de uma maneira que leve o seu negócio para o desenvolvimento comercial e aumente a satisfação dos clientes.
Entender o que é desenvolvimento comercial extrapola os limites do ambiente interno de um negócio e chega diretamente aos consumidores. Afinal, o primeiro e os demais contatos com os clientes fazem parte dessa área tão importante..
Além disso, entender como desenvolver essa área de maneira correta vai alavancar o potencial de toda empresa. Portanto, o desenvolvimento dos envolvidos nesse departamento precisa evoluir constantemente.
Sendo assim, preparamos um conteúdo especial sobre esse tema. Descubra o conceito de desenvolvimento comercial e como o aplicar a partir de 4 etapas. Boa leitura!
O que é desenvolvimento comercial?
Desenvolvimento significa progresso e evolução. Logo, a resposta mais simples e a mais fácil de aplicar para responder o que é desenvolvimento comercial é: ações que têm como finalidade melhorar o setor comercial de uma empresa.
Estabelecer processos bem demarcados a serem cumpridos pelos colaboradores é uma prática efetiva para facilitar a administração. Porém, o setor de vendas não deve se resumir a simplesmente vender e entregar relatórios de metas atingidas.
Para que o desenvolvimento ocorra, é importante também que a questão não seja repassada para os envolvidos de uma forma terceirizada. Se o comercial não está funcionando, dificilmente a culpa é somente de quem está atuando diretamente no processo.
A pró-atividade para implementar o desenvolvimento comercial deve partir da gestão, e as atividades de toda a empresa devem apontar para esse desenvolvimento.
4 passos para aplicar o desenvolvimento comercial
Agora que você já sabe o que é desenvolvimento comercial, é hora de conhecer os métodos que vão fazer parte da sua jornada para evoluir seu time e, consequentemente, suas vendas. Vamos lá:
1 – Crie uma cultura que prioriza a evolução
Vamos começar pensando no macro. Em toda a empresa, o setor comercial é só mais um dos que compõem o seu negócio. Por isso, ele precisa conversar com outras áreas.
Para atingir o desenvolvimento, é necessário integrar os setores. Imagine que o progresso seja aplicado somente aos vendedores, com mais vendas, o restante da empresa vai dar conta? Não faz sentido, não é mesmo?
Agora, se todas as áreas trabalham com o mesmo norte, temos um ambiente propício para evoluções. Para que isso ocorra é fundamental evitar a estagnação. Para isso, aplique técnicas que tenham como foco objetivos mensuráveis, renováveis e de curto prazo.
Por exemplo, o setor comercial pode ter como meta conseguir 20% mais leads que o mês anterior em um período de 2 semanas. Um objetivo desafiador, mas que vai puxar toda empresa para o desenvolvimento.
O fato de a meta ser mensurável a torna a prova de generalizações, se o objetivo do setor for simplesmente vender mais, é uma meta que não tem prazo de validade e nem comparação, basicamente uma frase vazia, tanto para a equipe quanto para a gestão.
2 – Invista em treinamentos e qualificações
Deixe sua equipe comercial saber de tudo o que acontece com seu produto. A cada nova edição ou atualização eles precisam ser requalificados.
Para que a venda aconteça da melhor forma, o vendedor deve ter um conhecimento amplo sobre a empresa e o que é vendido, afinal é ele quem vai ter o trabalho de apresentar as soluções ao cliente.
Além dessa forma de qualificação, invista também em treinamentos motivacionais e que trabalhem aspectos pessoais e comunicacionais dos seus colaboradores.
Lidar com pessoas envolve técnicas de comunicação para entreter o potencial comprador e resolver suas objeções, essas habilidades também são treinadas e fazem parte da resposta para o que é desenvolvimento comercial e suas aplicações.
3 – Integre as área e de autonomia para os colaboradores
Se o foco buscado é desenvolver comercialmente sua empresa, fique atento para não pensar que isso é papel somente do setor de vendas. Várias áreas vão trabalhar juntas para que essa evolução aconteça.
As novas estratégias comerciais serão definidas por quem trabalha diretamente com ela, mas a partir disso outros setores serão envolvidos em parte da resposta para o que é desenvolvimento comercial e suas práticas.
Imagine que o setor comercial analisou dados do mercado e decidiu que um aplicativo deve ser criado para facilitar as vendas. O desenvolvimento dessa plataforma passará pela TI, mas a área de venda também deverá participar do processo, dando o feedback necessário para o aplicativo ser desenvolvido corretamente.
Outro exemplo que envolve a cooperação de áreas são os já citados treinamentos, organizados pelo setor de RH ou de comunicação organizacional. Esses departamentos precisam cooperar para entregar um treinamento de qualidade.
Se você está trilhando um caminho de desenvolvimento, lembre-se também de dar voz aos colaboradores, incentive-os a apresentar projetos e novas formas de abordagem.
4 – Conheça o seu cliente
A última dica de aplicação do conceito de o que é desenvolvimento comercial parte da peça fundamental que sustenta seu negócio: o cliente.
Conhecer bem a sua persona e o seu estágio do funil de vendas, permite que o setor comercial trabalhe de forma focada, otimizando tempo e recursos.
Analisar todos os feedbacks recebidos, também é uma excelente maneira de identificar pontos a serem melhorados no atendimento.
Essas etapas são só o início da evolução
Seguindo essas dicas com certeza um avanço será notado, fazendo com que entender o que é desenvolvimento comercial, se torne uma questão do passado e manter essa evolução de forma constante seja o pensamento que guie todos os envolvidos com o setor de vendas.
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