Usar o pipeline – ou funil de vendas – como algo simples, agradável e eficaz é o melhor caminho para gerar bons resultados em sua empresa. E mantê-lo enxuto e atualizado são estratégias fundamentais para o sucesso! Saiba mais.
A mudança de comportamento do consumidor e a transformação das relações comerciais entre empresas e clientes trouxe inovações para o processo de vendas em qualquer setor do mercado. E talvez uma das mais significativas e marcantes seja o surgimento do “pipeline”, também conhecido por nós todos como “funil de vendas”.
Se você ainda não está por dentro do funcionamento de um funil de vendas, espia este post aqui que nós publicamos no blog explicando todos os detalhes antes de prosseguir na leitura.
Já leu? Então, ótimo! Vamos continuar o nosso papo sobre pipeline. E hoje queremos detalhar um ponto muito importante para que essa estratégia seja assertiva em sua empresa: a efetividade do uso do seu pipeline.
Acompanhar seu pipeline de perto é uma gestão que deve ser realizada por sua equipe para conseguir visualizar e prever resultados. Esse processo acontece desde que seu cliente chega até sua empresa até estar com o contrato fechado. A gestão do pipeline começa na identificação do seu ciclo de vendas, definição de fases e a escolha da ferramenta que você terá como ponto de apoio. Após estruturado, cada contato que chega entrará nesse funil como “novo”. Aí começa o seu trabalho de fazê-lo percorrer todas as fases até chegar no tão esperado “ganhou”.
Mas se você tornar todo esse processo muito complexo, as chances de sucesso podem ficar muito abaixo das expectativas. Quando se tem uma equipe de vendas com múltiplos colaboradores, perfis e uma grande lista de tarefas e metas a serem atingidas, quanto mais enxuto e simples for seu pipeline, mais fácil gerar resultados através dele e mantê-lo sempre atualizado em um constante fluxo de oportunidades e conversões.
Parece difícil? Não é! E nós vamos te mostrar algumas dicas infalíveis que ajudarão a deixar seu pipeline sempre em dia 😉
Qualifique seus contatos
Só encher o topo do seu funil com leads não quer dizer sinônimo de sucesso. É preciso ter direcionamento para qualificar bem os leads que entram na sua base. Isso começa com uma boa definição de sua persona, de modo que todas as ações e estratégias impulsionem uma atração mais assertiva.
Além disso, você também pode contar com técnicas de inbound marketing para qualificar os leads que vão avançar no funil através de seus perfis, interesses e comportamento. Outra alternativa é ter uma área de pré-vendas na empresa, que vai poupar muito tempo de seus vendedores ao refinar as informações necessárias para saber se o lead é quente, está no perfil e se já se encontra no momento ideal de compra.
Otimize seus pontos de conversão
Ainda seguindo a lógica de qualificar bem seus leads, um dos passos que pode simplificar – e muito – o seu funil de vendas é ter pontos de conversão claros, objetivos e simples. E isso é muito mais básico do que você imagina! Veja um exemplo de pontos de conversão básicos e diretos:
- Atração: quando o visitante do site ou blog é atraído por seu conteúdo;
- Consideração: quando o visitante muda de estágio para lead ao entrar em contato com sua empresa;
- Conversão: quando o lead efetivamente realiza a compra do seu produto ou serviço.
Viu só, não tem segredo! Quanto mais você tiver esses pontos claros dentro da sua estratégia de negócio e processo comercial, mais simples será automatizar sua atuação e ter um pipeline eficiente e sempre atualizado.
Tenha um sistema de apoio
Não se iluda! Sem organização nada disso funciona. Ter uma base para centralizar todas as informações do seu lead é essencial para que seu pipeline funcione. Do contrário, o que você pretende atualizar? E onde?
Um sistema de gestão de leads pode te ajudar não apenas a captar todos os leads que estão entrando em seu funil de vendas, quanto controlar históricos, contatos, interesses, origem e cada passo executado ao longo do pipeline, bem como facilitar o acompanhamento do seu time de vendas para tornar a conversão muito mais positiva.
Acompanhe seus resultados em tempo real
Já falamos aqui no blog sobre como acompanhar seus KPIs e indicadores é importante, não é mesmo? Então tenha bem claro em mente o que são métricas de vaidade e métricas que realmente importam para conseguir acompanhar seus resultados em tempo real.
Só com esse olhar criterioso e estratégico você poderá manter seu pipeline ativo, atualizado e enxuto. Aliás, quando mais simplificado ele estiver, mais simples será de identificar também os pontos falhos, correção e ajustes para otimizar seus resultados. Um sistema de gestão de leads também pode ser essencial para ajudar neste processo.
Vamos começar?
Que tal conhecer melhor o Followize e entender como um sistema de gestão de leads pode ajudar sua empresa a manter o pipeline a todo vapor?
Veja também: