Sua empresa está fazendo negócios através da internet? Confira cinco dicas para aumentar as vendas através do ambiente digital.
Há pouco mais de cinco anos atuando com e-business em empresas de diversos portes e segmentos, tenho visto a grande dificuldade, seja ela por falta de cultura digital e/ou definição de processos na implementação do modelo de negócio nas corporações.
O fato é que, estamos em uma crescente constante quanto a utilização da internet, tanto em tecnologia, quanto à pessoas conectadas. Mas e a sua empresa, está fazendo negócios neste ambiente?
Separei cinco dicas para auxiliar empresas que estão pensando em implantar ou com dificuldade na gestão do modelo de negócio:
1. Processo Interno
Do planejamento estratégico à equipe de vendas, todas as etapas e processos devem ser bem definidas. Qual equipe de vendas receberá os leads e como será feita a entrega?
2. Ambiente de Conversão
O desenvolvimento das plataformas de negócio (sites e landing pages) devem ter atenção especial quanto ao fluxo de navegação (usabilidade) do usuário até os pontos de contato (formulários que geram leads).
3. Gestão de leads
O atendimento dos leads pela equipe de vendas não difere muito do padrão, algumas peculiaridades devem ser levadas em consideração, como por exemplo o tempo de atendimento, que influencia diretamente na taxa de conversão.
O volume de leads pode ser um problema caso a empresa não utilize um funil de vendas (pipeline) para gerenciar os contatos.
4. Análise de equipe
Algumas perguntas devem ser prontamente respondidas, como por exemplo:
Em qual etapa do processo estou estou perdendo vendas? Qual meu tempo médio de atendimento? Quanto tempo dura em média o meu processo de compra? Quais os principais motivos de declínio? Qual a previsão de faturamento (forecast)?
Identifique problemas e replique boas práticas.
5. Análise de mídia
Saiba o retorno obtido de cada ação, custo por lead e venda, qual o veículo/formato teve melhor performance e otimize o investimento em mídia.
Dica extra
O Followize é uma ferramenta de follow-up de vendas online que permite o acompanhamento dos resultados através de uma plataforma que clareia o caminho que o consumidor faz da mídia à venda. Conheça todas as funcionalidades do sistema.