Em tempos de crise, existe a necessidade de recuperar o fôlego financeiro das empresas, e visto como uma área que representa despesas, muitas vezes intangíveis aos olhos dos CEO’s, o Marketing é um dos primeiros departamentos a receber cortes.
Neste momento, os profissionais devem estar munidos de dados e números que darão argumentos sobre o melhor uso dos recursos destinados à área, visto que as ações de marketing devem impactar diretamente no volume de negócios gerados para a empresa.
Para cada ação há um investimento, sendo assim, é necessário analisar os resultados obtidos. No post anterior falamos sobre o valor pago por audiência, lead e venda, hoje completaremos falando sobre ROI – Sigla para Return on Investment, que em português significa retorno sobre investimento, é a relação entre dinheiro ganho ou perdido através de um investimento.
A fórmula para calcular o ROI é simples: (Lucro / Investimento) x 100. Exemplo:
A análise pode ser feita de maneira geral e individual (por ação ou mídia), assim será possível ter uma visão mais clara do retorno financeiro obtido e servirá de parâmetro para futuras tomadas de decisões.
Disponibilizamos uma planilha para auxiliar no cálculo, faça o download gratuito clicando aqui.