As instituições de ensino podem superar os desafios na temporada de matrículas que iniciou recentemente durante a pandemia. E a gente mostra como!
A temporada de matrículas iniciou e ligou o alerta para as instituições de ensino. Afinal, como atrair alunos e incentivar o investimento em conhecimento com o cenário da pandemia e crise financeira atual?
Mesmo que o desafio seja real, as instituições não podem ficar paradas esperando a retomada da normalidade. Para isso, precisam se reinventar para atrair alunos e manter a continuidade do negócio do jeito mais positivo possível.
Quer conhecer as principais dicas para sua instituição de ensino enfrentar essa temporada de matrículas com força e sem prejuízo? Então, continue lendo até o final e coloque as dicas em prática. Boa leitura!
Gestão de leads
Não tem jeito, a gestão de leads é o modo mais acionável para qualquer instituição trabalhar nesse momento. É preciso analisar cada contato, sejam muitos ou poucos, para convertê-los em novos estudantes com flexibilidade e dinamismo.
O atendimento personalizado é importante para conhecer a maior dificuldade dos alunos no momento atual. São dificuldades de falta de dinheiro ou de opções na forma de pagamento? Esses alunos podem assistir aulas online ou será preciso se adaptar?
As perguntas acima, entre outros casos que surgirão, vão possibilitar o planejamento ideal para a temporada de matrículas que está aberta. Assim, é possível separar as categorias de problemas e agir pontualmente para resolvê-las e evitar o prejuízo para o negócio.
Então, invista na gestão de leads para conhecer seu público e, assim, atendê-los de forma adequada.
Atender às necessidades
Nesse momento de temporada de matrículas, tenha em mente de que a sua instituição de ensino precisará ser flexível para conquistar novos alunos. Para isso, ela terá que pensar em soluções e trabalhar para atendê-las. Conheça os principais casos:
Questões financeiras
A crise financeira pegou muitas famílias desprevenidas. No caso do ensino de crianças e jovens, a saída foi mudar para instituições públicas para, assim, permitir que os alunos continuem seus estudos com o mínimo de qualidade.
E, nesse caso, como ficam as instituições de ensino?
As escolas e faculdades particulares precisam enfrentar o problema de frente para não fecharem as portas, o que pode ser um grande desafio. Assim, a opção é entender cada questão financeira e oferecer soluções viáveis para os alunos.
Mas, independente do tipo de instituição, é preciso agir para aproveitar a temporada de matrículas.
A flexibilidade no pagamento, por exemplo, é uma opção viável para algumas empresas. Financiar um curso de 2 anos com pagamento em 4 anos pode ser uma saída interessante, caso a instituição tenha condições de arcar com a modalidade.
Outra opção é oferecer soluções de quitação de débitos para os alunos inadimplentes. Ao possibilitar que eles paguem suas dívidas corretamente, é possível fazer com que retornem e continuem na jornada de conquista do tão sonhado diploma.
O importante, nessa hora, é tentar entender os alunos e, se possível, facilitar a sua retomada aos estudos.
Questões de qualidade das aulas
Sabemos que a necessidade de transformar aulas presenciais em remotas, para muitos casos, foi um verdadeiro fracasso. E tudo bem, com as instituições sendo pegas de surpresa, não houve muito tempo para uma boa estruturação.
No entanto, agora a temporada de matrículas envolve o recomeço das aulas no próximo ano. Nesse sentido, a instituição terá tempo para estruturar seu modelo online de aulas para oferecer a maior qualidade aos envolvidos — sejam professores ou alunos.
E além de oferecer uma modalidade que funciona, é preciso ouvir e corrigir os eventuais problemas que apareçam. Para isso, precisam estreitar o relacionamento com os discentes e colocar em prática as melhorias solicitadas — o que for possível, claro.
Essa transparência em buscar aulas de qualidade, seja em uma modalidade remota ou semipresencial, fará os alunos se engajarem e continuarem ativos em sua formação. Assim, as instituições de ensino terão o capital necessário para manter as finanças em dia e se planejarem para o pós-pandemia.
Questões de estrutura
Muitas pessoas não têm um acesso rápido de internet em casa, o que acaba comprometendo o acompanhamento das aulas ministradas online. Com a gestão de leads essa história pode mudar e mesmo essas pessoas sem uma estrutura adequada podem voltar a acompanhar as aulas.
Uma alternativa pode ser o oferecimento de espaços seguros dentro da instituição para que esses alunos assistam às aulas remotamente. Com o devido espaçamento entre mesas, além da execução de boas práticas sanitárias, os alunos poderão continuar com sua rotina de estudo.
É claro que é uma adaptação, mas o período de pandemia exige atitudes excepcionais, que protejam os seres humanos e, claro, que mantenham a saúde financeira das instituições. Para isso, o conhecimento do lead é essencial durante essa temporada de matrículas.
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Temporada de matrículas: é hora de converter os leads em alunos
Como vimos ao longo do conteúdo, os desafios são imensos na temporada de matrículas que se aproxima. Mesmo que eles existam e sejam duros, as instituições podem achar soluções viáveis para converter os leads em alunos pagantes.
Para isso, precisarão de um refinamento maior na gestão de leads. Afinal, o conhecimento dos interessados permite encontrar soluções adequadas para que as aulas continuem sem grande impacto.
E nesse sentido, a Followize tem uma grande solução para o gerenciamento de leads eficiente e prático. Com o sistema concebido para essa função específica, você terá condições de conhecer o público e personalizar soluções para cada caso.
Dessa forma, conseguirá superar esse momento tão delicado para garantir que o futuro seja próspero, com muitos alunos e, principalmente, com a saúde financeira em dia. Solicite um contato personalizado e conheça mais nossa solução!