Conheça dicas essenciais para atender a crescente demanda das vendas online e, assim, aumentar o faturamento da empresa e a satisfação dos clientes.
O gerenciamento de vendas online é um dos grandes desafios de empreendedores brasileiros, visto que 2020 foi um ano extremamente positivo para o comércio virtual. Só no primeiro semestre do ano passado, houve um aumento de 47% das vendas apenas nos e-commerces brasileiros — o setor de serviços não divulgou seus números até o momento.
E esse número foi tão significativo que já representa a maior alta nos últimos 20 anos. Se a pandemia afetou gravemente alguns segmentos do mercado, as vendas online surgiram como a salvação de muitos negócios em nosso país.
Assim, mesmo com a eventual volta à normalidade na circulação de pessoas em lojas físicas, muitas empresas tendem a continuar nesse modelo que se mostrou eficaz. Portanto, cada vez mais será necessário fazer um bom gerenciamento de vendas online para atender essa demanda com qualidade.
Quer conhecer as principais dicas para manter os clientes satisfeitos nas compras online e, da mesma forma, impactar positivamente o faturamento da empresa? Então, confira as 5 dicas que preparamos sobre o tema. Boa leitura!
1. Crie processos eficientes de distribuição de leads
Para empresas que vendem serviços ou produtos de preço mais elevado, a condução da negociação pode levar alguns dias até ser concretizada. A compra/aluguel de uma casa, a aquisição de cursos e até produtos de telecom, por exemplo, podem exigir uma dinâmica específica de gestão dos leads.
Assim, empresas que apostam no modelo online para vendas precisam se preparar para atender os futuros clientes da melhor forma possível. Para isso, a distribuição dos contatos interessados pode ser realizada com base em alguns critérios, que veremos logo abaixo.
Dependendo do valor do ticket negociado, pode ser interessante enviar o lead para um vendedor mais experiente. Negociações mais “difíceis” exigem mais experiência dos vendedores, o que também vai aumentar as chances em cada negociação.
E esse tipo de característica também precisa ser expandida para outros pontos que facilitem ou dificultem a venda. Portanto, um gerenciamento de vendas online bem feito vai levar em conta o comportamento dos interessados para se adaptar, da melhor forma possível, à realidade e, por consequência, elevar os resultados organizacionais.
Sendo assim, mapeie seus vendedores e os critérios que podem impactar na taxa de conversão de vendas para distribuir os leads da melhor forma possível. Em tempos de alta concorrência, é preciso maximizar os resultados sempre que possível.
Leia também: Criando uma dinâmica de distribuição de leads eficiente
2. Invista na qualidade do atendimento
Apesar do gerenciamento de vendas online ser bem parecido com o modelo físico, é preciso se atentar especificamente com a qualidade do atendimento no segmento virtual. E isso acontece pela quantidade de informações que um usuário recebe a cada minuto enquanto navega na internet.
Portanto, qualquer motivo — que o lead considere importante — pode encerrar seu interesse naquilo que você vende.
Dessa forma, o atendimento prestado aos usuários precisa ser de extrema qualidade e rápido. Cada segundo perdido vai aumentar as chances do prospect procurar a concorrência e, assim, tirar as preciosas vendas da sua organização.
Então, a dica para um ótimo gerenciamento de vendas online é investir na qualidade e capacidade de atendimento, seja dos vendedores ou de outras áreas, como é o caso do sucesso do cliente, para que sua empresa aumente os resultados das vendas virtuais.
Para fazer isso, invista em treinamento, definição de processos e no monitoramento constante dos atendimentos realizados.
Leia também: Como transformar o processo de atendimento comercial em seu maior aliado
3. Recupere os leads que esfriaram
Outra dica importante no gerenciamento de vendas online é recuperar os leads que “esfriaram” e acabaram perdendo o interesse na negociação. Nesse ponto, saiba que é muito comum isso acontecer, mas tenha consciência de que o processo pode ser revertido, caso você aposte em estratégias para essa finalidade.
Existem várias maneiras de recuperar as negociações que não avançaram. O marketing digital, por exemplo, é uma ótima saída nesse quesito. Com estratégias de remarketing em redes sociais e no Google, além de outras formas existentes, é possível reacender o desejo e a necessidade de compra no lead.
Portanto, também é essencial pensar em estratégias que ajudem a recuperar os leads e, principalmente, investir regularmente nelas. Você verá que os índices de conversão podem aumentar bastante com a recuperação de negócios perdidos.
Leia também: Como trabalhar um lead frio e aumentar sua taxa de conversão
4. Defina um plano de metas de conversão de leads
Se você já se preocupou com a distribuição de leads, investiu no aprimoramento da equipe e definiu estratégias para recuperar as negociações que esfriaram, é hora de acompanhar as ações com indicadores de desempenho.
De nada adianta investir tanto tempo e dinheiro em ações de melhoria da equipe, se você não souber o que funciona ou não. É claro que é importante planejar e executar, mas o que vai garantir que os esforços estão funcionando são os resultados — comprovados — do seu gerenciamento de vendas online.
E acredite: muitas empresas ainda desconhecem o poder dos dados para o negócio. Em um levantamento recente, realizado pela ASG, foi constatado que 64% das empresas analisaram as informações de forma equivocada, o que resultou na perda de negócios, multas por conformidade e reversão de decisões comerciais.
Portanto, definir metas, acompanhá-las e tomar decisões assertivas com base na análise de dados é um dos segredos do gerenciamento de vendas online. Lembre-se disso e aplique o conceito com maestria.
5. Aposte em um software especializado
A última dica sobre o gerenciamento de vendas online é apostar em sistemas especializados para a gestão e distribuição dos leads. Como a tendência do modelo é, cada vez mais, receber um grande volume de pessoas, ter um software especializado nessa tarefa é obrigatório para empresas do mundo virtual.
Nesse ponto, o Followize é o sistema que sua empresa precisa para fazer um gerenciamento de vendas online com qualidade e eficiência. Desde a distribuição dos leads até a emissão de relatórios, o software de gestão de leads vai potencializar as suas vendas pela internet.
Portanto, se a sua empresa precisa atender a demanda de vendas virtuais, proporcionando que o time de vendas trabalhe de forma organizada e eficiente, o Followize poderá te ajudar nessa tarefa.
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