Aumentar seu público com o apoio de uma boa gestão de leads pode ser o caminho para vencer a concorrência e trazer crescimento para sua escola ou universidade.
A busca pela profissionalização deixou de ser, há anos, apenas uma escolha. É uma necessidade para que um profissional possa se posicionar no mercado de trabalho e encontrar melhores oportunidades de crescimento.
Mas esse processo não se resumo apenas à graduação, especializações, MBAs e cursos técnicos ou escolas de idiomas. Tendo em mente que a educação é o princípio básico de formação para a sociedade, existe um gigantesco nicho de oportunidades que pode ser explorado pelas empresas do setor e gerar, com o apoio da gestão de leads, um forte crescimento aos negócios.
Entenda mais no post de hoje!
Um setor com muitas oportunidades
O fluxo da busca por uma boa educação começa cedo, desde a infância, quando muitos pais preocupados com o futuro dos filhos pesquisam as melhores escolas para construir uma base educacional sólida e prepara-los para o futuro. Passada essa etapa, então, o próprio jovem passa a tomar suas escolhas sobre qual curso fazer, qual universidade escolher ou que novo idioma aprender.
E ciclo não termina nunca. Quando já está no mercado, o profissional busca atualização, conhecida também como a tal “educação continuada”. Precisa se manter em dia com as tendências, novidades e a evolução de sua própria essência profissional. Então ele procura por cursos de extensão, novas graduações especializadas ou mesmo cursos de curta duração que possam apoiar seu conhecimento técnico.
Mas existe ainda um outro importante alvo potencial para as escolas que atuam com especializações: as empresas! Hoje é parte fundamental da gestão de pessoas do corporativo oferecer treinamentos e cursos para capacitar equipes e otimizar o desempenho de seus colaboradores na busca por melhores resultados. E forma-se, então, mais um gigantesco mercado focado para atuação de escolas e empresas de treinamento atuarem.
Tudo isso gera um mercado repleto de vertentes em que muitas escolas e universidades de ensino lutam para conquistar cada novo aluno como uma meta essencial para o seu crescimento. E a briga muitas vezes é dura. Mas é preciso pensar primeiro: como esses alunos chegam até as escolas e centros de ensino de modo geral? E a resposta, que você já pode até imaginar, está no próximo tópico.
O mercado nunca foi tão amplo
Naturalmente o primeiro caminho para encontrar uma boa escola ou instituição de ensino é a indicação. As pessoas querem referência sobre um bom curso ou padrão de ensino antes de se matricular num compromisso de longo prazo e alto investimento.
No entanto, existe uma forte mudança no comportamento do público para a busca por referências, cursos e indicações através da internet. O universo digital tomou conta do consumidor. Isso é um fato inegável e fará cada vez mais parte do nosso dia a dia. E não seria diferente no setor educacional.
A grande vantagem disso é que as escolas mais bem preparadas podem sair ganhando um público muito maior do que o efeito boca a boca sozinho poderia gerar. Sobretudo quando entramos no nicho de cursos de curto e médio prazo e formação profissional.
Mas é importante saber atuar estrategicamente para não deixar essas oportunidades escaparem! Imagine que, da mesma forma que um aluno chega até o seu site, ele também já pode ter acessado outras dezenas de referência concorrentes e uma carga enorme de informações para pesquisar as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.
O que irá torna-lo seu cliente, então, será o tipo de material que você oferece, as referências que você disponibiliza e o seu potencial de retorno para quem se mostra interessado. E é aí que entra o papel da gestão de leads!
Como a gestão de leads pode te ajudar?
Se você é iniciante no mundo da gestão de leads, então o primeiro passo é entender do que se trata esse conceito e como ele pode te ajudar a conquistar mais alunos e fazer mais vendas.
Imagine se cada aluno interessado pudesse demonstrar isso para que alguém da sua equipe possa abordá-lo com mais informações e, possivelmente, gerar uma venda. Seria perfeito, não seria?! “Ah, mas no universo digital eu não consigo falar com as pessoas como acontece pessoalmente”.
Resposta errada. Consegue sim! A diferença é que você precisa se adaptar ao mundo das vendas online. E é muito mais simples do que você pensa.
Se você fizer a lição de casa direitinho com a equipe de marketing e já colocou para rodar as ações que vão deixar sua empresa em evidência na internet, então agora é hora de revisar se os seus CTAs estão todos favoráveis à geração de oportunidades e aguardar até que elas comecem a pingar no seu pipeline. Aí é só colocar seu time em ação e correr para o abraço!
O grande desafio é lidar com o volume que essa ação pode gerar. Pensando em termos de quantidade, organizar e gerir todas as etapas de negociação em larga escala, como é o caso do setor educacional, pode se tornar um pesadelo se o processo não for bem ajustado. Então você precisa de um bom planejamento para o ciclo de vendas e uma ferramenta que apoie sua jornada pelo processo.
Separamos algumas dicas infalíveis para te ajudar nessa missão:
- Crie CTAs poderosos: Quando você coloca uma página no ar para divulgar um curso, tenha sempre em mente que precisa criar um atrativo para captar os contatos que tem interesse ou mesmo que desejam agendar uma prova (melhor ainda!). Tenha um CTA para que possam se inscrever e sua equipe possa contatá-los na sequência, dando continuidade ao contato e facilitando o caminho pela escolha de sua instituição.
- Capriche na distribuição de leads em períodos de sazonalidade: O tempo de resposta para um contato interessado pode ser o fator decisivo para a tomada de decisão. E responder um lead com agilidade só é possível quando você tem uma distribuição eficiente das oportunidades entre seu time de atendimento comercial. E e você já trabalha com ensino há algum tempo, sabe que sazonalidade é um fator de peso neste setor. Os períodos de final/início de ano e virada de semestre são sempre épocas de intensa procura para quem quer iniciar novos ciclos. Com a distribuição de leads você amplia as possibilidades de atender mais público e manter sua equipe no comando da situação.
- Tenha o histórico de seus contatos: Quantos alunos deixam de se matricular em um curso por esperar algum tipo de retorno? Seja a resposta de uma avaliação ou vestibular, o término da pesquisa por possibilidades ou mesmo a confirmação da empresa sobre o patrocínio financeiro do curso. Em todos os casos, ter cada detalhe registrado pode te ajudar a retomar o contato com o lead algum tempo depois ou mesmo no futuro, para validar se ainda existe interesse e resgatar oportunidades frias em outro momento.
- Crie alertas para manter seu time ativo: Com tantas atribuições no dia a dia, nem sempre sua equipe lembra de todas as tarefas que precisa executar. Mas se você programa alertas para que elas possam ser acionadas sempre que um novo lead entra no pipeline ou quando for o momento de fazer follow up, fica muito mais simples. Imagine o efeito de impacto em um cliente quando sua equipe liga para ele apenas 10 minutos após ele fazer um cadastro de interesse em seu site? Ponto positivo para sua marca e mais um cliente para a carteira.
- Nunca deixe de fazer follow up: Depois da lei da agilidade, essa é a máxima que mais pode gerar conversões para seus leads. A maior parte das decisões é tomada entre o quinto e o décimo segundo contato. Então se você desistir do follow up, pode estar perdendo uma infinidade de oportunidades.
- Conte com um bom sistema de gestão de leads: Tudo que você viu agora pode dar um trabalho gigantesco para sua equipe se você não contar com o apoio de uma ferramenta para fazer sua gestão de leads no setor educacional. A tecnologia permite que você automatize todo seu processo de atendimento comercial, fazendo desde a distribuição de leads, emitindo alertas para ninguém esquecer do follow up e impressionar cada novo lead e ainda mantém o registro de tudo que acontece para seu time nunca se perder em uma negociação. Além disso, você também consegue ter uma visão completa do seu negócio com relatórios específicos sobre as vendas, metas, leads e o desempenho da equipe, trazendo mais segurança e agilidade para a tomada de decisões e seu planejamento estratégico.
Agora é só colocar tudo em prática e garantir bons negócios no setor educacional!
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração do sistema da Followize para saber como gerenciar com eficiência a gestão de leads em sua instituição de ensino.