Descubra algumas técnicas e boas práticas para fazer uma gestão de leads eficiente para seguradoras
A gestão de leads para seguradoras não precisa ser um assunto muito complexo, já que é possível aplicar estratégias simples e que, com uma boa execução, proporcionem resultados excelentes em médio e longo prazo.
Para que isso aconteça, a primeira mudança é a de mindset, onde é preciso entender que organização, processos bem definidos e uma execução constante serão etapas obrigatórias para conduzir um lead até o fechamento do negócio sem erros.
Assim, se você busca técnicas e boas práticas para fazer uma gestão de leads para seguradoras eficiente, não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos sobre o tema. Leia até o final para aprender!
Utilize o marketing de conteúdo em seu favor
Um marketing de conteúdo bem planejado e executado ainda funciona muito bem. No entanto, é preciso que essa estratégia faça parte da cultura da seguradora, onde os colaboradores fiquem engajados em gerar valor aos leads por meio dos conteúdos.
De forma geral, esse material vai atuar nas três etapas básicas do funil, seja o topo, meio ou fundo do mesmo. Desse modo, seja para atrair leads, se mostrar como uma solução viável de seguros ou influenciar na decisão de compra, os conteúdos serão grandes aliados nesse assunto.
Assim, é essencial apostar em artigos otimizados para SEO, e-books, infográficos, vídeos, posts em redes sociais, e-mails e no próprio site, que pode gerar muito valor por meio de uma comunicação feita e pensada para o público-alvo.
E aqui é importante reforçar um ponto: o marketing de conteúdo não dá resultado do dia para a noite; é preciso de consistência e tempo – além do conhecimento técnico, claro – para que a máquina de geração de leads comece a funcionar e não pare mais.
Seja atraindo novos contatos ou influenciando no fechamento de negócios, aposte nessa ideia para fazer uma boa gestão de leads.
Mostre seu produto além do óbvio
Como uma seguradora, é claro que os leads devem esperar uma boa cobertura para seu carro, casa ou qualquer outro item que esteja protegido. Mas esse é o mínimo que você deve fornecer, então, a dica aqui é ir muito além do óbvio ao divulgar seu serviço.
Além da proteção, o que mais sua seguradora oferece para os clientes? Nesse ponto, você precisa mostrar seu produto além do que é esperado que ele faça. Por exemplo:
● Mais comodidade: em caso de sinistro, os clientes só precisam acionar a seguradora e todo processo burocrático será feito por uma equipe especializada;
● Mais tempo para fazer outras tarefas: ao reduzir a burocracia para contratar o seguro, o cliente fica protegido mais rapidamente, o que evita que o mesmo perca um tempo precioso até a conclusão do negócio;
● Mais liberdade para escolher: caso sua seguradora ofereça planos flexíveis, que não exijam longos contratos, isso precisa ser evidenciado na comunicação. O cliente chega pela proteção, mas os pequenos detalhes fazem a diferença no fechamento.
Assim, é importante enfatizar que esses são apenas exemplos, então você precisa entender o que seu serviço oferece além do óbvio para, desse modo, usar como argumentos de conquista – e gestão – dos leads.
Crie uma área de sucesso do cliente
Para fazer uma boa gestão de leads em uma seguradora é importante entender o motivo que faz cada contato optar por outra empresa ou, principalmente, escolher o seu serviço. Seja no momento da venda ou da recusa, a informação é uma arma importante para poder agir.
Sendo assim, o time de sucesso do cliente precisa te ajudar nesse entendimento para que isso impacte diretamente na taxa de conversão das vendas. Outro ponto importante é a qualidade do atendimento, que precisa conquistar um lead ao ponto de fazer com que ele retorne para comprar de você no futuro.
Portanto, se você perceber, a gestão dos leads vai muito além dos interessados em contratar um seguro, ela passa pela construção de um relacionamento com cada contato da sua base, o que proporciona que negócios perdidos hoje sejam ganhos amanhã.
Leia também: Passo a passo da qualificação de leads
Estabeleça processos, execute-os e conheça os resultados
Para que a gestão de leads ocorra sem problemas, é preciso estabelecer processos eficientes e mensuráveis. Ao utilizar o marketing de conteúdo para gerar e converter leads, por exemplo, quais serão as estratégias e com qual periodicidade os conteúdos serão produzidos e divulgados? E melhor: quais foram os resultados conquistados com isso?
Na parte de um orçamento que foi enviado, qual é o prazo para fazer um follow up e como será realizada cada tentativa? Será via telefone, e-mail ou whatsapp? E mais: quais vendedores estão fechando vendas e quais estão tendo dificuldades?
Nessa hora, os processos serão cruciais para te dar consistência no trabalho. Então, planeje bem, execute com maestria e conheça o que funciona ou não – e faça correções de rota sempre que for necessário.
Invista na gestão de leads da seguradora
Para conseguir tirar do papel uma gestão de leads eficiente, será preciso investir pesado em pessoas e tecnologias durante todo o processo.
No caso do marketing de conteúdo para a geração/conversão dos contatos, por exemplo, você vai precisar de um site moderno, um blog rápido, profissionais dedicados para o planejamento e execução de campanhas, investimento em anúncios e também em ferramentas de marketing, como formulários de captura de contato, softwares de automação e disparos de e-mail marketing.
Já para a área de sucesso do cliente, é preciso investir em capacitação para que os colaboradores tenham condições de conduzir um atendimento diferenciado e personalizado, que resolva os problemas dos clientes e, em caso de uma negativa, descubra os verdadeiros motivos da mesma.
Assim, como podemos ver, tudo depende de um bom investimento, seja em tempo, pessoas e ferramentas. Desse jeito, será possível melhorar consideravelmente a gestão de leads na sua seguradora, pode apostar.
Conheça o Followize
Por último, para que a gestão de leads fique completa e mais ágil, você vai precisar de um software especializado em gerenciar cada contato, independentemente do estágio que o mesmo está.
Assim, o Followize certamente poderá te ajudar nessa tarefa. Com recursos de distribuição, gerenciamento, acompanhamento e vários relatórios para auxiliar e agilizar as tomadas de decisões, o sistema é a tecnologia ideal para sua seguradora.
Portanto, se você precisa profissionalizar sua gestão de leads e melhorar seus resultados, solicite um contato personalizado agora mesmo e junte-se aos cases de sucesso de empresas que cresceram com essa solução inovadora.