Trabalhar com uma gestão de leads eficiente pode ajudar seu time a reduzir o ciclo de vendas e aumentar seu potencial de conversões e sua escala de vendas.
O ciclo de venda do seu negócio é um item de extrema importância para definir seus ganhos e sua estratégia com base no potencial de vendas de sua equipe. E quando o assunto são vendas online, trabalhar a gestão de leads a favor do seu ciclo de vendas pode ser o segredo para acelerar algumas conversões e até mesmo reduzir um pouco o período de todo ciclo previsto.
Se você quer ganhar escala em suas vendas e elevar os resultados, veja algumas dicas que podem ajudar a diminuir o ciclo de vendas e apoiar seu time em uma gestão mais eficiente.
Inspire sua equipe
O maior segredo para um time vencedor está na liderança. Se você trabalha com metas tangíveis e inspira sua equipe a alcança-las, tornando-as parte do processo de crescimento da empresa, fica mais fácil criar o engajamento que gera resultados.
Mas isso não se resumo apenas à inspiração motivacional. Treine sua equipe, recicle conhecimento e deixe todos a par do cenário em que a empresa está e o que pretende alcançar. Assim eles trabalharão para fechar mais vendas em um menor espaço de tempo e correr atrás das metas e objetivos para colecionar conquistas.
Tenha um funil de vendas bem definido
Você precisa conhecer as etapas da jornada de compra do seu lead e o seu funil de vendas. Ter clareza sobre esse caminho é que ajudará sua equipe a conseguir reduzir o ciclo de vendas, já que é com base em cada fase que eles saberão quais barreiras podem encontrar e que argumentos utilizar para driblá-las com mais facilidades antes mesmo que se tornem barreiras reais do processo comercial.
E lembre-se que sempre é importante atualizar e alinhar o funil. O mercado muda e o perfil do seu lead também.
Controle o histórico do seu lead
A primeira arma estratégica para acelerar um ciclo de venda é conhecer muito bem o seu lead. Quando você sabe com quem está lidando, quais suas necessidades, desejos, emoções e contrapontos, fica mais simples criar empatia com um discurso comercial direcionado e comer etapas para avançar no processo.
Mas tudo isso só é possível quando você tem um controle detalhado do histórico do seu lead, sabendo exatamente sua origem e todas as ações que ele teve em relação ao seu produto ou serviço, bem como as conversas anteriores do seu time de vendas. Um bom sistema de gestão de leads pode auxiliar nesse controle, facilitando o trabalho do seu time no dia a dia.
Crie condições favoráveis
Muitas vezes o lead pode ainda não estar totalmente pronto para a compra, mas já encaminhado. Nesse caso, há algumas estratégias que podem ser aquele empurrãozinho que faltava para adiantar a tomada de decisão e reduzir o ciclo de venda.
Criar ofertas especiais por tempo limitado, por exemplo, é uma alternativa. E se o seu time está alinhado com o histórico do lead, vai saber exatamente qual pode ser aquela oferta matadora que derruba qualquer contra-argumento do seu lead em favor da compra.
O relacionamento com seu lead nunca termina
Já falamos algumas vezes sobre isso aqui no blog: uma vez lead, lead para sempre.
Além de ser um caminho para a recompra, o lead que se torna um cliente satisfeito vai falar bem do seu produto para o círculo de conhecidos e gerar novos leads potenciais para o seu negócio. Então não esqueça seu lead só porque ele finalizou a compra.
Manter um relacionamento de pós-venda pode ser mais econômico e atrativo para reduzir o ciclo de vendas do que convencer novos leads sobre os pontos favoráveis do seu produto.
Utilize um software de gestão de leads para manter o timing da venda
Com informações desorganizadas e descentralizadas, qualquer processo já ganha etapas a mais que vão atrasar e aumentar o período do seu ciclo de vendas.
Mas a tecnologia pode ajudar a reduzir esse impacto com um sistema de gestão de leads, onde todo processo de atendimento comercial pode ser automatizado, trazendo mais produtividade para sua equipe e reduzindo o ciclo da jornada de compra.
Solicite uma demonstração com Followize e entenda como um software pode ajudar sua equipe a reduzir o ciclo de vendas: