Conheça as principais vantagens de integrar o departamento de marketing e vendas da sua empresa para buscar resultados melhores, além de dicas importantes sobre o tema.
A falta de integração entre o departamento de marketing e vendas pode ser uma grande barreira para o sucesso comercial. Quando esses dois times não conversam — e até competem entre si — a companhia tem menos chances de alcançar sucesso no mercado.
E essa informação pode até parecer estranha, mas essa desunião é muito comum nas corporações. Mesmo que não existam estatísticas oficiais, sempre é possível descobrir uma história de algum problema de relacionamento entre os times.
Coisas como “o time de marketing não gera leads qualificados” ou “os vendedores não aproveitam os leads que geramos” são frases recorrentes em empresas de portes distintos. Então, para acabar com esse problema, é ideal integrar as áreas e conquistar vantagens, até então, inimagináveis.
Sendo assim, preparamos um conteúdo especial com 7 motivos para você começar a repensar a relação e integrar o departamento de marketing e vendas a partir de hoje. Boa leitura!
1. Maior conhecimento sobre o público
O primeiro benefício para a integração do departamento de marketing e vendas é a possibilidade de conhecer mais o público-alvo da empresa. E mesmo que seja uma companhia estabelecida, é importante evoluir a persona para que as estratégias de marketing — e abordagens comerciais — não comecem a falhar.
Desse modo, a união dos departamentos permite que marqueteiros e vendedores trabalhem em conjunto na cocriação do perfil ideal de cliente da empresa. E como sabemos, muitos profissionais pensando em um mesmo problema aumentam o nível de inteligência e eficiência das ações.
2. Preocupação compartilhada sobre metas e objetivos
Da mesma forma que criam os públicos em conjunto, a preocupação compartilhada sobre metas e objetivos vai possibilitar mais união entre o departamento de marketing e vendas da sua empresa, pode apostar.
A participação de todos os membros da equipe na definição dos objetivos vai proporcionar maior alinhamento e, da mesma forma, comprometimento pela busca dos resultados. Afinal, a falha de uma equipe é a derrota de ambos.
3. Geração de leads mais qualificados
Com a persona bem definida — ou, pelo menos, em constante evolução — e o alinhamento de metas e objetivos, também teremos uma consequência bem interessante: a geração de leads mais qualificados.
E isso é verdade pelo compromisso que os dois times têm nos resultados empresariais. Como a integração une a rotina das equipes, os problemas e conquistas também serão problema de ambas. Assim, a busca por leads qualificados é mais certeira e eficaz.
4. Otimização de resultados em médio e longo prazo
Uma consequência importante e diretamente ligada com os passos anteriores é a otimização de resultados em médio e longo prazo. Com os departamentos de marketing e vendas trabalhando em sincronia, será possível perceber uma melhora considerável em pouco tempo.
Obviamente, quando todos olham para a mesma direção — e se unem para alcançá-la —, temos uma probabilidade maior de otimizar resultados e conquistar os objetivos definidos de forma bem rápida. Boa notícia para o futuro da empresa.
5. Menos probabilidade de erros
Equipes dedicadas também têm menor chance de cometer erros graves e que coloquem o futuro do negócio em jogo. É claro que os erros ainda vão acontecer, mas eles possivelmente serão irrelevantes nesse sentido.
E isso acontece pelo monitoramento que o departamento de marketing e vendas fazem na condução dos negócios. Com muitos profissionais alertas e comprometidos com os resultados, a chance de erros será reduzida drasticamente, pode apostar.
6. Maior comprometimento dos colaboradores
E com todos os 5 passos anteriores acontecendo em sincronia, temos um resultado óbvio e percebido entre as duas equipes: o maior comprometimento dos colaboradores.
Nesse sentido, o comprometimento é o que vai permitir o atingimento dos resultados, mas também a continuidade do trabalho futuro. Portanto, incentivar o engajamento dos colaboradores vai possibilitar que muitos frutos bons sejam colhidos a longo prazo.
7. Maior satisfação na conquista dos resultados
Por último, um benefício importante e essencial para continuar fazendo esse ciclo funcionar: o nível de satisfação pela conquista dos resultados. Nesse sentido, após tanto comprometimento e cooperação entre as partes, as inevitáveis conquistas terão um sabor mais agradável nos departamentos de marketing e vendas.
Assim, o fato de trabalhar duro para conquistar resultados gera uma satisfação imensa na equipe. Por consequência, isso também vai permitir que o ciclo se repita cada vez mais, resultando em uma equipe mais engajada no trabalho.
Leia também: 6 dicas para vender mais e aumentar o faturamento da empresa
Melhore a integração da equipe com o Followize
Agora que seu departamento de marketing e vendas está integrado — ou a caminho desse alinhamento —, é hora de apostar em ferramentas que vão auxiliar ainda mais no desempenho das áreas, como é o caso do Followize.
O Followize é um sistema de gestão de leads com foco totalmente comercial, onde marketing e vendas vão trabalhar em conjunto para conquistar resultados verdadeiramente exponenciais.
Desde a distribuição de leads até a emissão de relatórios gerenciais, a plataforma tem todas as funcionalidades necessárias para equipes integradas trabalharem com alto desempenho. Conheça um pouco do sistema no vídeo abaixo:
Então, além de mudar o mindset das equipes, é importante dar ferramentas para fazer a mudança acontecer de verdade. Nesse sentido, o Followize é o software ideal para essa mudança na sua empresa.