Quando você coloca um endereço em um GPS, deseja obter como resposta o percurso até o local exato, correto? Não basta indicar um bairro aproximado. Com seu cliente também é assim. Quando concessionárias investem em anúncios, acabam erroneamente direcionando o tráfego de interesse para a home do site, o que gera uma insatisfação no lead diante de tantas informações. É por isso que resolvemos abordar no material um tema pertinente: landing page para concessionárias.
Se você ainda não ouviu o termo ou não sabe quais são as boas práticas relacionadas à estratégia de marketing, consideramos a leitura indispensável.
Afinal, o que é uma landing page?
Entre os recursos para alcançar os clientes e garantir que as metas de negócios sejam atingidas estão as landing pages, uma ferramenta eficiente para direcionar seu lead. A landing page é uma página de destino que aparece em resposta à pesquisa do usuário. Por ser uma página de conversão objetiva, visa capturar o lead, oferecendo a ele uma única oportunidade de ação através do call-to-action (CTA).
Ela pode ter como origem uma campanha feita nos mecanismos de busca, ação de disparo de e-mail marketing ou anúncio em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo.
Independente de onde vier o lead, a correta configuração dos parâmetros UTM ou rastreamento UTM é que permite identificar a origem e a quantidade de usuários que clicaram na campanha que resultou na LP. Através desta funcionalidade, pode-se monitorar qual origem performa melhor e, assim, otimizar a campanha para trazer ainda mais interessados em seu produto ou serviço.
Como criar uma LP para concessionárias
Para criar uma landing page para concessionária que encante o lead e o direcione ao preenchimento do formulário, algumas etapas são necessárias. Primeiro, estabeleça o objetivo da LP. Criar uma landing page genérica não é uma opção. Lançamento de um modelo 0km, interesse em seminovos, informações sobre consórcio, venda para taxistas, condições especiais para PcDs: cada tema deve ser tratado em uma LP diferente.
O próximo passo é elaborar o conteúdo gratuito persuasivo, tanto em texto, quanto imagens e layout (não esqueça da responsividade para um bom funcionamento em smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos). Com um título que chame a atenção, de forma objetiva e fotos em alta qualidade que gerem identificação do lead, ele terá a plena certeza que está no caminho certo.
O ponto seguinte é estimular o preenchimento do formulário através de uma oferta, desconto ou a cotação de veículo que esteja alinhada à persona e a etapa do funil de vendas em que ela se encontra.
Para estimular a criatividade da equipe de marketing e vendas, vamos compartilhar algumas ideias que podem ser adaptadas em sua concessionária e atrair leads, mas fique livre para explorar outras possibilidades.
Dicas para uma landing page de sucesso
- Que tal um ebook apresentando todas as etapas de um financiamento?
- Ou um vídeo com o depoimento e feedback de clientes reais sobre um determinado modelo de veículo?
- Você também desenvolver e oferecer uma calculadora que simula valores aproximados de parcelas para a aquisição do tão sonhado carro 0km.
- Quem sabe elaborar quiz descontraído sobre qual o modelo de seminovo da concessionária mais se encaixa com o perfil do lead?
As chamadas “levantadas de mão” em leads mais avançados para garantir desconto na compra de um determinado veículo também pode ser o objetivo do formulário.
Desta maneira, já com a devida parametrização da origem do lead, ele cairá para o time de vendas que está encarregado em dar sequência ao atendimento ou seguirá o fluxo dentro da jornada do funil para aquecimento. Para isso, é obrigatório solicitar ao menos um e-mail de contato e/ou um número de telefone (WhatsApp, de preferência).
Boas práticas para uma landing page
Para deixar ainda mais simples o desenvolvimento de uma landing page para concessionárias que atinja seu objetivo, ou seja, atraia a atenção do lead e gere a conversão, recomendamos algumas boas práticas. Confira e aplique:
- Clareza no objetivo da landing page (divulgar apenas um serviço ou produto)
Sabemos que a vontade de vender é grande, mas a de oferecer um material personalizado, rico e exclusivo ao lead deve ser maior. Não ceda à tentação de misturar os temas.
- Crie uma estrutura limpa para direcionar o lead ao formulário
Contar com muitas informações em uma landing page para concessionárias pode deixar o usuário perdido. Ele não sabe para onde olhar e foge. Faça o básico bem feito, limite as distrações e atraia o lead.
- Estruture um formulário simples e intuitivo sem muitos campos obrigatórios
Visando a conversão, evite poluir o formulário com campos que afastam o lead do preenchimento. Sabe aquele formulário que cansa só de olhar? Então, não use essa estratégia.
- Evite a inserção de links
Landing page não é o local indicado para inserir links que façam o lead abandonar a página. Queremos mantê-lo encantado pelo conteúdo disponível na LP para preenchimento do formulário.
- Desenvolva um layout atrativo
Cores contrastantes auxiliam neste momento, especialmente quando utilizadas de forma correta em um botão de conversão (CTA). Não há uma cor ideal, o recomendado é testar e monitorar os resultados.
Analise a taxa de conversão
Para descobrir se a landing page precisa ser otimizada, nada melhor do que calcular a taxa de conversão e monitorar.
O cálculo deve ser feito entre as conversões (visitantes que se tornaram leads) e a audiência total.
Por exemplo: se no período de um mês sua LP converteu 250 leads e recebeu 1000 visitantes, divida estes valores e multiplique por 100 para obter a taxa de conversão. Neste caso, 25%.
A conta fica assim: 250 / 1000 * 100 = 25% (sua taxa de conversão)
Caso queira aumentar a taxa de conversão, realize um teste A/B com imagens diferentes e ou CTA (localização, cor e/ou texto).
É importante testar cada uma das variáveis por vez, senão, você não conseguirá identificar o que resultou no aumento do número de leads qualificados que converteram na página.
Onde armazenar os leads gerados
Parece complicado gerenciar lead por lead em uma planilha de Excel, né? Se você quer escalabilidade, certamente contar com um CRM automotivo é a solução. Assim como uma landing page para concessionárias não deve ser muito abrangente, o CRM automotivo é feito para você. Ele é especializado em garantir o crescimento que sua concessionária precisa, automatizando a distribuição captura dos leads e agilizando a tratativa comercial do lead ao fechamento.
Encontrar um CRM automotivo eficiente está a um clique. A Followize, possui uma ferramenta de gestão de leads, que está no mercado há quase 10 anos aproximando clientes e tecnologia. Considerado um sistema SaaS (software como serviço, do inglês Software as a Service, uma forma de distribuição e comercialização de software) possibilita mais produtividade e aumenta os lucros para as empresas.
Aliás, você sabia que já são + de 1000 concessionárias utilizando a plataforma de gestão de leads da Followize? Inclusive com total integração ao WhatsApp, o que facilita a negociação. Confira um de nossos cases de sucesso e fique por dentro.