Facilitar o caminho da decisão de compra para um lead é fundamental para que suas chances de conversão aumentem e você possa garantir novas vendas sem desperdiçar energia. Saiba como uma landing page pode te auxiliar nesta missão!
Sabe quando você está caminhando na rua e passa ao lado de uma daquelas vitrines simplesmente impossíveis de ignorar? Uma daquelas lojas que, se não fosse por um cenário bem trabalhado através de um vidro, você jamais teria dado alguma atenção? Pois então, uma landing page é como uma dessas vitrines, só que na web!
Criada para oferecer conteúdo atrativo e uma oferta irrecusável, o principal objetivo dessa página é atrair o público e mostrar através de um layout simples, com poucas informações – mas eficientes! – quais são os motivos para ele adquirir seu produto ou serviço e por que ele deve fazer isso imediatamente.
Assim, se pensarmos nos 10 mandamentos da gestão de leads, podemos dizer que logo depois da agilidade como primeiro mandamento, o segundo é atração, seguido pela retenção. E uma landing page pode ser um importante caminho para a lei da atração no universo das vendas.
No post de hoje você vai entender porque deve investir nessa estratégia e como criar páginas de atração incríveis para o seu negócio.
Por que você precisa ter uma landing page?
Apesar de ter como foco central a atração de leads, ter uma landing page em seu site ou domínio agrega ainda vários outros benefícios para o seu negócio, que podem gerar a cada dia novos leads também no médio e longo prazo, criando um ciclo de demandas para aumentar sua captação no funil de vendas.
Conheça outras 5 vantagens que essa estratégia pode gerar para sua empresa:
- Landing pages impedem que seu visitante se distraia com outras páginas e informações e perca o foco da mensagem, que é criada para leva-lo no caminho da conversão;
- Essas páginas qualificam seus visitantes de forma mais efetiva. Se ele tem interesse, de fato, vai permanecer na página e acionar um CTA. Se não, ele sai da página e você não investe tempo e dinheiro em leads que não tem chances reais de conversão;
- Landing pages podem ser responsáveis por até 50% de suas vendas quando bem planejadas e direcionadas nos canais certos;
- Elas melhoram seu posicionamento nos resultados orgânicos do Google e ajudam a otimizar o SEO do seu site quando preparadas dentro das técnicas e melhores práticas indicadas em marketing digital;
- Permitem que você capture os dados mais importantes do seu lead para iniciar as ações de nutrição e mantê-lo ativo no processo comercial, passando por todas as etapas do termômetro de vendas, até o fechamento.
Como criar uma landing page matadora
A mensagem certa para a pessoa certa e na hora certa. É isso que você deve ter em mente ao criar suas landing pages – e sim, pode ser mais de uma dependendo de qual é o perfil do seu público! Mas existem alguns pontos muito importantes para que você transforme a sua landing page em uma máquina de conversão de leads. Confira alguns deles:
- Título: muitas vezes você se preocupa tanto com o conteúdo que esquece de um item fundamental de atração e SEO: o título da sua página. Tenha como foco ao criar o seu título os benefícios que seu produto ou serviço geram para o público.
- Visual e formatação: não adianta só criar uma página e encher de informações. Sua página precisa ser formatada para ser atrativa, e isso inclui conteúdo e visual. Seja o mais objetivo possível e tente não poluir o material. Quanto mais agradável for a leitura e percepção geral para o público, maiores as chances dele trilhar o caminho da conversão. E busque também preparar o layout de forma a conduzi-lo na leitura da mensagem, mas tenha CTAs sempre à mão e em mais de um lugar para que ele não tenha dificuldade de encontra-los. Não esqueça que você deve ter um layout responsivo para que suas landing pages possam gerar atração em qualquer dispositivo!
- CTA: muito bem, hora de explicar o tal “CTA”. CTA é a sigla para Call to Action, ou no bom português, uma “chamada para ação”. Basicamente CTAs são os botões de ação que você espalha pela sua página ou site com o objetivo final da conversão. “Clique”, “Acesse”, “Baixe”, “Veja”, “Confira” e “Compre” são alguns exemplos de ações para seus CTAs. Lembrando que é importante que esses botões sejam sempre evidentes, com cores marcantes, de fácil acesso e funcionais. Não inclua outros links na landing page, o foco deve ser sempre o CTA para gerar conversão;
- Material de atração: mais do que simplesmente tentar gerar uma venda, você pode usar estratégias diferenciadas para captar novos leads, como oferecer conhecimento – o princípio básico do topo do funil. Vídeos, e-books, infográficos, cupons, webinars e inscrições são alguns elementos que podem ajudar no processo de conversão e cadastro de novos leads. Além disso, você ainda gera credibilidade ao posicionar sua marca como especialista em determinado assunto;
- Teste: teste tudo, sempre! Layout, posicionamento das informações, palavras chave, cores, botões de ação, materiais de atração e todas as variáveis possíveis. Com um simples teste A/B em sua página ativo por um tempo, você pode elevar seus índices de conversão ao descobrir fórmulas que funcionam melhor com seu público e aumentar o engajamento e resultados da landing page.
Controle todos os leads gerados pela sua landing page
Pronto. A página está feita, o lead navegou e clicou no CTA. Mas de tudo que você leu até agora, essa é – sem dúvida! – a etapa mais importante para que sua landing page possa realmente dar bons resultados e gerar novos negócios: controlar os leads gerados e tomar ações para cada um deles!
Neste momento entra em ação a tecnologia para te ajudar a mapear a origem de cada lead, de forma que você possa saber quando ele vem de uma landing page, de uma mídia social ou outra estratégia que o planejamento de marketing digital possa incluir. Com um bom sistema de gestão de leads você pode, por exemplo, criar alertas para que a cada novo lead gerado em uma landing page sua equipe comercial possa entrar em ação imediatamente, trazendo ainda mais imediatismo e credibilidade ao processo de atendimento do público.
Conheça o Followize, um software de gestão de leads que ajuda você a acompanhar de perto cada etapa da vida do seu lead, e controle cada nova oportunidade gerada por suas landing pages. Solcite uma demonstração e não deixe de aproveitar a promoção para contratar a plataforma com 50% de desconto em Julho!