Quando falamos de marketing digital com foco em negócios, alguns termos tornam-se comuns na rotina de trabalho dos profissionais encarregados pela área.
No post anterior fizemos uma breve introdução sobre métricas, agora vamos falar sobre alguns termos comuns quando analisamos resultados no ambiente digital:
Conversão
Conversão é uma ação específica que a pessoa realiza dentro do site que seja de interesse da empresa. Lembrando que a conversão é determinada de acordo com o objetivo no início do projeto, na fase de planejamento.
Exemplo: O objetivo do site é gerar leads, cada cadastro é uma conversão.
Taxa de Conversão
Esse índice demonstra a eficácia geral das campanhas de marketing digital, na efetivação do registro dos visitantes no site, geração de leads e vendas.
Vamos a um exemplo: Meu site teve durante determinado período 1.000 visitas e gerou 50 leads, a taxa de conversão é de 5%.
Lead
Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. No marketing digital, é uma pessoa que está navegando em seu site e fornece suas informações através de um formulário de contato em troca de uma oferta de valor (conteúdo, ferramenta, produtos e serviços, etc). Saiba mais em Mas afinal, o que é um Lead?
Custo por Lead
Aponta o quanto foi gasto com a campanha para gerar um lead. Para cálcular o custo por lead, basta dividir o valor total investido pelo total de conversões da campanha.
Custo por Venda
Assim como o custo por lead, aponta o quanto foi gasto com a campanha para fazer uma venda. Para cálculo do custo por venda, basta dividir o valor total investido pelo total de vendas da campanha.
Agora que você já conhece métricas e termos comuns relacionados a negócios, é hora de começar a analisar suas campanhas de marketing digital de maneira geral e individual com o Digitall Hub.