Quem disse que a época de pensar na campanha de matrículas para sua instituição de ensino é só no final do ano? A virada de semestre pode ser um excelente período para testar novas estratégias e encontrar soluções interessantes para aplicar no período anual com testes validados e uma taxa de conversão arrasadora!
Pense com a gente: você investe o ano todo em um ensino de qualidade e campanhas institucionais focadas em elevar o valor agregado da sua instituição de ensino, certo? Então o momento de aproveitar e dar a tacada de mestre para fechar novas matrículas e aumentar os alunos em sala de aula é justamente nos dois principais períodos de adesão: julho/agosto e dezembro/janeiro. A grande diferença é que na maioria dos cursos anuais a movimentação tende a ser maior no período dezembro/janeiro.
Há ainda muitas instituições que trabalham a periodicidade semestral ou ainda aquelas que não tem data fixa para iniciar turmas, como cursos profissionalizantes, cursos de especialização ou de idiomas, por exemplo. Mas mesmo nestes casos, existe uma tendência cultural por parte do público em buscar novos aprendizados em períodos semestrais ou anuais. E você precisa estar pronto para aproveitar essa onda!
Então seja lá qual for o perfil da sua instituição, vale muito a pena se atentar às dicas do post de hoje para usar a virada de semestre como uma validação de novas estratégias que podem ser aplicadas em qualquer momento do ano, sobretudo nas épocas sazonais para a sua empresa. Com isso, você encontra as melhores soluções para o perfil do seu cliente e eleva as taxas de conversão para buscar aquilo que a sua instituição mais deseja: mais alunos garantidos em sua lista de formandos!
Vamos às dicas então…
Conheça o seu público
Se você acompanha o nosso blog, sabe que nós SEMPRE reforçamos isso por aqui: conhecer bem o perfil do seu público é essencial para criar qualquer estratégia se você deseja ter sucesso em suas conversões. Então passo um para qualquer iniciativa: desenhar a sua persona!
É importante conhecer a faixa etária, pois assim, a campanha de matrículas poderá ser focada no segmento certo. Além disso, descubra a situação financeira e outras informações sobre seu público como: quais lugares frequentam, objetivos e expectativas para o futuro, como costumam se manter informados.
Envolva ainda vários setores da escola que podem contribuir com a equipe de marketing neste processo: professores, departamento financeiro, secretaria acadêmica. Todos conhecem parte do perfil dos alunos e isso pode ser fundamental para a construção de sua persona.
Crie uma landing page matadora
A estrutura da sua página de conversão também reflete o perfil da sua Instituição de Ensino e isso faz muita diferença. Por isso, escolha um modelo que seja harmônico com o padrão dos conteúdos que você disponibiliza e com o seu site.
Trace padrões de cores e estilo visual que reflitam imediata associação visual com sua instituição de ensino, mas não se esqueça de que página é focada em converter e não abrir portas para que o lead navegue por outros pontos do site e perca seu objetivo.
Utilize elementos de apoio como imagens, vídeos, conteúdos em tópicos e não se esqueça de distribuir CTAs estratégicos em pontos importantes da página, todos levando para o item mais importante de todos: o formulário de conversão.
Divulgue as informações de forma objetiva e atrativa
Quem está procurando um curso ou pensando em se inscrever para um vestibular não quer ficar perdido com informações irrelevantes. Então foque naquilo que o seu público realmente deseja saber: que curso você está oferecendo, qual o conteúdo a que ele terá acesso, quem compõe o corpo docente, períodos de aulas, valores e depoimentos de quem já está colhendo resultados de sua formação.
Se você oferece mais de um curso em sua instituição, vale a pena pensar em ter uma landing page focada para cada um deles, distribuindo o link de acordo com o perfil e interesse do público.
Lembre-se também de não exagerar no conteúdo “apelativo” para não quebrar sua credibilidade e use os gatilhos mentais a seu favor.
Explore as vantagens da sua instituição e benefícios para os alunos
Sua página sempre deve reservar um espaço para o discurso que quebra qualquer objeção. Ou seja: os diferenciais e principais vantagens competitivas que a sua instituição de ensino tem em relação aos concorrentes.
Para isso, comece estudando seus concorrentes e descubra quais são os principais pontos fortes da sua própria instituição. E tenha ainda o cuidado de criar um discurso que ajude a minimizar o ponto forte da concorrência, mas faça isso com ética e sem gerar qualquer tipo de conflito, pois a imagem da sua instituição está em jogo!
Depoimentos são sempre cartas certas para o sucesso, pois nada explora melhor a credibilidade de sua empresa do que a palavra de um cliente. Mas você também pode criar histórias de sucesso, contando a trajetórias de alunos com exemplos e animações, ou ainda destacar vantagens na formação com pontos exclusivos que o seu curso oferece.
Você também pode pensar em oferecer materiais de apoio como apostilas e conteúdos especiais que ajudem a gerar atração. Falamos um pouco mais sobre isso neste post aqui.
Aposte no marketing digital e prepare uma divulgação estratégica
Nem é preciso dizer a importância do marketing digital para uma campanha online com foco em trazer novos alunos para sua instituição de ensino se você precisa estar onde seu público está, certo? Mas caso você ainda não tenha se dado conta dessa relevância, segue um dado importante: de acordo com o IBGE, mais de 60% da população brasileira acima de dez anos está conectada com a internet. Isso faz com ela seja uma ferramenta fundamental na divulgação de sua escola e, ainda, tem a vantagem de ter um baixo custo e grande abrangência.
O que não faltam são ferramentas a seu favor: redes sociais, e-mail marketing, site da instituição, blogs de apoio, vídeos, links com parceiros, links patrocinados, anúncios e uma série de outras ferramentas que você pode explorar de acordo com o tipo de campanha que deseja criar e o perfil do seu público (viu como é importante saber o perfil do público!).
E mesmo para quem já é aluno, essa é uma estratégia incrível de relacionamento o ano todo para evitar que seus clientes se interessem por outra instituição e considerem uma transferência. Torne a comunicação digital um canal aberto e constante com seu público! E não esqueça de explorar isso sobretudo em períodos de rematrículas.
A grande vantagem do marketing digital é que ele pode ser mensurado gerando indicadores que mostrarão o que está funcionando e o que deve ser repensado.
Use a tecnologia para mapear e gerenciar oportunidades
Até aqui vimos como trazer alunos e oportunidades até sua instituição de ensino. Agora é preciso fazer um bom trabalho para que elas não mudem de direção bem na boca do gol!
Se a sua landing page foi bem trabalhada, estão entrando vários leads pelo formulário de conversão. Então agora você precisa fazer uma boa gestão de leads e garantir que eles caminhem ao longo do funil até o fechamento, ou seja, a matrícula de fato paga e garantida.
Utilizar uma boa ferramenta de gestão de leads é ter a tecnologia como aliada neste processo, evitando o risco de perder oportunidades por falta de controle. Além disso, o alto volume de entradas precisa ter uma distribuição de leads eficiente entre sua equipe para que o atendimento seja ágil e cause aquela primeira boa impressão sobre sua instituição de ensino.
A tecnologia permite ainda que sua equipe de vendas se concentre em trazer conversões com o apoio de alertas e lembretes de follow up, evitando perder um aluno para a concorrência.
Veja na prática como isso pode funcionar para sua instituição: