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O que é benchmarking da empresa? Conheça essa estratégia capaz de alavancar os seus resultados

Compreenda o que é benchmarking da empresa, conheça seus benefícios, e aprenda a utilizá-lo de maneira efetiva, otimizando o trabalho e alavancando resultados. 

Se você já se deparou com o termo ou se perguntou, o que é benchmarking da empresa? Saiba que ele não é mais um termo em inglês para você decorar, e sim algo útil para a produtividade e o lucro do seu negócio.

Entender como está funcionando, além da sua empresa, a dos outros, pode parecer desafiador, mas essa prática vai te posicionar estrategicamente, aumentando as chances de negócios.

Descubra como essas técnicas se diferenciam de uma simples cópia e conheça todos os seus benefícios. Boa leitura!

O que é benchmarking da empresa?

Traduzindo para o português, benchmarking é uma avaliação comparativa. Os avaliados nesse caso, são os concorrentes.

Não é simplesmente dar uma olhada na empresa vizinha, mas sim saber os resultados que ela está alcançando, quais ferramentas são utilizadas e como o público vê e recepciona essa atuação.

Também não podemos confundir a resposta de “o que é benchmarking da empresa?” com uma cópia deliberada. 

Essa avaliação enriquece o seu negócio, te ajudando a melhorar os pontos fracos, reconhecer e até proteger os pontos fortes sem modificar o seu branding, ou seja, sem perder as suas características.

Para que serve o benchmarking?

Ao entender para que serve o benchmarking é importante considerar que a técnica abrange os mais variados campos além do empresarial, como o cultural, o esportivo e o artístico.

comparação é algo natural e saudável, e sempre esteve presente na vida do ser humano, permitindo avançar sem cair na zona de conforto. Os exemplos de uso de benchmarking empresarial não são difíceis de serem observados.

Seus benefícios, estão atrelados a saber o que o cliente quer, conhecer as ferramentas que dão certo, e as que não dão certo, facilitando o caminho para atingir o objetivo da sua empresa e dando um grande apoio ao planejamento estratégico.

Para além da comparação e da implementação de ferramentas já existentes, a compreensão do que é benchmarking da empresa está ligada também à inovação. Conhecer profundamente a concorrência serve para pensar meios de inovar, alcançar diferenciais que ninguém possui.

Se a grama do vizinho é mais verde, procure o motivo

Quer entender como isso funciona na prática? Vamos usar um exemplo bem simples. Imagine que duas carrocinhas de cachorro-quente ficam a menos de uma quadra de distância.

A primeira vende muito todas as noites e é a opção preferida dos clientes da região. A segunda tem vendas baixas e pena para pagar as contas.

Um dia, o dono da segunda carrocinha vai investigar o porquê do seu concorrente ter sucesso e se depara com uma sucessão de ferramentas e práticas que ele não possui.

Essas práticas vão desde uma página atualizada no Instagram, o impulsionamento de posts, o uso de luvas no preparo, a utilização de ingredientes que o consumidor reconhece como de qualidade e um cartão fidelidade que pontua os pedidos.

Nem todos os itens analisados são aplicáveis para o proprietário da segunda carroça, mas somente entender o porquê do sucesso do vizinho já vai ajudá-lo a aplicar algumas melhorias e ter bons insights para inovações.

Em qualquer segmento, após um processo de benchmarking, a taxa de competitividade com certeza aumentará. Por isso, é importante saber analisar também em qual nível está sua empresa quando comparada com às concorrentes, através dos indicadores de competitividade.

Como fazer um benchmarking de uma empresa?

Compreender o que é benchmarking da empresa e como ele pode ser aplicado no mundo corporativo é mais complexo do que o exemplo que utilizamos acima.

Diferentes setores lidarão com diferentes informações. Por isso, na hora de aplicar o benchmarking, é necessário dividi-lo para que os melhores resultados sejam atingidos.

Benchmarking competitivo

Ao encontrar a resposta para o que é benchmarking da empresa, o modelo de análise comparativo mais imaginado é este: aquele onde seus dados são postos lado a lado com empresas do mesmo setor.

Se atente aos limites legais nessa categoria de prática, sem acessar documentos protegidos ou até mesmo acabar revelando dados que seriam secretos para sua empresa.

É importante olhar para seu próprio negócio antes de realizar uma comparação competitiva, metrificando e alinhando os seus dados. 

Uma excelente forma de visualizar e potencializar sua gestão é contar com um software para gestão de leads, como o Followize, ideal para conhecer os próprios números antes de olhar para o lado.

Benchmarking funcional

Outra forma de benchmarking, é analisar empresas de áreas diferentes da sua, mas que podem contribuir de alguma forma em processos semelhantes.

Empresas que trabalham com vendas, podem ser de segmentos muito distintos, mas, porque não aplicar um benchmarking funcional se comparando com um negócio que é reconhecido pelo seu pós-vendas

Mesmo que o produto seja muito diferente, entender como uma técnica de retenção de clientes de sucesso é realizada pode ser um grande diferencial.

Benchmarking genérico

Por terceiro, temos o benchmarking genérico, aquele que pega ideias e conceitos de processos simplificados, seja de empresas concorrentes ou não. 

É comum nos depararmos com grandes cases, como o da Disney, nos quais ideias genéricas e de fácil entendimento, como o método de encantamento de clientes da empresa norte-americana, tomam grandes proporções e acabam utilizados por empresas dos mais variados segmentos.

Aplicar esses macro conceitos fazem parte de um benchmarking genérico.

Benchmarking interno

Entender o que é benchmarking da empresa nos remete a comparação externa, mas pode ser feito internamente também.

No benchmarking interno a análise se delimita a dados da própria empresa, sem a necessidade de olhar para fora. Este modelo funciona principalmente para negócios que possuem filiais.

Fica fácil ao comparar os números de várias lojas, por exemplo, ter um indicador de quais filiais possuem os melhores e os piores resultados, metrificando também o porquê destes resultados, chegando a uma loja modelo que pode ser replicada para as demais.

Estabeleça suas métricas, aplique o benchmarking, e colha os resultados! 

Após assimilar o que é benchmarking da empresa, você vai perceber que nem todas as comparações são ideais para o seu negócio, por isso é importante decidir as principais antes de partir para a prática.

Não se pode esquecer também de designar uma pessoa ou um time para desenvolver as ferramentas novas que serão adotadas, ou mesmo para fortalecer as indicadas como ponto forte da empresa.

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