Conhecer bem os motivos que levam alguns leads a não converterem pode te ajudar a redefinir os rumos de sua estratégia. E ainda separamos algumas dicas para fazer o diagnóstico correto e agir bem nessas situações!
Se o seu lead não reage às ações de marketing, você pode ter grandes problemas para atingir os resultados da empresa. Apesar de ser extremamente comum que vários prospects não se virem clientes, é importante que você conheça os motivos desse comportamento.
Então, se esse lead está simplesmente “empacado” em algum estágio e não demonstra o menor interesse em avançar — ou desistir do negócio —, você precisa melhorar seu processo de gestão de leads.
Desse modo, separamos várias dicas para identificar por que seu lead não reage, além de algumas recomendações do que fazer nessa hora. Continue lendo até o final e coloque em prática os conhecimentos que mostraremos abaixo:
Converse com o lead
Se o seu lead não reage, uma boa opção é ser direto e abrir um canal de comunicação transparente com ele. Nesse caso, entre em contato com o lead para entender os motivos que impedem o próximo passo dentro do funil.
É claro que essa abordagem deve ser bem planejada para não assustá-lo. Seu lead precisa se sentir confortável em compartilhar os motivos de não avançar para uma condição de cliente. Assim, cuidado para que ele não se sinta pressionado e transforme a situação em algo péssimo para sua marca.
Nesse sentido, procure fazer pesquisas, solicite um feedback de forma amigável ou, em alguns casos, tente marcar um bate papo rápido para descobrir como o lead se sente sobre o seu produto/serviço. Pode ter certeza que informações valiosas sairão da conversa.
Reveja sua persona
Se o seu lead não reage às estratégias que você faz e isso tem se tornado comum no dia a dia do negócio, é preciso acender o sinal de alerta para o público-alvo que você está atingindo. Em alguns casos, na prática, a nossa audiência pode ser bem diferente da teoria, então é preciso revisá-la.
Para isso, recomendamos algumas ações para entender se a persona definida no começo do negócio é realmente qualificada — e quais outros fatores estão impedindo mais negócios de acontecerem — ou se a definição inicial foi equivocada.
Desse modo, basicamente 4 estratégias podem ser usadas:
- Benchmarking da concorrência, onde você vai entender se os concorrentes vendem para pessoas parecidas com a sua persona;
- Pesquisa com os leads, onde você vai conversar com os leads “empacados”, conforme falamos anteriormente, para pegar insights úteis;
- Análise da base de clientes, onde você vai entender se os seus clientes têm o mesmo perfil dos leads que não reagem;
- Testes de outros perfis, onde você vai investir em testes para buscar outros públicos com a finalidade de encontrar a persona ideal ou outras personas que ajudem a completar sua carteira de clientes.
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Reveja a proposta de valor do seu negócio
Além de olhar para sua audiência, é importante rever regularmente as práticas de negócio. Nesse caso, a chamada proposta de valor — conforme a empresa evolui — pode estar defasada e nada atraente para o público-alvo.
A proposta de valor consiste na alma do negócio. Onde você realmente se diferencia da concorrência? É ela que vai dizer por que os leads precisam escolher seu produto ou serviço e não o do concorrente.
Portanto, olhe a proposta de valor que você oferece e entenda se ela está realmente sendo cumprida. Não adianta apenas falar, é preciso entregar tudo o que você anuncia para se diferenciar e gerar resultados melhores para seus clientes.
Reveja sua comunicação
Com a proposta de valor alinhada com a prática empresarial, é hora de rever sua comunicação. O que ela está dizendo de verdade para o seu lead? Se o seu lead não reage às ofertas, pode ser que alguma comunicação está soando errada para ele.
É claro que nem todos que interagem com a sua marca irão virar clientes apenas com uma boa comunicação. É impossível ter uma conversão de 100% dos leads. No entanto, se os números não aumentam com o tempo — ou, pior, demonstram uma queda — pode ser que a sua comunicação apresente algumas falhas.
Então, lembre-se que a comunicação precisa trabalhar nas dores do lead. Se você não trabalhar isso — sempre oferecendo seu produto ou serviço como solução — dificilmente vai conseguir gerar o valor necessário para converter o prospect.
Reveja seu processo de gestão de leads
Outra boa atitude a tomar, caso o seu lead não reaja aos esforços de marketing, é rever o processo de gestão de prospects, pois ele pode estar criando alguma barreira que impeça o contato de absorver o valor que você está oferecendo.
Às vezes, uma comunicação muito agressiva não deixa o lead absorver seus diferenciais competitivos. Em outro caso, a falta de clareza na proposta de valor pode impedir que mais pessoas se tornem clientes.
De qualquer forma, é importante entender as causas que impedem o lead de avançar. Muitas vezes, após parar e olhar para os processos, aprendemos que a gestão de leads tem falhas graves que impedem o atingimento de resultados melhores.
Descarte o lead
Por último, como falamos ao longo do conteúdo, temos que entender que existem leads que nunca vão comprar o que você oferece, mesmo que seus processos, sua comunicação e proposta de valor estejam alinhados.
E tudo bem, esse tipo de situação faz parte do jogo e temos que saber como lidar com ela. O resultado dessa descoberta é que podemos otimizar o processo de gestão de leads para o descarte, que é a ação de não alocar mais recursos para tentar converter o prospect em cliente.
Então, sua empresa precisa aprender quando é o momento de “descartar” o lead. Nesse caso, você pode, inclusive, comunicar a remoção da base de marketing e vendas, já que em momento algum ele demonstrou interesse em abrir uma negociação.
O que fazer quando seu lead não reage a nada? Melhore sua gestão de leads!
A boa gestão de leads conhece bem cada pessoa que está na base, o que proporciona gerenciar os contatos com eficiência e reduzir o gasto de recursos empresariais. E o resultado disso é uma grande previsibilidade nos resultados da organização.
No entanto, esse gerenciamento só é possível com um sistema especializado na gestão de leads. Essa tecnologia vai proporcionar mais conhecimento da sua base, possibilitando que você entenda como os contatos avançam por cada estágio e, principalmente, o que você pode fazer quando um lead não reage aos esforços de marketing.
Então, se você precisa gerenciar sua base de contatos com mais eficiência, pode confiar na Followize para dar conta do desafio. Temos o sistema ideal para a sua gestão de leads, onde oferecemos uma série de recursos para que a informação seja uma grande aliada no dia a dia.
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