Para aumentar as taxas de conversão de leads em vendas, é preciso planejamento, análise, controle e automação de processos, além de muita dedicação.
Desde que o inbound sales se tornou uma nova tendência entre as estratégias de marketing digital para ampliar as oportunidades de vendas, a geração de leads passou a ser o principal foco das equipes de marketing e vendas de qualquer empresa. No entanto, muitos times ainda não se atentam à grande diferença entre “cadastros” e “leads” e saem celebrando conquistas a cada contato realizado. Mas não é bem por aí que se calcula essa matemática.
Uma coisa é receber um cadastro, ou seja, um contato interessado em um material ou informação e que até pode, futuramente, se tornar um lead potencial. E outra é captar um lead, uma oportunidade real de alavancar um novo negócio através da iniciativa certa, no momento certo. O erro de cálculo está em acreditar que qualquer contato pode ter abertura para chegar até o final do funil de vendas. Não que isso não possa acontecer, até pode! Mas é preciso muita análise e cautela até que essa conclusão seja delineada.
Para isso, é possível seguir alguns passos que serão essenciais para garantir o sucesso de sua estratégia e tornar a taxa de conversão sua mais adequada meta para checar seus resultados em vendas, além de contar com alguns aliados de peso para manter seu controle nos trilhos. Confira cada uma dessas etapas e identifique se você já as aplica em seu dia a dia.
Planejar, planejar e planejar!
É uma triste, mas dura verdade. A grande maioria das empresas ainda não sabem fazer um bom planejamento. Muitas negarão, mas iniciam o projeto com empolgação total e depois se perdem nas tarefas mais importantes de um planejamento ou de seu acompanhamento.
Não costumamos nos dedicar muito tempo ao planejamento como deveríamos e partimos logo para a execução. Mas essa não é uma boa prática principalmente se estiver trabalhando com inbound marketing. Neste nicho, antes de iniciar a execução, é preciso analisar e planejar cuidadosamente cada passo, categorizando os cadastros e criando filtros, parâmetros, fluxos e ações de acordo com cada perfil. Apenas então será possível identificar os potenciais leads e separá-los dos contatos frios.
Sem um planejamento adequado e controles de acompanhamento, a conversão se torna apenas uma lenda em um funil fantástico e os custos serão cada vez maiores.
Analise tudo
Não caia na ilusão de achar que conversão é um passe de mágica. Analisar cada perfil dos seus contatos pode ser uma estratégia fundamental para separar o joio do trigo. A automação de marketing funciona muito bem e certamente vai te ajudar a garantir o sucesso em boa parte dos processos, mas é sempre bom ficar de olho naquele cadastro que foge aos padrões, mas pode ter algum potencial de conversão. A partir daí contar com um software de gestão de leads é fundamental para manter a análise de cada etapa do processo de venda e trabalhar as oportunidades.
Outro ponto de atenção quando o assunto é a análise dos leads está em entender que nem todos os leads estão no começo do funil. Tudo depende muito do momento, necessidade e experiência de cada um. Sua missão é oferecer artifícios de atração diferenciados para cada fase, desde a descoberta, até a decisão de compra, passando pelo reconhecimento do problema e da consideração da solução para que eles entrem no funil de vendas. E a seguir o termômetro do lead será capaz de te ajudar a identificar em que etapa ele se encontra e o quanto aquecido está para as próximas fases.
Controle cada detalhe
De que adianta realizar diversas ações e iniciativas se você não pode controla-las?
O controle é um item essencial para manter o planejamento nos trilhos, realizar ajustes de rotas e identificar se as metas estão sendo atingidas. Sem um monitoramento eficiente você se torna refém de suas próprias estratégias, descobrindo muitas vezes tarde demais que o caminho escolhido pode não ter sido dos melhores (e atenção novamente ao planejamento para isso não acontecer, hein!).
Crie métricas de acompanhamento, defina KPIs e saiba quais são os pontos chave do seu controle para que você possa acompanhá-los frequentemente. Essa ação pode trazer economia, redução de custos, aumentar as taxas de sucesso das ações e até mesmo agilizar os processos de fechamento de vendas.
Automação para produtividade
Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a potencializar suas ações e garantir mais agilidade ao processo de gestão de leads. Assim, com o apoio da automação e gerenciamento do processo de venda você consegue ter uma visão dinâmica dos seus contatos e leads e reagir imediatamente a cada ação realizada por eles.
O importante é não perder de vista o seu lead e conhece-lo muito bem, melhor que ele mesmo de preferência. Acompanhe cada passo e nunca o deixe sem resposta.
Seu maior aliado é você
Inteligência e automação são dois aliados importantes na sua missão pela conversão de leads em vendas. Mas nada disso vai funcionar sem dedicação e planejamento para que os números e ferramentas trabalhem a seu favor.
Por isso, arregace as mangas, desenhe um briefing completo com sua equipe, capriche no planejamento e coloque toda energia e dedicação na execução de suas ações para que seus resultados possam ser maximizados. Busque parceiros que possam apoiá-lo com o ferramental do negócio e tenha mais tempo e flexibilidade para focar a estratégias de suas ações. Mas faça! Não espere que os contatos entrem em sua lista e se transformem sozinhos em vendas. Isso não vai acontecer. Então mãos à obra!
É hora de começar!
E então, depois dessa rápida abordagem, o que você nos diz: sua empresa gera contatos ou leads? Você está preparado para controlar cada etapa da conversão de leads em vendas?
Com o Followize você pode tornar o controle do processo de vendas muito mais simples e dinâmico através de um software completo de gestão de leads. Vamos te ajudar otimizar os investimentos em marketing digital e aumentar suas taxas de conversão com a ferramenta certa para garantir mais agilidade e produtividade ao seu time de vendas.