Quantas vezes você já não cometeu pecados mortais de vendas que o fizeram perder oportunidades valiosas na gestão de leads? Então se liga nos mandamentos que vão tornar suas conversões muitos mais eficientes!
Se você já acompanha nosso blog, sabe que o primeiro mandamento da gestão de leads que sempre citamos em nossos é a agilidade. Sem ela, não há como fazer um bom trabalho para garantir retenção e conversão em uma base de leads qualificada.
Mas quais seriam os outros nove mandamentos se existissem os “10 Mandamentos da Gestão de Leads”? Pois não se preocupe, nós contaremos todos eles para você! Então anota direitinho e comece a praticar para garantir a paz no reino das conversões 😉
1. Agilidade e atenção com o lead sobre todas as coisas
Não existe sucesso em vendas quando seu relógio caminha fora do compasso do público. Quanto mais ágil for sua ação, maiores são as chances de fechamento e mais aquecido fica o seu lead. Para isso você deve sempre estar atento à estratégia básica de uma boa gestão de leads: integração entre marketing e vendas, funil bem desenhado e ação imediata a cada passo dos seus leads. Nunca deixe um lead sem resposta, mesmo que ele não espere por uma resposta!
E com Followize nenhuma oportunidade passa batido! Você pode configurar alertas e ações para sua equipe de vendas sempre que um lead realiza alguma ação online, facilitando o controle e rápido retorno para surpreendê-lo e facilitar o processo de conversão.
2. Atrairás seu lead como se fosse o amor da sua vida
O processo de conquista de um lead é uma etapa fundamental para garantir a conversão. Assim, realizado o primeiro contato do seu lead, é seu dever mantê-lo no ciclo da atração com CTAs e landing pages eficientes e ações que mostrem todo seu potencial de atende-lo bem, com agilidade e atenção
3. Guardarás seu lead a sete chaves contra a concorrência
Depois que já conquistou seu lead, nada é mais importante do que mantê-lo fiel a você. A retenção de leads é o melhor caminho para a fidelização e, assim, para combater a concorrência. Além disso, investir em ações que fortalecem a recompra é mais uma maneira de elevar suas conversões com as vendas de base.
4. Honrarás seu acordo com o lead
Estabelecer confiança é um dos pontos mais relevantes para gerar aproximação e conquistar seu lead. Se você mostra que é um bom ouvinte e consegue interpretar com clareza e discernimento suas dificuldades, dores e necessidades, você já está na metade do caminho para a conversão.
Se você combinou uma ligação com seu lead dentro de três dias, não perca o prazo. Se ofereceu uma condição especial de pagamento, cumpra. Quanto mais o lead confia que suas promessas são convertidas em ações, mais fiel ele se tornará.
5. Não abandonarás seu lead, jamais!
A pior coisa que pode acontecer em uma relação com seu lead é o abandono. Um lead não atendido hoje é um propagador negativo de sua empresa amanhã. Você jamais deve abandonar seu lead, deixa-lo sem retorno ou não atender um pedido acordado com ele. Lembre-se que seu lead deve ser o seu primeiro e maior motivo de existir.
6. Distribuirá seus leads em todas as ocasiões
Para poder atender seu lead sempre com agilidade e evitar cometer o pecado do abandono, trabalhe sua distribuição de leads entre a equipe de vendas e mantenha seus contatos e oportunidades sempre ativos. Você pode contar com a ajuda de Followize para configurar a distribuição automática de leads entre seus vendedores e potencializar suas conversões.
7. Respeitarás seu lead como a você mesmo
Antes de mais nada existe um fator fundamental que muitas vezes é esquecido pelas empresas: muito além de um lead, existe um ser humano por trás de cada oportunidade. Não olhe para seus leads como números em um placar de metas. Você deve trata-lo com respeito, do mesmo modo como gostaria de ser tratado, sem nunca usar artifícios duvidosos apenas para garantir mais uma conversão.
8. Não enganarás seu lead em vão
Nunca, jamais, em tempo algum ouse mentir para seu lead. A mentira de hoje é o churn de amanhã. Perder clientes é uma métrica que nenhuma empresa quer contabilizar, e se você engana um lead, tem grandes chances de perde-lo quando a verdade vier a tona. Tenha sempre em mente que a transparência e honestidade são o caminho para a fidelização.
9. Não atormentarás seu lead
Nada é mais chato do que ter um vendedor “empurrando” um produto para você, incessantemente, mesmo que esse produto não tenha nada a ver com suas necessidades. Antes de tentar vender algo, busque conhecer seu lead, saiba quem ele é a fundo e conecte-se à ele com o apoio da venda consultiva. Assim você terá uma relação muito mais saudável e amigável na trilha para a conversão.
10. Não realizarás negócios pensando apenas em suas próprias metas
Você deve conhecer uma porção de empresas por aí que batem metas a qualquer custo, conquistando inclusive clientes que não são aderentes ao portfólio de produtos ou serviços oferecidos. Mas esse não é o caminho para o sucesso. Garantir vendas apenas para bater metas é o maior erro que a gestão de leads pode registrar. De nada adianta converter um lead não aderente ou não qualificado em cliente e depois aumentar a taxa de churn da empresa com clientes insatisfeitos que ainda podem gerar uma repercussão negativa sobre sua marca no mercado. A melhor conversão é aquela que atende uma necessidade específica no momento certo.
Colocando em prática
Agora que você conhece quais são os mandamentos para a gestão de leads, pode começar a praticar com Followize e trazer mais conversões para sua empresa. E claro, muito mais lucratividade para o seu negócio! 😉