Mais do que ser capaz de preparar sua empresa para oferecer o melhor aos seus clientes, seu time de vendas precisa contar com as melhores armas e super poderes para enfrentar os vilões do mercado e buscar o crescimento.
Enquanto os Vingadores e a Liga da Justiça lutam dia após dia para proteger o mundo de vilões malvados e asquerosos, você tem um time de vendas incrível que batalha a cada semana para superar metas e vencer os desafios de um mercado com economia oscilante e influências políticas tenebrosas.
Parece uma analogia um tanto fantasiosa, mas a realidade está bem mais próxima disso do que você possa imaginar… Se você conhece um pouco da história de Batman, o sombrio homem morcego e defensor de Gotham, sabe que ele sempre lutou para trazer um pouco de paz à uma cidade corrompida pelo poder, ambição e o crime. Com isso em mente, analise o atual cenário brasileiro – corrompido por disputas políticas e uma série de crimes de colarinho branco (e até mesmo podemos considerar a violência enfrentada pela população de muitas cidades) – e diga se não é um tanto quanto parecido?!
A sua empresa faz parte deste cenário e trazendo o universo da ficção para a sua realidade, você deve estar preparado para enfrentar, como um verdadeiro super-herói, os vilões de mercado e desafios que impedem sua organização de crescer.
Então embarque conosco nessa aventura e escolha suas armas estratégicas para a batalha!
Quem são os heróis da conversão de leads?
Muito bem. Você tem um time incrível de vendas à sua disposição. Trabalhou duro e recrutou os mais poderosos vendedores do mercado. Eles têm todas as habilidades necessárias para fechar um bom negócio e bater todas as metas que você estabeleceu. Contudo, enfrentam um grande desafio: como chegar até seus leads?
Por mais que se desdobrem na mais pura cota de eficiência, as vendas porta em porta tem uma enorme limitação se comparadas com o potencial de geração de negócios no ambiente digital. E é nesse momento que entram em ação outros heróis silenciosos que trabalham sem que ninguém veja: os heróis da conversão de leads!
Eles nascem no momento em que você estabelece suas estratégias e passam a atuar em todas as frentes possíveis para dar suporte ao time de vendas. E podem assumir diferentes formas de acordo com o perfil do seu negócio. Os heróis da conversão de leads são as ações que geram maior retorno para suas vendas. Podem ser CTAs matadores, apresentações, demonstrações, mídia, redes sociais, landing pages, blogs, promoções, eBooks, modelos e checklists, webinars, vídeos, infográficos, diagnósticos ou mesmo o tão poderoso teste grátis. E a lista não para por aí…
O primeiro passo para identificar os heróis da conversão de leads do seu negócio é tem um bom controle de sua gestão de leads. Conhecendo a origem de cada lead você poderá saber exatamente quais tem sido as ações mais eficientes para atração e poderá focar seus esforços e investimentos neste nicho, ampliando seu ROI e qualificando ainda mais sua demanda.
Além disso, você ainda pode contar com os super poderes desses heróis silenciosos para ampliar suas conversões de modo mais eficiente, como veremos no tópico a seguir.
Super poderes
Os heróis da conversão de vendas também têm um cinto de utilidades exclusivo! E se tivéssemos que montar um inventário de cada arma estratégica que faz parte de seus artefatos heroicos, encontraríamos uma lista parecida com essa:
- Atração: não basta apenas ter pontos de conversão espalhados pela web para que as vendas aconteçam. Cada ponto precisa ser estrategicamente elaborado para gerar atração, criar no usuário o desejo de clicar naquele botão fantástico e tão importante de conversão. Pense que, para ele, o botão de conversão deve ser como a porta para um novo universo, onde ele encontrará respostas para questões que nunca ninguém antes respondeu com tanta clareza ou eficiência. O botão deve ser tão importante para ele quanto é para você, já que representa mais uma conversão para sua empresa.
- Imediatismo: quando um herói precisa salvar uma mocinha indefesa, ele não tem muito tempo para pensar, certo? Pois os heróis da conversão aprenderam bem essa lição e também a utiliza a seu favor na hora de criar oportunidades de vendas! Mostrar aos leads que ele tem uma oportunidade única e temporária em mãos é outra maneira incrível de ampliar suas conversões. Falas como “somente hoje”, “tempo limitado”, “até esgotarem os estoques” e outros componentes similares geram conversões em alto volume durante pouco tempo.
- Transparência: nunca prometa aquilo que não pode cumprir. Quando um herói de verdade não consegue garantir algo, ele não promete. Mas batalhe para superar as expectativas de seus leads a cada iniciativa. Os heróis da conversão de leads são especialistas nisso e sabem que é importante manter uma relação de transparência e confiança com seus leads. Isso mostrará à eles sua expertise e aumentará a qualificação dos contatos que chegam até sua empresa.
- Experiência: proporcionar experiências positivas ao seu usuário é uma das práticas mais importantes para os heróis da conversão. Se ele clicou em um botão “quero receber uma apresentação”, surpreenda-o! Enviar o material poucos segundos após aquele clique é um modo de gerar retorno positivo e credibilidade para sua empresa. Imagine então se ele puder receber uma ligação após uma ação em sua landing page? Ele se sentirá exclusivo e tão bem recebido que somente essa reação positiva pode gerar uma nova venda sem grandes esforços de sua equipe, economizando energia e direcionando as ações para o momento correto.
- Agilidade: se existe uma lei fundamental no universo dos heróis que é correspondente à primeira lei dos mandamentos em vendas, é a lei da agilidade! Se um herói demorar um segundo a mais para salvar uma vida, ele pode fracassar. E o mesmo acontece com as vendas. Um segundo perdido pode significar uma conversão a menos no seu fechamento mensal. Então não perca tempo! Nunca!
Vilões a combater
E como nem tudo é perfeito, os heróis da conversão de leads também precisam lidar diariamente com vilões que estão sempre loucos para acabar com uma boa venda. Eles podem ser do mercado, dos becos da concorrência ou até mesmo vilões infiltrados em seu próprio negócio, daqueles que surgem nos encanamentos e quando você percebe já estão na tubulação de todo seu prédio.
Quando o assunto é mercado, os vilões assumem forma de monstros aterrorizantes que não assustam apenas a sua empresa, mas também os leads e a concorrência. São os vilões políticos, econômicos, sociais e todos os fatores externos que podem, de alguma maneira, influenciar o seu negócio.
Já quando você circula pelos becos da concorrência encontrará ações de guerrilha que tentarão derrubar a sua estratégia.
Por isso é importante estar sempre um passo à frente e manter seu produto em dia, com todas as inovações possíveis, oferecer um atendimento diferenciado e mostrar que uma venda não é feita apenas pelo produto ou serviço adquirido, mas também pela relação de longo prazo estabelecida entre você e seu lead.
E, por fim, temos aqueles que põem ser considerados os vilões mais perigosos para qualquer tipo de negócio: os vilões internos.
Não estamos falando de pessoas infiltradas que querem te derrubar – essas existem e você deve manter seus olhos sempre atentos para captura-las a tempo.
Mas sim daqueles vilões que nascem dentro das organizações sem que possamos perceber, crescem e se multiplicam – quase como aqueles famosos monstrinhos dos anos 80, os Gremlins – e quando vemos já estão por toda parte, colocando em risco tudo que você construiu.
Eles surgem das maneiras mais inesperadas e por pequenos erros brutais à sobrevivência de uma empresa: falta de alinhamento entre equipes, planejamento mal feito, falta de controle sobre os resultados do negócio e outros fatores internos que podem fadar sua empresa ao fracasso.
Por isso, mantenha sempre sua equipe integrada, tenha um bom briefing e planejamento em mãos a cada ação e muna seu time de vendas com todas as armas possíveis para que eles defendam sua empresa com segurança e saibam da importância de cada um para o sucesso de todos.
Você está preparado para a batalha?
Agora que você já conhece quem são os heróis da conversão de leads, quais são seus super poderes e que vilões precisam enfrentar, é hora de ir para a batalha!
Mas como todo bom super-herói, você precisa se preparar. E existe um item fundamental que precisa entrar para o cinturão de utilidades de um herói da conversão de leads: a tecnologia para gestão de leads! É através dessa arma certeira que você poderá manter todo controle sobre cada uma de suas ações e garantir o retorno esperado.
Desde o controle da origem de seus leads, te ajudando a mapear quais são as ações mais eficientes, até a distribuição de leads e o disparo de alertas para seu time de vendas a cada novo lead ou ação realizada, um CRM ou software de gestão de leads – como o Followize – te manterá seguro em qualquer cenário de guerra enfrentado durante a batalha das conversões.
E se você quiser fazer um treinamento especial para se preparar, acesse o site, solicite uma demonstração e torne-se um novo herói da conversão de leads: