Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Otimize sua estratégia para captação de leads de consórcio

leads de consórcio

Quantidade não é qualidade e nós podemos provar! Embora o objetivo de toda campanha de captação de leads seja contar com uma quantidade considerável de contatos para que o time comercial possa trabalhar, a qualificação também deve estar à altura, senão é pura perda de tempo. Assim também funciona com a gestão de leads de consórcio, afinal, trazê-los até a porta de sua concessionária e não convidá-los a entrar é falta de educação. Esquente os leads e não se queime no mercado.  

Será que você tem utilizado todo o potencial através do relacionamento de leads? Descubra isso e muito mais em nosso conteúdo. 

Atração de leads de consórcio é um desafio?

Captar clientes com um custo-benefício atrativo e manter a qualidade em alta é o paraíso para o departamento comercial. Independente do processo de captura de leads (CTA, landing pages, formulário ou oferta), quanto mais atrativas forem as estratégias, maiores as chances de conversão. 

Que tal disponibilizar uma simulação de consórcio, promover o download de um material que explique quais são as vantagens de um consórcio, criar um infográfico com as diferenças entre financiamento e consórcio ou realizar um tour virtual ao showroom da concessionária? 

Estas são apenas algumas maneiras de captar dados dos leads de consórcio para estabelecer um relacionamento, afinal, nem todo mundo está pronto para ser seu cliente hoje, mas quem sabe amanhã. 

Quando falamos de leads de consórcio, também precisamos planejar e estruturar a campanha, visando a movimentação do contato dentro do funil de vendas, por isso é importante garantir que em cada etapa haja um empurrãozinho. Caso ainda não tenha utilizado esta lógica, vamos te orientar para que sua equipe esteja pronta para otimizar a captação de leads de consórcio.

Funil de vendas para leads de consórcio

Como você sabe, o consórcio de veículos é uma boa opção para quem não quer ou não pode adquirir um carro através do financiamento bancário e não possui o valor em mãos para realizar a compra à vista. 

Em comum com o funil de vendas, ele traz a exigência do planejamento. Quem quer um carro para ontem ou deseja acelerar um lead de fundo de funil que teve o primeiro contato com sua concessionária hoje, precisa ter calma. 

Seu sucesso está condicionado ao respeito ao lead em todas as etapas, envolvendo o contato desde o primeiro momento até a fidelização. Assim como no consórcio, ficamos na torcida que o lead avance para conquistar o objetivo, mas só isso não basta. Vamos entender a abordagem ideal em cada etapa. 
O funil de vendas para consórcio não é diferente do funil de vendas tradicional, com uma grande quantidade de leads no topo, uma redução no meio de funil e conversões no fundo do funil. As objeções estão presentes em vários estágios e sua equipe de vendas deve estar atenta a elas.

  • Topo do funil

Neste momento, o lead é somente um visitante que não sabe ao certo o que busca, mas ao chegar até você, encontra informações sobre sua empresa ou serviço, como é o caso do consórcio.

Seu papel é se apresentar como especialista, dominando o assunto de interesse, inclusive elucidando respostas às dúvidas que o lead nem sabia que tinha. Nesta etapa de descoberta, traga conteúdos que sejam facilmente absorvidos, sem linguajar técnico, o que afasta os leitores. 

Desperte a curiosidade e ganhe pontos na preferência perante os concorrentes. Infográficos podem ser uma ótima opção, pois os layouts coloridos trazem ilustrações, além de números, linha do tempo, vantagens e muito mais. 

  • Meio de funil

Aqui os leads que chegaram na etapa anterior seguem avançando pelo funil e são qualificados. Também não é impossível que os leads se conectem com sua empresa nesta etapa, pulando a etapa anterior. Chegou a hora de mostrar como sua concessionária pode ajudar estas pessoas a resolver os problemas que elas sabem que existem. 

As dores devem ser exploradas através da interação nos conteúdos, através de perguntas que devem ser respondidas nos comentários, permitindo que o time comercial saiba exatamente como o lead está se sentindo. 

Para lidar com as objeções, o registro de todas as informações deve ser feito e estar disponível para a equipe. Desta maneira, o vendedor Y saberá como o vendedor X contornou a mesma objeção com o lead. 

Somente através do uso de um CRM estes dados são compilados de forma eficiente para gerar insights e otimizar a rotina do departamento comercial. Eles direcionam, inclusive, a elaboração dos materiais de marketing e vendas para a última etapa do funil, garantindo mais assertividade nas ações. Quem ainda não utiliza um sistema de gestão de leads não imagina quantas oportunidades está perdendo… 

  • Fundo de funil

Quando o lead chega a esta etapa está a um passo de fechar negócio e, para sustentar seus argumentos de vendas, invista no compartilhamento de cases de sucesso e feedbacks positivos dos clientes, especialmente daqueles que possuem dores similares às que ele apresenta. Se for do mesmo segmento, melhor ainda. 

Apresente através de posts ou vídeos como seu serviço mudou a vida dos clientes, como foram as etapas até a contemplação (no caso de leads de consórcio) e quais foram os diferenciais para que eles decidissem por sua concessionária. 

No caso da Followize, um dos nossos cases de sucesso do setor automotivo está aqui: WHF e Grupo Santa Emília recuperam mais de R$8 milhões em vendas exclusivas para leads perdidos com Followize

E acredite: de onde veio esse case, tem muito mais!

Estratégias de vendas para leads desse segmento

A forma de aquisição dos leads é grande parte de sua estratégia de vendas, mas quem almeja vender mais, precisa entender que os leads devem ser conquistados, ou seja, nada de comprar listas. Utilize as ideias que apresentamos neste material e fique à vontade para solicitar uma conversa com nossos especialistas para pensar em soluções criativas. 

Mas por que não comprar listas? O que a princípio parece chamativo pelo grande número de contatos, se torna um pesadelo, pois o tempo perdido na qualificação é imenso e a chance de que estes leads se tornem clientes é mínima.

Imaginando o cenário ideal em que você planejou campanhas que atraíram muitos leads, passamos ao próximo desafio: obter o controle da gestão dos leads. Elimine o processo manual de dados em planilhas do Excel. Somente um CRM possui a capacidade de promover uma gestão eficaz dos contatos, seja por vendedores presenciais ou remotos, resultando na fidelização de clientes. 

Centralizar é a palavra-chave para concessionárias que pretendem expandir o volume de leads sem perder a qualidade, afinal, como dissemos no começo: quantidade não é qualidade. Não ignore as oportunidades de trabalhar o lead em todos os estágios do funil de vendas.

Com Followize, além de facilitar todos os envolvidos no processo de vendas do seu negócio, ele automatiza a captura e distribuição dos leads de consórcio. Você registra todo o histórico da negociação e sabe em qual etapa exatamente o lead se encontra, sem deixar margem para que a concorrência ganhe mercado. É a solução perfeita da pré-venda ao fechamento com grande expertise no segmento automotivo.

Registrar um aumento na taxa de conversão, otimização de investimentos e eliminar a duplicidade de leads está em seus planos? Estamos prontos para apoiar sua jornada! Fale com nossa equipe e receba uma consultoria completa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Siga a Followize