Conheça as principais diferenças entre utilizar uma planilha ou software especialista para gestão de leads e, assim, definir qual é a melhor opção para o seu negócio.
A gestão de leads é um importante passo para o time comercial. É a partir dela que a equipe pode conduzir os contatos até o ponto de conversão e, assim, melhorar os resultados da empresa. Por isso, precisa ser feito de forma totalmente eficaz.
E é justamente nesse momento que bate a dúvida: qual é a melhor forma de fazer uma gestão de leads? Dependendo da fase empresarial, as planilhas conseguem dar um bom suporte nesta etapa. No entanto, para uma abordagem de maior escala, um software especialista apresenta mais benefícios.
Então, para te ajudar com essa dúvida realmente presente em alguns times comerciais, vamos listar as vantagens de cada escolha. Quer saber se a sua empresa precisa de planilha ou um software para a gestão de leads? Então, continue a leitura!
Vantagens da gestão de leads por planilhas
As planilhas são recursos muito versáteis para uma série de tarefas. Mesmo sem usar suas poderosas fórmulas, ainda é possível que elas sejam muito úteis para as rotinas do dia a dia. No entanto, será que elas servem mesmo pra gestão de leads?
A resposta é sim e não!
As planilhas servem para a gestão de contatos, mas tudo vai depender do escopo de atuação da empresa. Para equipes realmente enxutas, elas podem ser bem úteis no dia a dia. Outra questão é o volume de contatos, que é muito fácil de administrar quando existem poucos registros.
Mais um ponto forte das planilhas é o acesso aos dados, que independentemente de uma conexão com a internet, vão estar lá, na máquina do usuário. Esse é um diferencial importante, mas é praticamente o único que realmente merece destaque.
Por último, uma característica que vale destacar é a criação rápida — e limitada — de relatórios. Com as tabelas dinâmicas — e algumas fórmulas extra — é possível calcular alguns números e obter informações básicas do time comercial.
No entanto, a lista de benefícios termina aqui. E a partir desse momento, as planilhas de Excel não conseguem acompanhar as necessidades de qualquer time comercial minimamente organizado.
Sendo assim, vamos conhecer as vantagens de um CRM com foco em vendas.
Vantagens da gestão de leads por um software especialista
É verdade que, comparado às planilhas, o software pode ser mais complexo e até maus custoso para a companhia. A curva de aprendizado, mesmo das melhores ferramentas, é mais longa do que uma planilha de Excel, por exemplo.
Ainda assim, essa dificuldade inicial se paga em pouquíssimo tempo. Com um sofwtare especialista, pensado para atender às necessidades específicas do time comercial, rapidamente os envolvidos irão dominar o software para extrair seu potencial máximo.
E falando especificamente das vantagens dele, temos a integração entre equipes como o primeiro grande ponto para abordar. Após sua configuração inicial, é possível que os departamentos de marketing e vendas interajam e trabalhem pelo mesmo objetivo.
Uma vez integrados, temos a gestão de tarefas do software que impacta imensamente na produtividade. Definir uma lista de tarefas, configurar lembretes e acompanhar cada item individualmente é algo que merece destaque — e, infelizmente, é um problema para as planilhas.
Ainda está em dúvida entre planilha ou software especialista para a gestão de leads? Então, talvez seja importante você olhar para as customizações, que podem realmente melhorar o que já é bom. A partir dela, a sua empresa pode deixar o software totalmente configurado para o processo comercial, o que vai resultar em uma produtividade ainda maior.
Por último, os relatórios. No caso do sofwtare, esse ponto é, possivelmente, o item que mais se destaca em comparação a uma planilha. Isso porque o sistema de gestão de leads consegue fornecer uma massa de dados muito grande — e em poucos cliques —, o que vai facilitar a tomada de decisão pelos gestores da empresa.
Ainda está em dúvida sobre planilha ou software para gestão de leads?
Se você ainda não sabe o que escolher entre planilha ou um sistema, vamos facilitar essa tarefa pra você. Caso a sua empresa esteja em estágio bem inicial, com poucos colaboradores no time comercial e alguns leads na base, a planilha vai te atender plenamente.
No entanto, ao menor sinal de crescimento, o processo já pode ficar complicado e, nesse caso, só adotando um bom sistema de gestão de leads para dar conta do recado. Nessa hora, não vale a pena arriscar o futuro do seu negócio insistindo em planilhas, hein?
E se a sua empresa precisa do melhor software para a gestão de leads do mercado, o Followize é a escolha certeira para matar as planilhas que não dão conta do recado. Com uma série de funcionalidades, seu time comercial vai ter uma produtividade sem igual, o que vai resultar em um desempenho exponencial no faturamento.
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