Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Plataforma CRM

Plataforma de CRM: poderosa ferramenta de eficiência comercial

Gestão de Relacionamento com o Cliente feita através de uma plataforma de CRM está entre as tecnologias corporativas mais inovadoras disponíveis

Você já imaginou como era feita a gestão de clientes antes das plataformas de CRM? Acredite: ainda existem muitas empresas que vivem no passado, executando tudo à mão, com baixa produtividade comercial, pouca eficiência em vendas e com processos arcaicos. Se adaptar é questão de sobrevivência em um mercado tão competitivo. Vamos explorar todas as funcionalidades que uma plataforma de CRM traz para que sua empresa avance em eficiência comercial.

O que faz uma CRM?

O uso de planilhas representa um retrocesso para a gestão de clientes. Sabemos que você não quer isso para os negócios, então precisa entender como uma plataforma de CRM faz tudo acontecer. Não é feitiçaria, é tecnologia e vamos provar! 

Para começo de conversa, abandone a ideia que um CRM se limita a registrar uma lista de contatos de prospects e clientes. Utilizar um CRM é enxergar sua capacidade de promover a experiência do cliente, gerenciando contas, leads e oportunidades de vendas do início ao fim (e além, afinal, é um ciclo!). 

Ele armazena dados como nome, endereço, telefone, entre outros, mas também integra dados valiosos de acordo com as atividades desenvolvidas pela equipe comercial. Em resumo, o sistema só funciona 100% caso seja alimentado com um histórico de ligações, visitas presenciais, reuniões online, e-mails e outras interações entre empresa e cliente. A partir disso, a plataforma de CRM pode combinar as informações para aplicar sua inteligência e surpreender a equipe com funcionalidades impensáveis em planilhas de Excel. 

Entre os benefícios do uso de uma plataforma de CRM estão a capacidade de conectar toda a equipe comercial em qualquer dispositivo, eliminar tarefas repetitivas para que seja possível investir mais tempo na otimização do relacionamento com o cliente, obter insights sobre o negócio e recomendar os melhores caminhos. Tudo isso feito em tempo real, sem a necessidade de esperar sentado por relatórios consolidados periodicamente com dados questionáveis. 

Para acelerar e simplificar o processo de vendas, uma plataforma de CRM dispensa esforços manuais e que estão propensos a erros. Crie regras e tome decisões mais assertivas em um clique através da consulta a dados gerados por processos automatizados. 

Por experiência de nossos clientes, ao implementar um CRM, amplia-se a taxa de fechamento de negócio, obtêm-se maior retenção de clientes e registra-se aumento nas receitas de vendas. Não bastassem os argumentos apresentados, o índice de satisfação do cliente aumenta consideravelmente. E o consumidor deve estar sempre no centro de nossos olhares, certo?

Como um plataforma de CRM atua na prática?

Entender como funciona uma plataforma de CRM na prática traz mais segurança no momento de optar por sua implementação. Alguns pontos exigem total atenção e para facilitar sua jornada, aqui estão eles:

Integração

Um CRM sem integração para captura de dados não atinge seu objetivo. O sistema desenvolvido pela Followize proporciona mais agilidade no atendimento, o que aumenta a chance de conversão dos leads em vendas através desta inteligência. É possível acompanhar tudo através do relatório de funil de conversão e mídia. 

A integração via API com formulários do site, landing page, redes sociais, portais verticais e outras ferramentas de chat é que centraliza todos os dados do lead. Você pode iniciar uma conversa imediatamente com o lead via WhatsApp® caso ele tenha uma conta no aplicativo de mensagens. Quando você sabe a origem do lead, já estabelece um primeiro contato mais amigável e uma abordagem direcionada.
A integração da plataforma de CRM da Followize com softwares que realizam call tracking possibilita um controle de chamadas por telefone para medir os esforços de marketing e quais trazem resultados mais eficientes. Se elas possibilitarem a gravação das ligações, a vantagem é ainda maior, porque servem como fonte de consulta à equipe.

Aviso de conversão

Ok, o lead caiu no sistema, mas então o vendedor precisa checar de minuto em minuto essa atualização? Não! Já dissemos que tudo tem que ser pensado para facilitar a rotina tanto da equipe comercial quanto do cliente que anseia por um atendimento ágil. Após a conversão, um alerta é enviado via e-mail, sistema e notificação push para informar ao atendente responsável que um novo lead aguarda contato.

Gestão de leads

Com tantos leads em sua plataforma, organização é essencial. A possibilidade de criar filtros para facilitar esta tarefa é uma das funções mais utilizadas pela equipe. Pare de brincar (e perder tempo) na caça ao lead. 

Já quando chega o momento de inserir tarefas, criar propostas, fazer anotações e concluir o processo de venda, tudo deve estar claro para que o próximo responsável consiga dar sequência à interação com o lead. Visualizar todas as informações de contato e histórico da interação também economizam tempo para que a equipe foque na qualidade do atendimento.

Facilidades no follow up

Gerenciar as  tarefas de rotina de maneira objetiva e simples é um sonho que a plataforma de CRM da Followize transformou em realidade, seja na funcionalidade tarefas ou calendário, onde é possível visualizar todos os agendamentos de acordo com o cronograma. Os alertas de tarefas que chegam podem ser recebidos pelo sistema, e-mail e notificações push no smartphone.

Preciso de um CRM!

A necessidade de implantação de um CRM apresenta alguns sinais em comum nas empresas. Independente do porte ou segmento de atuação, é importante avaliar quantos benefícios uma plataforma de CRM traz ao negócio. 

Um dos indícios de que sua empresa pode potencializar as vendas ao adotar um CRM é quando a equipe comercial não está 100% do tempo reunida. Seja pela adoção do trabalho remoto ou pelas constantes viagens, ela precisa manter o alinhamento dos dados e não há lugar mais indicado que um sistema totalmente disponível em dispositivos móveis, basta estar conectado à internet. 

Outro ponto que confirma a necessidade de um CRM é não ter qualquer métrica sobre a experiência do cliente. Através dos relatórios gerados pelas planilhas você até recebe alguns dados, mas não há nada que evidencie o índice de satisfação do consumidor que adquiriu seu produto ou serviço. A lacuna de informações impede um crescimento baseado em fatos que são gerados por um CRM. Até aqui pode ter funcionado em planilhas, mas investimentos arriscados podem arruinar as finanças e a reputação da empresa. 

A baixa produtividade nas tratativas comerciais, seja por desatenção da equipe ou pela desorganização, também pode colocar tudo a perder. Uma plataforma de CRM é focada na gestão de clientes, mas para isso acontecer, os processos devem fluir. Chegou o momento de avaliar em quais etapas da negociação existe um gargalo e eliminá-lo. E não para por aí: descobrir o tempo médio de conversão de leads em vendas é uma das funcionalidades que mais surpreendem os gestores e permite analisar o ciclo de vendas para otimizá-lo. 

Padronize processos, reduza o tempo de atendimento mantendo a qualidade e otimize sua taxa de conversão de leads ao adotar uma solução desenvolvida para alavancar seus negócios. Agora que você já descobriu como uma plataforma de CRM é uma poderosa ferramenta de eficiência comercial, fale com o time da Followize e agende uma demonstração gratuita de nossa solução personalizada.

Post a Comment