Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Por que adotar um sistema de gestão de leads ao invés de um CRM

 
Entenda quais são as vantagens de ter uma solução focada na gestão de leads para potencializar as vendas e garantir mais conversões. 
 
Qualquer empresa sabe que o relacionamento com clientes é um ponto fundamental para o sucesso, não importa qual o estágio do cliente. 
 
Seja na fase inicial, quando o contato ainda é um lead em conquista, ou na fidelização do cliente ao longo dos anos, prezar pelo relacionamento contínuo é o caminho para manter o portfólio sempre cheio e em crescimento. E existem tecnologias que foram criadas para apoiar essa jornada e facilitar o gerenciamento do relacionamento com os clientes em qualquer uma das etapas. No post de hoje vamos analisar duas delas: o sistema de gestão de leads e o CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como gestão de relacionamento com clientes.
 
Entenda a diferença entre essas duas ferramentas e qual é a mais indicada para o gerenciamento de vendas.
 

Sistema de Gestão de Leads

Desenvolvido para apoiar as equipes comerciais no controle e multiplicação das vendas, um sistema de gestão de leads tem como principal missão controlar todo processo de gestão comercial, da captação o lead até a conversão em vendas.
 
Entre as funcionalidades dessa solução estão itens como as informações de cadastro dos leads, a distribuição de leads entre o time de vendas, envio de alertas para a equipe não esquecer de fazer um follow up ou ser informada imediatamente de novas ações de leads, histórico dos contatos e leads, emissão de relatórios gerenciais e outras análises que facilitam a tomada de decisões e agilizam o processo de vendas. 
 
Além dessas vantagens, um sistema de gestão de leads ainda consegue aumentar a capacidade de atendimento em escala da equipe comercial para aumentar as vendas, principalmente no universo das vendas digitais, mas também apoiando as oportunidades off-line.
 

CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes

O CRM, ou gestão de relacionamentos com o cliente, é um software que permite o acompanhamento de todas as interações com clientes atuais e futuros e conta com recursos para manter o controle de nomes, e-mails, telefones, perfis de consumo e histórico de acompanhamento dos contatos.
 
Mais do que acompanhar a entrada do cliente no portfólio, o CRM tem como principal objetivo acompanhar o ciclo de vida e comportamento do cliente enquanto parte da carteira da empresa, facilitando a criação de ações focadas em fidelização e satisfação do cliente. Por isso, acaba se tornando uma solução utiliza pelas equipes de marketing, vendas, atendimento e serviços.
 

Qual solução utilizar?

Depende. Se o seu objetivo é controlar clientes e garantir fidelização, então a solução mais indicada é o CRM, que vai oferecer informações no curto, médio e longo prazo para que sua equipe possa elaborar estratégias de negócio focadas na continuidade do cliente para o portfólio.
 
Mas se o seu objetivo é aumentar vendas, então o software de gestão de leads consegue trabalhar de modo mais focado nas ações necessárias, trazendo mais agilidade para as conversões e melhores resultados para as metas comerciais.
 
Juntas as duas ferramentas podem proporcionar uma atuação completa para a empresa, potencializando ao máximo os resultados enquanto cada uma atua de modo mais eficiente em seu nicho de especialização.
 
 
 

Por que um sistema de gestão de leads é o mais indicado para vendas?

O principal desafio da maioria das equipes comerciais é trazer agilidade aos processos para conseguir realizar o maior número de vendas possível em um curto espaço de tempo. E se o objetivo é trazer agilidade, então o software de gestão de leads é a solução que melhor se adapta à rotina comercial. 
 
Além de atuar com mais foco no perfil da área comercial, a plataforma ainda automatiza todos os processos e garante mais eficiência para o time de vendas, trazendo uma solução simplificada e resultados imediatos.
 
O CRM é uma solução mais complexa e, por isso, muitas vezes pode alongar o processo de vendas, se tornando mais indicado para a gestão de relacionamento com clientes, que objetiva o acompanhamento do ciclo de vida do cliente.
 
Então se o seu objetivo é ampliar vendas e imprimir mais velocidade ao crescimento comercial, não há dúvidas que o sistema de gestão de leads é a solução mais indicada para o seu negócio.

 

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