2016 não tem sido fácil para o mercado automotivo. Mais de 250 concessionárias fecharam suas portas somente nos quatro primeiros meses do ano e as vendas registraram alguns dos mais baixos índices nos últimos 10 anos. De janeiro a setembro o emplacamento baixou 46% sobre 2012, ano recorde até então. Além disso, a produção dos nove meses foi 45,7% menor do que em 2013, que foi histórico.
Esse número representa hoje metade das vendas registradas no auge da indústria e a queda do país em apenas dois anos do 4º maior mercado de carros do mundo para a 10ª posição do ranking. O que não parece nada motivador para os empresários do setor.
Mas na contramão das expectativas do mercado, existem sim empresas que conseguiram crescer e elevar as vendas mesmo em um cenário tão desafiador e negativo. E a fórmula mágica para esse feito é mais simples do que se possa imaginar: uma boa dose de estratégia e saber aproveitar as oportunidades do novo padrão de comportamento do público.
As concessionárias que visualizaram as oportunidades digitais encontraram meios de não apenas sobreviver à crise, mas também aumentar as vendas através da internet. E nós preparamos alguns dados para mostrar que, com a estratégia certa e uma gestão de leads estruturada, você pode encontrar boas oportunidades de vendas no ano que está chegando.
Então confira, prepare seu planejamento e mãos à obra!
Um mercado de grandes oportunidades
Desde o surgimento da internet, o comportamento de compra do consumidor moderno está mudando radicalmente a cada ano. As antes tradicionais abordagens em frentes de loja foram substituídas pela liberdade que o consumidor encontra em pesquisar mais informações e produtos na web e trouxe um grande desafio para as empresas: conquistar o novo público.
E essa realidade está cada dia mais latente não apenas para os produtos de baixo valor, mas também para as compras de alto valor agregado, como é o caso do setor automotivo.
Muito antes de ir até uma loja, é comum que o consumidor busque informações sobre os veículos na internet, indo muito além apenas dos dados técnicos e de performance, mas de olho também no suporte prestados pelas companhias e concessionarias para os processos de documentação, liberação e até revisão anual dos automotivos. Então já se sabe que a presença no universo online é essencial para as empresas que atuam no setor.
Como quantificar, no entanto, o número de oportunidades para as empresas que querem aproveitar essa onda de crescimento virtual para potencializar seus negócios na web?
Basta começarmos a desenhar este cenário com o seguinte número: de acordo com o IBGE, o Brasil superou em 2016 a marca dos 100 milhões de brasileiros ativos na internet. Ou seja: você tem 100 milhões de oportunidades de tentar fazer um novo negócio através da internet. Seja uma troca de carro, a aquisição do primeiro veículo, a compra de um adicional. Não importa. Isso, sem contar ainda, o fator de crescimento esperado para esse número nos próximos anos.
Mas 100 milhões de usuários ativos na internet é um número ainda vago para o setor automotivo. Então vamos afunilar um pouco mais este contexto através de informações que a Followize tem acompanhado no setor nos últimos dois anos.
Ao analisar o infográfico, é possível perceber que o universo de 100 milhões de pessoas não é tão distante da realidade de uma concessionária se considerarmos que 96% dos internautas utilizam a internet para investigar marcas e modelos antes de fazer uma compra. E esse número se torna ainda mais potencial quando consideramos que 86% desse público busca concessionárias através da web.
Mas se forcarmos a atenção para o índice de 22% de agendamentos em visitas de showroom, temos, então, o mais valioso valor de análise para um empresário que ainda não começou a investir no universo digital para conquistar novos clientes.
Ou seja, imagine quantos leads quentes você pode gerar com algumas ações de presença online? E mais, assegurar essa prática com sucesso pode ser ainda mais simples se você contar com uma boa ferramenta de gestão de leads.
Um sistema de gestão de leads permite que você faça o acompanhamento de cada possível oportunidade identificada e lembre sua equipe de manter um contato ativo com cada lead através de notificações, além de agilizar o atendimento com um processo automatizado de gestão comercial e uma distribuição eficiente de leads entre o time comercial.