Com tantas opções e alternativas para chegar até o público por meio de portais e canais verticais, o site próprio ainda pode ser o maior gerador de oportunidades para um negócio automotivo e as vendas de seminovos? A resposta vai te surpreender! Veja no post de hoje.
Desde que começaram a surgir os portais especializados em vendas de veículos na internet, muitas concessionárias se preocuparam se esse seria um problema ou uma vantagem para os negócios. E o que era visto inicialmente como um concorrente, acabou se tornando mais uma ferramenta de vendas online para as empresas que se adaptaram às novas tendências e transformações do consumo.
Com isso, muitas empresas adotaram diversas plataformas como parte de sua estratégia de captação de oportunidades e investem pesado nisso a cada dia. Mas como fica o site corporativo neste cenário?
A grande dúvida da maior parte dos gestores de concessionárias no momento de decidir se devem investir nos portais verticais como parte de sua estratégia ou continuar adotando o modelo das vendas online via site próprio é saber qual vale mais a pena para direcionar de forma assertiva os investimentos e esforços da equipe.
Para ajudar a responder essa questão, a Followize preparou um levantamento com os resultados reais gerados por seus clientes através da plataforma em um relatório que coloca às claras os números e fatos do setor. E a resposta se torna muito simples: sim, os sites próprios ainda valem mais a pena!
Com um total de 35.607 leads contabilizados no primeiro semestre de 2018 para veículos seminovos, apurou-se que 21.543 foram gerados por meio de portais verticais, contra 14.073 gerados através de sites próprios.
Mas então como pode o site próprio ser mais vantajoso?
Para entender melhor precisamos analisar o índice de conversão de cada um deles. Enquanto os portais verticais geraram 505 vendas, registrando uma taxa de conversão de 2,34%, os sites próprios foram responsáveis por 916 vendas, com uma taxa de conversão de 6,50%, índice muito superior aos portais verticais.
Ou seja: por mais que a estratégia vertical colecione muitos leads, nem todos estão, de fato, preparados para avançar na jornada de compras, enquanto que os leads gerados pelo site representam um potencial muito maior para o investimento da empresa, com uma conversão 180% superior aos canais verticais.
Outras vantagens
Além da conversão, que sem dúvida é o ponto mais importante entre as vantagens que o investimento em um site próprio pode trazer em relação aos portais verticais, existem ainda outros quesitos que devem ser considerados para que se possa entender melhor o papel estratégico das vendas online.
Um deles é o processo comercial. Apesar da maioria dos portais verticais apresentarem uma estrutura de processos viável, nem todos se adaptam ao modelo de funcionamento de cada concessionária, gerando maior risco de impactos para os resultados e até mesmo o desvio de oportunidades por falta de alinhamento nas etapas de vendas de acordo com o perfil da empresa. Já quando se trabalha com o site próprio, é muito mais simples e fácil adequar a estratégia online para os processos comerciais definidos pela organização.
O Followize, enquanto ferramenta de gestão de leads, oferece um processo de automação comercial completo e estruturado com base nas melhores práticas de mercado e que podem apoiar de forma muito mais eficiente o processo comercial da concessionária, reunindo e distribuindo de forma automática os leads recebidos de todas as fontes de atuação online da empresa, como redes sociais, landing pages e o próprio site. Também é possível integrar a ferramenta aos portais verticais para manter a captação centralizada e em pleno funcionamento.
Mas uma plataforma de vendas vertical com gestão interna poderia substituir um software de gestão de leads? Certamente não. As características são completamente diferentes e um portal vertical nunca apresentaria a mesma eficiência que uma tecnologia focada na gestão de leads é capaz de oferecer, até porque o portal vertical trabalha para gerar exclusividade, tentando evitar que a concessionária busque o mesmo serviço em outros portais verticais. Enquanto o software de gestão de leads tem como foco principal contribuir com a estratégia de vendas online da concessionária, independente de qual caminho ela tenha se originado.
Outro ponto relevante ainda é a limitação para a estratégia de marketing digital que muitos desses portais impõem às concessionárias. Em um site próprio existe uma liberdade de ação muito maior para gerar ações focadas e específicas, ou mesmo promoções e campanhas direcionadas para um determinado público, trazendo um nicho muito mais interessante de ser explorado.
Qual estratégia adotar
Saber que a conversão de portais verticais é muito inferior ao site próprio não quer dizer que você não deva investir nessa estratégia. Ela pode sim continuar sendo um bom canal para gerar leads e trazer novas vendas para a empresa.
Mas se atentar à essa informação pode direcionar sua estratégia de atuação para orientar o foco das vendas primeiro aos leads gerados via site próprio, caracteristicamente mais maduros na jornada de compras, e sequencialmente aos verticais. Dessa forma seu time de vendas pode ter mais uma informação para priorizar os atendimentos de forma estratégica e aumentar sua chance de resultados em um espaço de tempo menor. Tudo isso gera um índice de lucratividade maior para sua concessionária e um ROI muito mais expressivo para seus investimentos em marketing.
Se você quiser saber mais sobre as vantagens da gestão de leads no setor automotivo, aproveita para espiar esse post aqui. Ou então use o campo de comentário para nos contar como é sua estratégia de atuação digital e compartilhe sua opinião!