Já sabemos que os leads são muito importantes para quem quer vender on-line: são pessoas interessadas no produto ou serviço da empresa, que estão buscando informações para finalmente poder comprar. Porém, após estudar e descobrir quem é o público-alvo adequado e gerar leads através de ações de marketing digital, o que fazer?
Vamos ensinar aqui quais são os próximos passos: como gerenciar leads e conquistar a tão famigerada conversão. 🙂
1- Seja ágil: a agilidade conta muito nesta hora. Um lema que se segue neste meio é “o último lead sempre é o lead mais importante”. As pessoas sofrem com a falta de bom atendimento e tudo o que elas querem é serem respondidas rapidamente e se sentirem importantes. E isso vale para todos os tópicos abaixo.
2- Filtre os leads: dependendo do número de produtos ou serviços, você precisará filtrar o que cada lead quer ou precisa. O cliente em potencial só precisa de mais informações? Ou já está no caminho para fechar a venda? Separe-os em listas diferentes, para organizar como e qual será a melhor aproximação.
3- Controle e acompanhe: quantos leads chegam por dia? Quais ações estão dando certo? E as campanhas que geram muitos leads, porém não são qualificados? É importante monitorar tudo isso, para assim ter certeza sobre em qual lugar deve-se colocar mais esforços e investimentos.
4- Meça seus leads: aqui na Followize, além de facilitar todos estes passos acima, a cultura do “termômetro de leads” também é implementada para descobrir em que nível o cliente potencial está. Imagine que uma concessionária de carros está lançando um novo modelo. Pessoas que entram em contanto buscando exatamente este modelo estão mais propensas a comprar do que pessoas que buscaram outro modelo da mesma marca, por exemplo. Ou seja, separe os mais “fortes” nesses casos.
5- E quem não está pronto? Assim como no caso acima, só porque a pessoa que buscou um outro modelo de carro, não quer dizer que ela não queira comprar. Essa pessoa pode ir para uma nova lista, que pode ser “trabalhada” com mais tempo, para que possa ter a oportunidade de tirar outras dúvidas e se decidir pela compra.
6- Faça contato: neste momento, após já saber que o lead é realmente um forte candidato a comprar, entre em contato. Do passo 1 à este aqui recomendamos que o tempo seja o mais curto possível: quanto mais agilidade, melhor.
Você já tem um procedimento bem definido para gestão dos leads em sua empresa? Que tal automatizar este processo e ganhar ainda mais agilidade na gestão de vendas com o apoio da Followize? Entre em contato com a gente e comprove os benefícios 🙂