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Descubra o que é psicologia de vendas a partir da aplicação de 4 estratégias infalíveis

Confira como a psicologia de vendas pode aumentar as conversões da sua empresa enquanto cria relações duradouras com os seus clientes.

Você já escolheu um produto pela sua cor? Ou definiu uma loja como a sua preferida por conta de sua organização e até mesmo cheiro agradável? Você pode não ter certeza dessas respostas, mas de maneira inconsciente sua mente tomou essas decisões por você.

Esses exemplos são situações diárias que nos ajudam a entender o que é psicologia de vendas. É papel do gestor de vendas e de sua equipe chegar nas melhores estratégias que vão envolver o conhecimento sobre a mente do cliente.

Conheça um pouco mais sobre esse conceito e quais as estratégias que podem ser facilmente implementadas em seu processo de vendas. Boa leitura!

O que é psicologia de vendas

A psicologia de vendas é o estudo do comportamento da mente do seu consumidor durante o processo de compra. A finalidade deste estudo é, facilitar a implementação de técnicas de venda que visam o aumento de conversões.

Importância e benefícios trazidos pelas estratégias psicológicas para vender

As estratégias psicológicas para vender são importantes para empresas que desejam desenvolver práticas que tem como meta a satisfação do cliente.

Além do aumento no número de conversões, entender o que é psicologia de vendas e aplicar os seus métodos, também traz os seguintes benefícios:

  • Cria um relacionamento com o cliente;
  • A marca passa a ser vista de maneira humanizada;
  • Estimula o uso da criatividade no momento da atração dos clientes;
  • Possibilita a criação de peças individualizadas para cada cliente;
  • Torna o ambiente de vendas menos automático, dependendo mais da autonomia do vendedor.

Estratégias psicológicas para vender

Para atingir esses benefícios, a marca deve focar na experiência dos consumidores. Vivências agradáveis e até mesmo memoráveis acabam se fixando na mente dos clientes.

O melhor exemplo de uma empresa que consegue se fixar na mente dos consumidores há anos é a Coca-Cola, dificilmente ligamos ela a um simples refrigerante, mas sim a momentos que a bebida estava presente e as sensações que marcaram essas experiências.

Vá além de apenas entender o que é psicologia de vendas e conheça métodos fáceis de aplicar esse conceito no dia-a-dia da sua empresa:

1. Storytelling

Um dos pilares de uma venda é a conexão. E a conexão não é apenas encontrarmos um produto que se encaixa no que procuramos, mas sim nos sentimos representados pela marca.

Uma excelente forma de criar essa proximidade com o cliente é através das histórias. Mais utilizado em peças publicitárias, o storytelling também pode ser utilizado no momento final de uma venda. Confira dois exemplos simples:

O primeiro é tornar o próprio vendedor um contador de histórias que possam interessar o cliente, como a história da marca e a história do produto. A segunda é incluir essa história no próprio produto.

Uma etiqueta que contém a origem do algodão utilizado na produção de uma camiseta e o processo que o faz chegar até as prateleiras é uma história, que irá fazer diferença para o cliente que busca marcas comprometidas com os seus processos.

2. Gatilhos mentais

Outra excelente maneira de atrair psicologicamente os seus clientes é aplicar gatilhos mentais em seus processos de vendas, desde propagandas até o contato com o consumidor. Alguns dos mais utilizados são:

  • Prova social: deixar opiniões de outros clientes que adquiriram o seu produto e estão satisfeitos amostra, assim como contar com a fala de personalidades enaltecendo o seu produto, são excelentes maneiras de oferecer provas sociais;
  • Escassez: crie ofertas com prazos de validade e deixe isso claro para o seu cliente, esse gatilho é o famoso “só amanhã” e o que torna o black friday tão atrativo. Porém, lembre-se de não ser bonzinho demais com os seus descontos;
  • Novidade: permita que os seus clientes tenham sempre a sensação de estar lidando com novidades. O lançamento de produtos novos com periodicidade garante um desejo por saber o que vem depois.

3. Experiência do usuário

Relacionada a sigla em inglês UX, a experiência do usuário no meio digital pode delimitar o sucesso ou fracasso da sua marca.

Pense na seguinte situação, um site lotado de propagandas, com uma cor clara, que incomoda os olhos, versus uma página que utiliza tons e organização de todos os itens de forma agradável.

A experiência do usuário diz respeito a isso e mais outros itens, como a facilidade que os clientes têm de utilizar o seu site, o processo precisa ser todo intuitivo, sem brecha para que o consumidor tenha dúvidas.

4. Imagens atrativas

As imagens impactam muito as nossas decisões. Precisamos nos sentir psicologicamente atraído para realizarmos uma escolha. Essa estratégia é facilmente percebida em aplicativos de delivery.

Se você está indeciso entre duas pizzarias – sendo que ambas possuem o preço similar e seriam novidade para você – e uma delas possui fotos malfeitas e que não valorizam em nada a pizza, já a outra transmite sensações, você sente o cheiro e até saliva, qual você escolheria?

Para aplicar estratégias psicológicas, conheça muito bem o seu cliente

Agora que você já sabe o que é psicologia de vendas e conhece alguns métodos efetivos para colocá-lo em prática, lembre-se de formular as estratégias que condizem com o perfil dos seus clientes, somente assim você terá resultados.

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