Hoje no Brasil são 168 milhões smartphones, contra 207 milhões de brasileiros. No WhatsApp são 120 milhões de usuários e 102 milhões usando no Facebook. Com a evolução rápida do uso mobile, a comScore – empresa que realiza análises sobre o comportamento na internet – produziu um Estudo Global do Mobile, com análise das tendências e comportamentos desse nicho.
O estudo foi divulgado no fim do ano passado e revelou dados interessantes. Separamos dados do Brasil e os que são relevantes para os nossos clientes e leitores. Se você quer atingir mais clientes, então deve prestar atenção nisso:
- O Brasil está em 4º lugar como país com usuários que mais passam tempo no celular (equivalente a 73% dos entrevistados);
- 38% das pessoas que estão usando o celular tem de 25 a 34 anos, 35% de 35 a 44 anos e 27% de 18 a 24 anos;
- 80% dos entrevistados passa mais tempo em aplicativos de mensagens instantâneas (como WhatsApp);
Alguns dos mercados que atendemos apresentaram números expressivos de procura diretamente pelo celular. Veja abaixo:
- Saúde – 82% mobile | 18% desktop
- Serviços – 72% mobile | 28% desktop
- Varejo – 50% mobile | 50% desktop
- Automotivo – 29% mobile | 71% desktop
Apesar de ainda não ter um número alto em buscar por mobile, o setor automotivo vem apresentando mudanças na forma de receber novos leads, algo que tem acontecido nos últimos dois anos.
Todos estes dados servem para alertar algo: quem não está investindo em mobile pode perder dinheiro daqui para frente. Isso não quer dizer necessariamente que você deva fazer um aplicativo, mas pelo menos ter um site responsivo, de fácil navegação. Se o seu site é ruim de mexer no celular, já procure o desenvolvedor do site e arrume isso o quanto antes.
Algumas dicas para você saber se o seu site é responsivo:
O próprio Google tem uma página especial para isso. Lá você coloca o link do site e ele dirá se a página carregada é “mobile friendly”, ou seja, se funciona bem em dispositivos móveis.
Acesse no link: https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt
Continue navegando pelo nosso blog e aprenda mais dicas com a Followize.