A tecnologia de gestão de leads pode ser uma poderosa arma estratégica para o setor hoteleiro se você busca aumentar seus agendamentos confirmados e, de quebra, dar aquele up no lucro do seu negócio. Venha entender mais neste post!
Mais do que simplesmente conquistar novos clientes, uma boa gestão de vendas deve compreender fluxo, cadência e constância para que os quartos de um hotel estejam sempre em sua capacidade máxima de atendimento. Esse é o que chamamos de “cenário ideal” em qualquer estratégia comercial do setor hoteleiro.
O grande dilema é: como dominar essa arte?
E a resposta pode ser mais simples e direta do que imaginamos, resumida em uma única palavra mágica: tecnologia.
A grande vantagem da evolução tecnológica é que ela trouxe benefícios diretos para todos os setores e atividades do mercado. E no que diz respeito à hotelaria, não foi diferente. Assim como o comportamento de compra do consumidor moderno mudou, as redes e gestores hoteleiros também tiveram que se adaptar à nova realidade para continuar marcando presença na concorrência por um espaço no setor.
E foi surfando nessa onda que o modelo de aquisição de novos clientes se transformou. A centralização das agências de turismo como grandes operadoras de agendamento deu lugar às reservas online, muitas vezes potencializadas por aplicativos e sites especializados. Mas seja na contratação direta ou terceirizada, o fato é que o consumidor assumiu as rédeas da busca pela melhor solução e está no centro da tomada de decisão, agora mais do que nunca.
Mas não é apenas na tecnologia de sites especializados e aplicativos de terceiros que o seu negócio pode se beneficiar da tecnologia. Existe um potencial ainda maior e pouco desbravado por muitas empresas para o uso do CRM hoteleiro, no qual a gestão de leads figura não apenas como uma ferramenta de alavancagem das vendas, mas também como impulsionador da margem de lucro para o negócio, já que essa alternativa elimina o custo com comissionamento para terceiros.
Achou interessante? Então continue acompanhando neste post como um software de gestão de leads pode trazer benefícios para o setor hoteleiro e, algumas vezes, até mesmo salvar o dia.
CRM hoteleiro: entenda o conceito
Se você está lendo esse post, provavelmente já entende alguns conceitos básicos sobre gestão de leads e sua importância para aumentar vendas na era digital, certo? Se não, recomendamos que você dê uma espiadinha neste artigo: 4 dicas para usar a web como um gatilho de atração e gerar mais leads.
Gerar leads, contudo, não é a única ação que garante o sucesso em vendas. É preciso fazer uma boa gestão desses leads para que as oportunidades sejam convertidas em vendas e garantam o crescimento da sua receita. E para apoiar esse processo a evolução tecnológica trouxe para a gestão comercial um ingrediente fundamental: o CRM hoteleiro.
Com o apoio de um software de gestão de leads – ou CRM de vendas – manter o controle total sobre o gerenciamento de cada etapa do processo no funil de vendas, da distribuição ao fechamento, torna-se muito mais simples e dinâmico. E você ainda consegue manter o controle sobre o ROI de suas ações de marketing para otimizar os investimentos e gerar cada vez mais leads e mais vendas.
Um CRM hoteleiro implica em perder menos oportunidades de reservas e ainda, de quebra, ampliar a lucratividade do negócio, uma vez que você gerenciar seus leads de forma direta sem ficar sujeito apenas à soluções e portais terceirizados, onde sua concorrência aumenta e você ainda precisa contabilizar o repasse de comissão.
“Ah, mas eu já uso planilhas em meu hotel, não preciso disso”… Será mesmo? Por mais que as planilhas sejam boas opções em alguns casos, há algumas desvantagens que podem ser bastante prejudiciais ao seu negócio.
Nos itens a seguir vamos explicar em mais detalhes como um sistema de gestão de leads pode ajudar o seu hotel a se beneficiar da tecnologia com mais clareza.
Benefícios e vantagens do CRM hoteleiro
Agilidade na distribuição de leads
Chega de perder leads e oportunidades por falta de controle! Um CRM hoteleiro te ajuda a automatizar o recebimento e distribuição dos leads para a equipe de vendas, evitando que os leads fiquem parados em uma fila de espera aguardando por atendimento.
Esse processo, além de garantir mais agilidade e eficiência nos fechamentos, ainda tem um potencial gigantesco para elevar a satisfação do cliente e te colocar de uma vez por todas à frente da concorrência com um atendimento positivo completo
Gestão de leads
Com um sistema à frente da operação, você tem maior controle e uma gestão completa de seus leads, padronizando o processo de vendas diretamente na plataforma para que toda equipe tenha um guia em mãos.
Com essa prática você ainda elimina retrabalhos, riscos de inconsistência nas informações, tempo perdido com controles paralelos e ainda tem com um clique o histórico completo de cada lead. Se alguém da equipe faltar, qualquer pessoa do time tem em mãos todas as informações necessárias para dar prosseguimento ao atendimento. Equipe eficiente, cliente feliz com reserva garantida e gestor satisfeito.
Follow up sem risco
Fazer follow up nunca mais será um problema para o seu time de vendas. Com um CRM a equipe pode organizar e agendar tarefas com alertas para acompanhamento total, evitando que oportunidades sejam perdidas por falta de timing.
Sem contar que com um follow up ordenado você também eleva as chances de fechamento e conversão simplesmente por ser mais proativo do que reativo. E no setor hoteleiro isso pode ser fundamental! Seja uma reserva de longo prazo ou imediata, quando mais rápido você for na resposta, menor o risco do seu lead procurar outra opção.
Decisões rápidas
A tomada de decisão é um dos principais critérios de sucesso de qualquer empresa. E no universo da hotelaria não é diferente.
Se você faz uma campanha de temporada, por exemplo, e quer saber se o resultado foi positivo antes de continuar com os anúncios, entender de onde veio o seu fluxo de leads nesse período pode ser fundamental. Mas isso só funciona se você tiver como rastrear a origem dos seus leads. E um CRM pode te ajudar nessa missão!
Com relatórios dinâmicos e sempre atualizados em tempo real, você tem uma visão completa do seu panorama de vendas para tomar decisões com menor risco e multiplicar resultados com base no que realmente funciona.
Comparativo: Sites especializados x Gestão de leads
Existe um outro fator que já citamos e pode ser o grande trunfo de um CRM hoteleiro como ferramenta estratégica na gestão de leads e aumento dos resultados: a lucratividade.
Por mais que as soluções terceirizadas e portais verticais sejam hoje um dos canais mais promissores para trazer leads no setor hoteleiro, existe ainda um alto custo envolvido com essa estratégia que é o comissionamento desses canais.
Um exemplo é a pesquisa que a Followize, empresa especialista em tecnologia para gestão de leads, realizou com o setor automotivo, comparando o desempenho de vendas de portais verticais e sites próprios em concessionárias.
“Enquanto os portais verticais geraram 505 vendas, registrando uma taxa de conversão de 2,34%, os sites próprios foram responsáveis por 916 vendas, com uma taxa de conversão de 6,50%, índice muito superior aos portais verticais. Ou seja: por mais que a estratégia vertical colecione muitos leads, nem todos estão, de fato, preparados para avançar na jornada de compras, enquanto que os leads gerados pelo site representam um potencial muito maior para o investimento da empresa, com uma conversão 180% superior aos canais verticais.”
Agora, se esse potencial foi evidente em um setor com consumo de alto valor (aquisição de veículos), o quanto ele poderia agregar ao setor hoteleiro, que aplica valores de consumo bem mais modestos e tangíveis? Se colocar na conta ainda o tempo que sua equipe deixa de consumir com controles paralelos e retrabalhos, focando mais em vendas e conversões, quanto esse valor de crescimento da lucratividade pode crescer? Na certa bastante, não é mesmo?!
Criar uma estratégia própria de marketing digital pode ser muito mais eficiente e econômico, agregando uma lucratividade bem mais interessante ao seu negócio. Mas se você só acredita vendo, então espia essa demonstração para entender na prática como um CRM hoteleiro pode atuar a seu favor: